Coordenação: Henrique Cirino
11/8 a 1/9 – sábados – 9h30 às 12h30
Público: professores, educadores e demais interessados que possuam o instrumento
Inscrições: 16/7 a 9/8
Seleção: carta de interesse
15 vagas
Abordando princípios de teoria e leitura musical, elementos de arranjo e práticas de flauta doce, a oficina enfocará a importância da música como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem.
Henrique Cirino é licenciado em música pela Universidade Estadual do Pará e especialista em Educação Musical pela USC de Bauru. Atua como professor de música no Conservatório Pio XII e no Projeto Guri. Atualmente é diretor musical do grupo Ato.
Coordenação: Heloísa Holl
17/8 a 28/9 – sextas-feiras – 8h30 às 11h30
Público: educadores e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 16/7 a 15/8
Seleção: carta de Interesse
15 vagas
Voltada primordialmente a educadores, a oficina tem o objetivo de apresentar recursos alternativos para o desenvolvimento de trabalhos de integração e expressão em sala de aula, por meio da confecção de brinquedos sonoros com materiais simples e sucata.
Heloísa Holl é artista plástica e arte-educadora formada pela ECA-USP. Foi responsável pela montagem e manutenção das exposições “As Palavras e o Mundo” (Sesc-Bauru) e “Meninos Quietos”, sobre brinquedos populares do sertão de Minas Gerais (Sesc-Pinheiros).
Coordenação: Sérgio Segal
14/8 a 13/9 – terças e quintas-feiras – 19h às 21h
Público: artistas, estudantes e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 16/7 a 10/8
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
A partir do contato com obras e imagens de intervenções artísticas pelo mundo, a atividade desenvolverá uma prática orientada pela reflexão sobre as manifestações tridimensionais na arte contemporânea. Ao término da atividade, será realizada uma exposição coletiva com os trabalhos realizados.
Sérgio Segal é graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Unesp-Bauru. Desde 2000 ministra oficinas relacionadas à cultura popular, confecção de bonecos, modelagem, escultura e intervenções de land art.
Coordenação: Richard Santos
8/9 – sábado – 10h às 13h e 14h às 17h
Público: malabaristas a partir de 16 anos com conhecimento básico em 4 bolas e 3 claves
Inscrições: 16/7 a 6/9
Seleção: carta de Interesse
15 vagas
O workshop abordará as possibilidades cênicas que o malabarismo permite, do ponto de vista técnico e plástico, quando integrado às dinâmicas da interpretação teatral.
O ator Richard Santos é especialista em mímica e em manipulação de objetos. Seus espetáculos unem a linguagem do palhaço, o malabarismo cômico e técnicas mistas de circo e teatro. Autor de “Aspectos Fundamentais do Malabarismo”, primeiro livro brasileiro específico sobre o assunto.
Coordenação: Ben Alves
11 e 12/8 – sábado e domingo – 13h30 às 17h30
Público: bailarinos, professores de dança e interessados a partir de 15 anos com conhecimento na área
Inscrições: 16/7 a 9/8
Seleção: carta de interesse
20 vagas
A partir de sua experiência em 27 anos de carreira, Ben Alves abordará conceitos, técnicas e exercícios que envolvem o corpo e o movimento dentro da perspectiva da dança contemporânea.
Bailarino e ator, Ben Alves coreografou mais de 300 trabalhos. Dançou na Europa, Ásia e Oceania. Atualmente é diretor artístico e coreógrafo da Cia. Experimental da Escola Municipal de Bailados de Ourinhos, cujo repertório inclui “O Que Temos a Descobrir”, que circulou pelo interior paulista em 2011, e “Body Music”, a ser apresentado no Teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru em 12 de agosto (ver “Atividades Externas”).
Coordenação: Moisés Miastkwosky
18 e 19/8 – sábado e domingo – 9h às 12h e 13h às 18h
Público: atores e arte-educadores
Inscrições: 16/7 a 17/8
Seleção: carta de interesse
15 vagas
Por meio de exercícios práticos de desbloqueio, desinibição e sensibilização, técnicas vocais e corporais, jogos dramáticos e construção de cenas, o workshop visa potencializar a utilização da linguagem teatral como recurso para o desenvolvimento artístico e sociocultural.
O diretor Moisés Miastkwosky encenou mais de 80 espetáculos, entre eles textos de Nelson Rodrigues como "O Beijo no Asfalto", "Álbum de Família", "Os Sete Gatinhos" e "Senhora dos Afogados". Na cidade de São Paulo, dirigiu por 10 anos o grupo de teatro Hebraica; no interior do Estado, criou dezenas de grupos, festivais e mostras de artes cênicas.
Coordenação: Katiane Negrão e Dico Ferreira
15 a 23/9 – sábados – 10h às 13h e 14h às 17h | domingos – 13h às 17h
Público: atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e demais interessados
Inscrições: 16/7 a 13/9
Seleção: carta de interesse
20 vagas
A partir da pesquisa da companhia Tato Criação Cênica, cuja dramaturgia própria não utiliza palavras, a atividade propõe o desenvolvimento de um processo colaborativo na linguagem de animação corporal, por meio de trabalhos de consciência corporal, respiração, jogos teatrais, mímica, experimentação vocal, treinamento com bastões e técnicas de manipulação de objetos.
A atriz Katiane Negrão e o ator e diretor Dico Ferreira fundaram a Tato Criação Cênica, companhia curitibana que realiza pesquisas em dramaturgia física e formas animadas. Com os espetáculos “Tropeço” e “E Se...”, realizaram mais de 300 apresentações por dezessete estados brasileiros, além de passar pela Argentina, Chile e Portugal.
Coordenação: Adriane Gomes
26 a 28/9 – quarta a sexta-feira – 14h às 18h
Público: Interessados na área a partir de 16 anos
Inscrições: 16/7 a 24/9
Seleção: carta de interesse
20 vagas
Grotesco, marginal e, principalmente, cômico: assim é caracterizado o bufão, personagem-tema deste workshop, que investiga seus traços específicos e sua importância na crítica social, por meio da observação de suas exageradas formas físicas e sua ação debochada e caricata, explorando novas possibilidades corporais para a representação teatral.
Mestre em Literatura e Cultura Russa pela USP, Adriane Gomes é atriz, diretora e professora de Direção Teatral na Universidade Estadual de Londrina, onde coordena projeto de pesquisa sobre o cômico. Coordena desde 2005 as atividades formativas do Festival Internacional de Londrina.
Coordenação: Aguinaldo de Souza
27 e 28/9 – quinta e sexta-feira – 9h às 13h
Público: atores
Inscrições: 16/7 a 26/9
Seleção: carta de interesse
20 vagas
O workshop visa oferecer aos atores um repertório de preparação técnica (para que estes se mantenham em trabalho quando não estiverem em cena), que inclui exercícios de: aquecimento; intensidade, tempo e ritmo dos movimentos; concentração e descondicionamento; percepção e presença cênica; estilização e teatralização das formas corporais.
Com especialização em Artes Corporais pela Unicamp, Aguinaldo de Souza é professor de interpretação teatral, expressão corporal e montagem cênica na Universidade Estadual de Londrina. É diretor da companhia de dança-teatro L2.
Coordenação: Samira Br
29 e 30/9 – sábado e domingo – 14h às 18h
Público: atores, bailarinos e estudantes de artes cênicas com conhecimentos em performance
Inscrições: 16/7 a 27/9
Seleção: carta de interesse
20 vagas
Este workshop visa à instrumentalização do ator em procedimentos contemporâneos de atuação cênica, por meio da discussão das origens e conceitos da performance e de trabalhos práticos, com exercícios de travessia, desequilíbrio, deriva e corpo-instalação.
Samira Br é mestre pelo Instituto de Artes da Unicamp e professora de Arte Performance e Teatro na PUC-SP. Apresentou suas performances em instituições como Paço das Artes, Sesc e Centro Cultural da Espanha, e também na Holanda e no Canadá.
Coordenação: Cintia Roberti
7/8 a 25/9 – terças-feiras – 14h às 16h30
Público: interessados a partir dos 14 anos
Inscrições: 16/7 a 4/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Projovem Nova Bauru: Rua Laurindo Palaro, 1-75
Um fanzine é uma publicação alternativa, de pequena tiragem e distribuição de mão em mão, geralmente voltada a fãs de cinema, literatura, quadrinhos ou música. A partir de um processo colaborativo, o grupo de participantes criará um fanzine, da escolha inicial do tema até a impressão dos exemplares.
A jornalista Cintia Roberti atuou como repórter e redatora em vários veículos de comunicação da região de São José dos Campos, como o “Jornal Vale Paraibano”. Trabalhou também nas revistas da CD Expert Editora. Autora dos livros independentes “O Último Dia de Nossas Vidas” e “Gravidez, Um Estado Realmente Interessante”.
Cia. Experimental da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos
12/8 – domingo – 20h
Indicação: livre
400 lugares
Local: Teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru: Avenida Otávio Pinheiro Brisola, 975
Apoio: Apoio: Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria Municipal de Cultura, Faculdade de Odontologia de Bauru e Prefeitura do Campus USP de Bauru/Seção de Eventos Culturais.
“Body Music” é uma coreografia da Cia. Experimental da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos, grupo jovem que desenvolve um trabalho com base nas técnicas do balé clássico e da dança contemporânea e no estudo e pesquisa de danças populares e folclóricas. O espetáculo é coreografado por Ben Alves, que ministrará o workshop de dança “Além das Barreiras do Corpo”, na sede da Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes.
Coordenação: Rubén Terranova
29/9 – sábado – 10h às 12h e 14h às 16h
Público: bailarinos com conhecimento em dança clássica e moderna
Inscrições: 16/7 a 26/9
Seleção: carta de interesse
15 vagas
Local: Sala de Dança do Teatro Municipal Celina Alves Neves: Avenida Nações Unidas, 8-9
Workshop de aprofundamento em técnicas de dança moderna, baseadas na fusão de métodos de Martha Graham, José Límon, Lester Horton e Louis Falco. Serão abordadas sequências que trabalham naturalidade do movimento, rotação do tronco, ponto de apoio fora do eixo, quedas, incorporação e transferência de peso.
Rubén Terranova é bailarino, professor e coreógrafo. Iniciou seus estudos na Escola Municipal de Bailados em Buenos Aires. Pertence ao corpo docente do Conservatório Carlos Gomes e da Companhia de Dança de Campinas. Por suas coreografias, foi premiado em festivais de dança no Brasil, Cuba e Bulgária.
Coordenação: Richard Santos
7/9 – sexta-feira – 10h às 13h e 14h às 17h
Público: atores e artistas ou estudantes de performances corporais
Inscrições: 16/7 a 5/9
Seleção: carta de Interesse
15 vagas
Local Ginásio da Faculdade de Educação Física (FEF) – Unesp Bauru: Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01
Com o objetivo de fornecer recursos para o aprofundamento da comunicação corporal e gestual em cena, o workshop trabalhará técnicas e dinâmicas do campo da pantomima, como tensões e distensões corporais, mímica sonora e onomatopeias, ilusões e tridimensionalidade da ação física, entre outras.
O ator Richard Santos é especialista em mímica e em manipulação de objetos. Seus espetáculos unem a linguagem do palhaço, o malabarismo cômico e técnicas mistas de circo e teatro. Autor de “Aspectos Fundamentais do Malabarismo”, primeiro livro brasileiro específico sobre o assunto.
Programação Completa: http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/ver.php?idoficina=14
Informações e Inscrições:
Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes
Rua Amazonas, 1-41
Bauru - SP
(14) 3231-1100 / 3281-3074