Comemorando esse aniversário, a Noitada Cineclubista ocupará o Teatro Florestan Fernandes e seu entorno, durante os dias 16 e 17 de novembro, com atividades entre às 19h e 04h. Com espaços distintos de exibição com curtas, médias e longas em 16mm, 35mm e digital, além de performances de live cinema e exposição comemorativa dos 50 anos do cineclubismo. Esses vários espaços permitirão ao público viajar livremente por diversas possibilidades de vivência cinematográfica, e contará com a seleção de um filme durante o evento, criando sua própria noitada. A curadoria de todas as “telas” terá como norte obras que discutam o cinema e a sua expectação, seu passado, presente e futuro, relembrando e homenageando os filmes – produções sãocarlenses ou não – que fizeram história nos cineclubes da cidade.
Além disso, estarão disponíveis no site do CONTATO 5 filmes com diferentes estilos, estéticas e modos de produção, entre raridades e filmes que fizeram história em cineclubes, para serem votados pelo público e assim selecionar qual deles irá abrir a sessão cineclubista.
A programação conta ainda com o convidado Carlos Oscar Reichenbach Filho, Carlão, como é conhecido no meio cinematográfico. Em cerca de 40 anos de profissão, já dirigiu mais de 20 filmes, entre curtas, longas e episódios de longa-metragens, além de ter atuado também como diretor de fotografia em uma série de filmes e dado aulas durante quatro anos na Escola de Comunicações e Artes da USP. Reichembach teve sua obra reconhecida internacionalmente no Festival de Rotterdam (Holanda), em 1985, onde participou com seus filmes por cinco anos consecutivos. Foi por duas vezes premiado pela Cinemateca Real de Bruxelas, e em 2001 foi o primeiro cineasta a receber o Troféu Eduardo Abelim, no 29° Festival de Gramado. Recebeu com “Alma Corsária” o prêmio dos 30 anos do Festival do Novo Cinema de Pesaro, e pelo conjunto da obra recebeu também o Troféu Barroco, na 3ª Mostra de Cinema Brasileiro de Tirandentes, e o Troféu Especial do Guarnicê de Cine-Vídeo, em São Luiz do Maranhão. Hoje, recuperado de uma série de problemas de saúde, o diretor prepara seu 17º longa-metragem, “Um Anjo Desarticulado”. No CONTATO, Reichenbach apresentará uma seleção especial com os melhores filmes da “Sessão do Comodoro” – filmes nada óbvios, com temáticas polêmicas e nunca antes vistos.
Acompanhe a programação e selecione seu filme preferido para integrar a Noitada Cineclubista!
2011 Festival Contato | CONTATO - Festival Multimídia Colaborativo |