Entrevista com o primeiro lugar de Psicologia do STJ!!!

217 views
Skip to first unread message

Cursinho Psi

unread,
Jul 10, 2012, 7:40:07 AM7/10/12
to cursin...@googlegroups.com
Entrevista com o primeiro lugar de Psicologia do STJ!!!


Olá colegas, trago a vocês uma entrevista que fizemos com a primeira colocada para psicólogo do STJ:  Iraci Gonçalves Guimarães (Michiko). Ela é nossa colunista aqui no PSICOLOGIA NOVA.

São 4 partes que serão publicadas a partir de hoje!

Confiram essa história de disciplina e obstinação pela aprovação.

 

 

 

Quantos anos você se preparou para passar em um concurso desse porte?

Pra psicólogo especificamente, eu me preparei por 8 meses, comecei um pouco antes da prova do TCU de 2011. Antes dessa prova, eu estava sem estudar, parei por uns quatro meses, logo depois de sair do cursinho em maio de 2011.

Durante aproximadamente 20 meses, eu fiz um cursinho que dura cerca de 10 a 12 meses, e que ministra matérias básicas de concurso – todas as matérias mais cobradas em concursos de analista administrativo e técnico administrativo; eu comecei um curso em outubro de 2009, parei quase no final (em setembro de 2010), aí voltei e fiz outro um tempo depois (comecei em novembro de 2010 e saí em maio de2011). Durante esses 20 meses eu fazia apenas concursos com esse perfil de cargo – genérico (uma grande burrada! Atirava para todos os lados!).

Não passava em nada, e isso ia me desanimando muito. Até que um pouco antes do TCU, eu percebi que tinha que fazer apenas para a minha área de formação, afinal tinha dedicado mais de 15 anos da minha vida para a Psicologia; e, mesmo que demorasse, eu estava certa que deveria apenas fazer concursos para psicólogo.

Eu concluí que já tinha estudado muito as matérias básicas, o cursinho me deu uma boa base, então decidi apenas estudar conteúdo de Psicologia e as outras matérias específicas do cargo, como legislação aplicada (ex: Regimento interno).

 

O que mudou na sua técnica de estudo de lá para cá?

Muita coisa. No início eu achava que bastava prestar atenção na aula (Santa ingenuidade!). Depois eu passei a fazer exercícios e ler o material dado no cursinho; fazia isso depois da aula: primeiro eu chegava em casa e fazia entre 20 a 30 exercícios sobre a matéria dada em aula (a matéria do dia); depois observava os meus erros e começa a ler o material e fazer resumo da matéria dada na aula. No final do dia eu fazia mais exercício (também entre 20 a 30). Fiquei nesse ritmo de aula de manhã, e de tarde de 13:30 h até às 18 h estudando apenas matérias básicas. (Claro que eu parava por 15 minutos a 30 minutos no meio da tarde)

Em maio do ano passado eu desanimei e sai do cursinho, e parei de estudar tudo. Fiquei lamuriando, achando que nada dava certo…Quando saiu o edital do TCU, por volta de agosto, eu voltei a estudar só Psicologia. Coloquei na cabeça que tinha que estudar o curso que escolhi para fazer a minha primeira graduação.

Nesse momento comecei a observar a necessidade de administrar o meu tempo, pois ficava em casa o dia inteiro. Comecei a ler livros de planejamento de tempo, experimentei diversas formas de estudar, por exemplo: estudava uma mesma matéria a semana inteira (não funcionou para mim). Fazia provas de tarde (do Cespe, e sempre comentando as questões na mão) e estudava uma matéria de manhã, totalizando 5 matérias no período da manhã (não funcionou também). Aí, eu montei um quadro com 10 matérias, pois achava que precisava estudar algumas básicas; o fiz de forma que nunca ficava com a mesma matéria próxima na grade. E passei a estudar 6 horas líquidas por dia (mais ou menos, ou seja, eu ficava na cadeira 8 h ou 9h, mas no final das contas eu estudava de verdade 5h a 6 h, tirando os intervalos, o cansaço, o tempo para fazer resumo ou mapa).

O método é muito importante, eu sou grata porque praticamente ganhei de um primo de presente os cursos que falei que fiz, porém olho pra trás e vejo que perdi muito tempo achando que poderia estudar como estudava na Universidade. Isso não é verdade! É preciso planejamento e método sempre, e muita disciplina. Não precisei me matar de estudar, mas precisei ter disciplina; uma disciplina de estudo que não tive na Universidade..

Outro ponto é que os professores no cursinho sempre falavam pra gente: ”escolha um perfil de cargo e estude para ele!”. Eu achava que isso era bobagem, que eu podia fazer qualquer concurso, o importante era passar logo!!! Puro engano meu!  Quando eu decidi estudar somente Psicologia percebi que tinha realmente que traçar um perfil de cargo, e escolhi, por todas as vantagens, o Judiciário.

Isso facilitou demais na montagem do quadro de estudo, e na minha motivação.

 

Seu Raven é alto?

Eu não sei dizer. Se eu fiz não me lembro do resultado.

 

Você era uma boa aluna na faculdade?

Nãooo! Me graduei na UnB, onde, como em qualquer universidade, o aluno tem liberdade de montar o seu horário, conforme a sua necessidade. Não fiz nenhuma matéria de Organizacional, apenas a obrigatória (Psicologia Organizacional); não fiz nenhuma em Psicologia da Saúde, o que sei aprendi na prática, quando trabalhei em hospital. Aprofundei muito meu conhecimento em Pesquisa e Análise Comportamental, Neuropsicologia e Teoria Sistêmica, que são matérias que infelizmente não são muito cobradas em concursos.

Eu fui uma aluna de graduação mediana, não reprovava mas também era descançada. Me arrependo por um lado, pois tive que estudar para concurso conceitos básicos de Psicologia Organizacional (principalmente), Psicanálise, Saúde. Mas também não me culpo, pois na minha graduação eu vivi, fiz escolhas, fiz matérias fora da grade da Psicologia, e me diverti muito!

--
Paulo A. S. Teixeira
Psicólogo do TJPE
Mestrando em Psicologia - UFPE





--
Paulo A. S. Teixeira
Psicólogo do TJPE
Mestrando em Psicologia - UFPE





--
Atenciosamente,

Paulo Teixeira
Coordenador do CURSINHO PARA PSICOLOG@

Léa Brandão

unread,
Jul 10, 2012, 9:58:58 AM7/10/12
to cursinho psi goolgegroups

Professor Paulo,obrigada.E parabéns pela sua aprovação.Isso nos motiva.
Um abraço!

Date: Tue, 10 Jul 2012 08:40:07 -0300
Subject: [Cursinho Psi] Entrevista com o primeiro lugar de Psicologia do STJ!!!
From: cursi...@gmail.com
To: cursin...@googlegroups.com
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Cursinho Psi"
nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
cursin...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
cursinho-psi...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com/group/cursinho-psi?hl=pt-BR?hl=pt-BR

Léa Brandão

unread,
Jul 10, 2012, 10:01:12 AM7/10/12
to cursinho psi goolgegroups
Professor Paulo,
Bom dia será que vc.pode enviar a ultima prova de concurso de psicologia.Mais uma vez agradeço e parabéns pela aprovação.


Date: Tue, 10 Jul 2012 08:40:07 -0300
Subject: [Cursinho Psi] Entrevista com o primeiro lugar de Psicologia do STJ!!!
From: cursi...@gmail.com
To: cursin...@googlegroups.com

Léa Brandão

unread,
Aug 6, 2012, 6:59:48 AM8/6/12
to cursinho psi goolgegroups

 Colegas,bom dia!quem tem a prova do TRE que possa compartilhar,não consegui localizar na net.Tenham uma boa semana

From: odalea...@hotmail.com
To: cursin...@googlegroups.com
Subject: RE: [Cursinho Psi] Entrevista com o primeiro lugar de Psicologia do STJ!!!
Date: Tue, 10 Jul 2012 10:58:58 -0300
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages