Recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "CT-Comunicações e Tecnologias" dos Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para ct-comunicacoes-e-te...@googlegroups.com.
Para mais opções, consulte https://groups.google.com/d/optout.
Normalmente, este “U” apresenta as dimensões mínimas de 3x10x3 m, i.e. 3 m para cada um dos 2 ele. verticais e 10 m para condutor que os une por cima. Pessoalmente, utilizo uma antena de 4x12x4 m alimentada em baixo. Não parece haver regra bem definida que estabeleça razão suficientemente lógica entre o comprimento dos el. verticais e o comprimento do elemento horizontal, de ligação. Em tabelas já publicadas para o efeito, surgem valores como 3x12x3 m para uma “U” inv. alimentada em baixo e concebida para os 160 m e um ângulo de elevação de 30º, enquanto experiências em 530-1700 kHz revelaram bom desempenho para “U” invertidos de 6x20x6 m."
Talvez 6mx20mx6m seja o ideal.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para ct-comunicacoes-e-te...@googlegroups.com.
Every loop antenna is individually calibrated in accordance with the IEEE-291 Section 2.3.1 methods, using NIST traceable equipment.
73 de C.Mourato
73, Gomes op: CT1HIX http://ct1hix.webs.com/
É como dar uma pancada com um pau num sino.
O pau leva a força do impulso, mas o barulho resultante é a ressonância do sino.
A frequência tem a ver com o sino. Não com o pau. O pau só se responsabiliza pela amplitude.
...
... atenção que no "near field" os campos E e H têm valores diferentes quando estão situados a menos de um comprimento de onda.
Por isso podemos tirar partido disso.
Por exemplo com um comprimento de onda da ordem dos 2000 m se uma perturbação tiver a menos de digamos 100 m o campo magnético poderá ser da ordem dos 10 dB em relação ao campo eléctrico ..... se estiver mais próximo a diferença será ainda maior... a 10 metros poderá ser 30 dB !!
No " far field " ou seja a vários comprimentos de onda o E e o H tornam-se em módulo iguais.
Carlos Gorjão
CT7AFN
-------Original Message------- |
> Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.
--
--
Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT
---
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "CT-Comunicações e Tecnologias" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para ct-comunicacoes-e-tecnologias+unsub...@googlegroups.com.
...
.... ainda sobre o assunto !!
quando eu digo que :
No " far field " ou seja a vários comprimentos de onda o E e o H tornam-se em módulo iguais .... é verdade energéticamente mas não é verdade quanto ao seu valor dado que a permeabilidade magnética do meio é diferente da constante dielétrica. Se estas tivessem o mesmo valor o E e o H seriam iguais em módulo.
Parece-me que assim está bem !!
Carlos Gorjão
CT7AFN
-------Original Message------- |