Novidades EICTV abril 2018

7 views
Skip to first unread message

Patricia Martin

unread,
Apr 16, 2018, 10:23:28 AM4/16/18
to cuba-...@googlegroups.com

Para quem quer estudar na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (EICTV) Cuba

segunda-feira, 16 de Abril de 2018

---

Você sabe o que é "mise-en-scène" cinematográfica?


Hitchcock/Truffaut Review: Reveals Secrets Behind The Mise-En-Scène: veja mais aqui
 

Mise en scène é uma expressão francesa que está relacionada com encenação ou o posicionamento de uma cena. O mise en scène também está relacionado com a direção ou produção de um filme ou peça de teatro.

Esta expressão surgiu desde as apresentações das peças teatrais clássicas na França, no século XIX, para definir o movimento dos personagens pelo cenário e o posicionamento dos objetos no palco.

Também pode ser considerado mise en scène tudo aquilo que aparece no enquadramento, como por exemplo: atores, iluminação, decoração, adereços, figurino, etc.

O termo, no entanto, ficou conhecido por ser empregado nos primeiros "filmes de autor" no começo do século XX. Cada "diretor-autor" tinha o seu modo particular de construir uma cena, ficando conhecido por seu mise en scène (modo de posicionar a cena, ou seja, os efeitos de luz, enquadramento da câmera, entonação de voz, gestos e movimentos no cenário, etc).

Não ficando limitado apenas à parte técnica da produção, o mise en scène possui uma característica marcante em cada "cineasta-autor" pelo teor dramático que transmite, ao mesmo tempo que utiliza de modos não convencionais de construir a cena.

Mesmo o mise en scène ser uma expressão utilizada maioritariamente na indústria cinematográfica, o termo pode ser usado para definir qualquer tipo de situação onde se "constrói" uma cena, definindo o cenário ou outros elementos.

Exemplo: Em uma festa de aniversário, o aniversariante ao escolher a decoração e os convidados, está montando a mise en scène de sua festa.

No cinema francês, alguns dos grandes cineastas que se destacaram por seu mise-en-scène, foram François Truffaut, Jean-Luc Godard e Alain Resnais, considerados os pioneiros do movimento da Nouvelle Vague Francesa.


Durante 4 semanas, do 21 de maio ao 15 de junho a escola organiza uma oficina de Teoria e prática da Mise-en-scène cinematográfica com o objetivo de conhecer e compreender a função e os elementos com que o realizar conta para se expressar a través da mise-en-scène. Serão analizadas diversas mise-en-scène de diretores reconhecidos a través de seus filmes e serão realizados trabalhos práticos de montagem e gravação de cenas por parte dos estudantes.

Esta oficina é uma releitura da antiga oficina de realização cinematográfica; um clássico da EICTV. Está coordenada pelos professores Héctor Veitía e Eduardo Eimil. O custo é de 1800 euros. Isso inclui a hospedagem e alimentação no campus da escola durante o curso.

fonte: https://www.significados.com.br/mise-en-scene/
 
 

SAIBA MAIS

---
low budget films

Aprenda a fazer cinema "low budget"


De junho 25 à julho 6 a escola programou uma oficina focada nas ferramentas para a produção criativa de filmes de “baixo orçamento”com o professor HÉCTOR TOKMAN (Argentina)
Entre as temáticas que serão abordadas: a Realização de um “Design de Produção” desde o ponto de vista dos novos formatos digitais. Análise de roteiro para cada etapa da produção. Ferramentas para resolver as limitações de orçamento. Atividades práticas incluindo improvisação: Business Roundtable com “Pitching”.

o professor: Héctor Tokman: Comunicador Audiovisual da Faculdade de Cinema da Universidad Nacional de La Plata. Trabalha profissionalmente com câmera, fotografia, roteiro, direção e produção.

Co-fundador da Escola de Cinema em Mendoza e Diretor da Escola de Cinema, Vídeo e Televisão da Escola de Comunicação da Universidad del Mar em Valparaiso. (2002-2011). É o produtor executivo de três longas-metragens feitos por alunos da Escola de Cinema. Atualmente trabalha como professor no ERCCV, desenvolve projetos como roteirista e diretor, assessorias e treinamento para INCAA e a Secretaria de Cultura da Província de Mendoza.
O custo de 1200 euros inclui a matrícula, hospedagem e alimentação no campus da escola.
 
 

SAIBA MAIS

---
figurino

Tudo sobre Design de Figurino


“O figurino tem um peso importantíssimo na concepção geral do filme, pois é através dele que o ator vai se encontrar de fato com o personagem." A importancia do figurino na sétima arte

O figurinista faz parte do departamento de arte do filme, por isso tem que estar em harmonia com toda a concepção visual do projeto, do cenário à fotografia.

Em função disso foi concebido este curso de altos estudos teórico-prático de 4 semanas (junho 25 – julho 20, 2018) com DIANA FERNÁNDEZ (EUA), EDUARDO EIMIL (Cuba), NIEVES LAFERTÉ (Cuba) Custo: 2000 Euros

Este curso - por meio de palestras, workshops e master-classes irá aprofundar a compreensão das peculiaridades criativas e organizacionais do design de figurino para cinema, desenvolvendo habilidades para a translação de instâncias dramatúrgicas à expressividade visual dos personagens, todas baseadas na atmosfera estética do filme.
 
 

SAIBA MAIS

---
Facebook
Twitter

Não quero mais receber estas mensagens

CUBAcursos - Al Beija Flor Q55 No6. Búzios, RJ - Brasil - www.cuba-cursos.org


Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages