Dá para ganhar grana com o Android Market?

Cleuton Sampaio

to curso_an...@googlegroups.com
Você, que está estudando Android (provavelmente em nosso curso básico), deve estar se perguntando isto a todo momento. Dá sim! A Rovio, produtora do Angry Birds, diz que não tem como reclamar de seus ganhos.

Confira nosso novo artigo: http://www.thecodebakers.org/2011/07/qual-o-caminho-para-ganhar-uma-grana.html

--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cleuton Sampaio de Melo Jr - Arquiteto de Software (M.Sc, SCEA, PMP)

leomario machado

to curso_an...@googlegroups.com

bom dia cleuton

eu desenvolvo a quase um ano, e realmente essa é uma questão que tenho pensado muito, como ganhar dinheiro com o market?
eu fiz um estudo ao longo dos meses sobre aplicações pagas e tb notei que um número ínfimo, na verdade apenas as da primeira página chegaram a uma quantidade de vendas que brilha nos olhos, sem falar nos 30% que a google leva e depois o que o governo tb vai levar.
pensei na solução de mobile ads, no entanto nunca conheci ninguem que tivesse experiências reais com eles. no seu artigo, é citado que em suas apps foi implementado o mecanismo de mobile ads, poderias falar um pouco de sua experiência, do tipo, aproximadamente quantos acessos ocorrem, quanto o desenvolvedor ganha por acesso do usuário? quais as vantagens? vale apena bloquear a aplicação pra usuários que não acessam a internet nesse caso? etc.

grato pela atenção

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "curso_android_tcb" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para curso_an...@googlegroups.com.

Leomário Machado
Aluno de Mestrado em Ciência da Computação UFPA.

Felipe Balbino

to curso_an...@googlegroups.com

Boa pergunta.

Cleuton

to curso_an...@googlegroups.com
 Em nosso próximo artigo falaremos sobre isso.

Elissandro Messias Santos

to curso_an...@googlegroups.com

Não dá nem pra adiantar algo? :)

--
Elissandro Messias Santos
Bacharel em Ciência da Computação - UFS

2011/7/4 Cleuton <cleuton...@gmail.com>
 Em nosso próximo artigo falaremos sobre isso.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "curso_android_tcb" dos Grupos do Google.

Eldio Santos Jr.

to curso_an...@googlegroups.com
Olha, não tenho participado muito, mas vendo essa thread me veio a idéia de meio que fomentar uma discussão aqui sobre o assunto (quem sabe não aumenta o escopo do artigo que o Cleuton comentou?)...

Alguém aqui já usou alguma app com mobile ads? O que você, como usuário, achou? Chegou a clicar? Houve alguma propaganda que tinha alguma ligação com o tema da app? Houve alguma que te convenceu a clicar? Você gostaria que, caso não possuísse acesso à internet via celular cortassem o seu uso (como foi citado acima)?

Vamos lá, como dei a idéia vou ser o primeiro a comentar:
Ainda não entrei no mundo Android (sempre fui fã dos aparelhos da Nokia e achava que o Maemo e o Meego tinham muito potencial, mas fui apunhalado com a notícia de que eles iriam mudar os aparelhos top de linha para windows), mas para Symbian (o sistema do meu N97 mini) também possui várias apps gratuitas através dos mobile ads, ma maioria das vezes você tem que ter conexão à internet para abrir a aplicação senão ela bloqueia, isso é muito chato afinal com o estado em que se encontra a telefonia do país ainda há lugares (isso na capital do rio de janeiro) com pouco ou nenhum sinal, o que me impede de jogar aquele joguinho legal enquanto espero em algumas filas... Será que não poderia ter algo semelhante a uma "cota", de modo que se você usasse tantas vezes sem conecção você só poderia abrir rodar novamente se estivesse conectado... Outra coisa que acho que o pessoal ainda não acertou é o fato de colocar anúncios que não têm a menor ligação com o público alvo da aplicação (é quase como colocar anúncio de camisinha no desenho do Ben 10, entende, até pode surtir efeito, mas nem todos vão usar)... Acho que nesse ponto falta ainda uma maior maturidade... Quanto a comprar uma app, conheço gente que usa apps gratuitas, mas como acha útil gostaria de doar/ajudar (algo próximo do princípio do software livre) o desenvolvedor, mas pelo que ele disse a maioria ainda não tem uma implementação para isso...

Já quanto a comprar uma app sem antes ver do que ela é capaz ou de como ela realmente funciona é algo meio complicado (existem versões demo?)...

Enfim, acho que ainda é necessário um amadurecimento nesse ponto...
Essa é minha opinião, mas como disse ainda não conheço bem como funciona o modelo de negócios utilizado pela maioria e, perdoe-me, não pude ler o artigo ainda (meio enrolado no trabalho)...

________________
Eldio Santos Junior
Tel.: (21) 8884-3757
Skype: eldiojr
Twitter: @eldius

leomario machado

to curso_an...@googlegroups.com

boa noite eldio, muito bom seus comentários, totalmente pertinente! eu penso em um video do youtube q mostre todo o poder da aplicação. talvez seja interessante pra apps pagas

Cleuton

to curso_an...@googlegroups.com
Cara, ainda estamos testando o AdMobo. Hoje, devemos subir mais uma versão. Assim que tivermos as conclusões corretas, pode ter certeza que disponibilizaremos.

O Leomario quer saber estatísticas, as quais nós ainda não temos.

Até agora, a experiência está sendo boa.

Cleuton

to curso_an...@googlegroups.com
Realmente, Eldio, você está certo.

Outro problema causado pelos "Ads" é o uso da sua conexão móvel. Como não sabemos o quanto ele usa (ainda), corremos o risco de pagarmos para ver anúncios, pois a Operadora não quer saber se o tráfego foi ou não solicitado.

É tudo uma grande balança...

Doação é uma forma válida e usada no exterior. No Brasil, ainda precisamos entender COMO isso deve ser tratado, afinal, doações são tributadas.

Além disso, a doação gera uma expectativa de prestação de serviço, o que pode não ser verdade.

A maioria esmagadora dos desenvolvedores Brasileiros é sub-empregada, ou seja, trabalha durante o dia em um emprego fixo, e à noite, se dedica às suas apps, na esperança de ver algum din-din entrando.

Nós mesmos somos assim. São 5:45 da manhã e eu estou aqui, cuidando do nosso Blog.

Sabe, existe o fator cultural também! Muitas pessoas adoram fazer download de MP3 e videos, tudo sem pagar. Então, porque comprariam um software ou doariam dinheiro para seu autor?

A estratégia do pessoal do Angry Birds tem sido bem sucedida, até o momento.

O que estamos querendo fazer é criar uma grande discussão a respeito das formas de comercialização, talvez com um forum à parte e uma série de artigos.

Convido você, o leomario e todos os interessados a participarem!

Felipe Balbino

to curso_an...@googlegroups.com
Tenho uma pergunta para vocês, sobre esse mesmo assunto. Toda vez que eu for subir uma aplicação diferente no market vou ter que pagar os 25 dolares para cada aplicação?

Felipe Balbino

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "curso_android_tcb" dos Grupos do Google.

Cleuton

to curso_an...@googlegroups.com
Não. Nós só pagamos os 25 dólares uma única vez, no momento do cadastro. Já subimos 3 aplicações.

Note que não somos ligados à Google, sendo desenvolvedores como vocês. Para maiores informações, sugiro procurar o artigo do Android Market: http://developer.android.com/guide/publishing/publishing.html

leomario machado

to curso_an...@googlegroups.com

cleuton, aceito e agradeço seu convite, posso fazer o levantamento e viabilidade de algumas apps ja existentes, acredito que vou precisar de alguns dias, logo mandarei a vcs.

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "curso_android_tcb" dos Grupos do Google.
> Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msg/curso_android_tcb/-/2Wo0yjj-8b8J.

Eldio Santos Jr.

to curso_an...@googlegroups.com
Cleuton, aceito o convite sim...
Você vai criar um forum à parte pra isso ou como vai ser?

Outra coisa, como não tenho nenhum dado como desenvolvedor, vou compensar tentando conseguir informações com o pessoal que conheço que usa smartphones (vou tentar fazer um apanhado geral, não só os com Android e nem por aplicações específicas), que assim podemos tentar juntar tudo, as informações por parte do usuário final com as estatísticas e informações técnicas que vocês possuem...

Uma dúvida que surgiu aqui é sobre o que você falou da Rovio... A única informação que tenho é que para Android é gratuita (ao menos a primeira versão) e que para os outros sistemas é pago e que foi portado para todas as plataformas possíveis e imagináveis (como navegador Google Chrome, Sony PSP/PS3, entre outros)... Tem como falar um pouquinho sobre isso (não sei se esta no artigo citado no primeiro email da thread, mas vou lê-lo agora)?

Eldio Santos Junior
Tel.: (21) 8884-3757
Skype: eldiojr
Twitter: @eldius

leomario machado

to curso_an...@googlegroups.com

eldio, realmente é muito interessante fazer a análise entre sistemas.
há um ano atras eu fiz um curso de bada, a plataforma mobile da samsung, confesso q ela é muito boa, mas os desenvolvedores nao tem muito interesse, e os que possuem os aparelhos nao possuem tantas opcoes como os usuarios de android e iphone, para o desenvolvedor que acredita q a plataforma vai dar certo, é um excelente investimento pois ele estará nos primordios dela.