Devoção e programação da Cruz

1 view
Skip to first unread message

Edgar Lemke

unread,
Aug 20, 2021, 2:31:34 PM8/20/21
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1203 – 21 a 28 de agosto de 2021

 

Espírito Voluntário

            O Salmo 51.12 diz “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.”, ou seja, com o Espírito Santo, que faz com que as pessoas sirvam a Deus de livre e espontânea vontade, e não por medo do castigo ou motivadas por amor falso.  Pois todos os que servem movidos pelo medo, fazem-no apenas enquanto persistir o medo. Sim, são forçados a servir e servem contra sua vontade, de sorte que, se não houvesse inferno ou castigo, eles não o fariam. 

              São igualmente inconstantes aqueles que servem movidos por amor aos dons e à recompensa de Deus, pois caso nada soubessem a respeito de recompensa, ou quando Deus deixa de dar seus dons, eles também param de amar a Deus. 

             Todos estes não têm alegria na salvação de Deus, nem coração puro, nem espírito reto, mas amam a si mesmos mais do que a Deus. 

             Agora, aqueles que servem a Deus de boa vontade ficam firmes neste serviço, quer tudo corra bem ou não, quer seja a vida doce, quer amarga.  Isto porque Deus lhes deu firmeza e constância através da dádiva de uma boa vontade nobre, espontânea, principesca, livre.  Porque na língua hebraica a palavrinha “espírito voluntário”, que aparece no texto, também significa favorável, livre. 

              Tudo que é mantido pela força não vai longe, mas o que é mantido de livre vontade, isso permanece (Bíblia com reflexões de Lutero, p.521).

Martinho Lutero

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)       Neste domingo teremos culto às 10 h de forma on line e presencial para os que se inscreveram antecipadamente. Link: www.dacruz.org/culto_22_agosto_2021

2)       Teremos também culto presencial às 19 h. Inscrições devem ser feitas com antecedência.

3)       No próximo domingo, 29/08, após o culto das 10 h, teremos assembleia geral extraordinária presencial dos membros votantes, conforme convocação anunciada, para a escolha do novo pastor da CELC da Cruz. É muito importante sua participação.  

4)      Neste sábado os jovens terão reunião presencial às 16 h, conforme inscrições, na rua Engenheiro Ludolfo Boehl 1179, casa 48, Bairro Teresópolis Porto Alegre

5)      Neste sábado, às 11 h, teremos a instrução aos confirmandos de forma on line.

6)      As servas terão seu encontro on line nesta quinta-feira (26/08) às 14:30 h.

7)       Estamos iniciando nova turma da ETE (Estudos Teológicos por Extensão). Os encontros devem ser quinzenais de forma on line.  Estamos à disposição para maiores informações.

8)      No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

 

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmo 14; Isaías 29.11-19; Efésios 5.22-33; Marcos 7.1-13

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 

 


--
Edgar Lemke
edgar...@gmail.com
(51) 999189752
DevFam1204 Espírito Voluntário.docx

ricardo marques

unread,
Aug 20, 2021, 5:55:31 PM8/20/21
to Pastor Edgar, Grupo CELC
Boa noite.
É uma lástima que as refeições Solidárias "Quentinhas" que serão realizadas no próximo domingo não sejam uma atividade da Comunidade da Cruz.
Abraço 
Ricardo Marques.


--
--
Você recebeu esta mensagem porque está no grupo "Comunidade da Cruz (Petrópolis)".
Para postar, envie um email para: cruzpet...@googlegroups.com
Se você não deseja mais participar do grupo, envie um email para:
cruzpetropoli...@googlegroups.com
Para mais opções, visite o grupo no site: http://groups.google.com/group/cruzpetropolis?hl=pt-BR

---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Comunidade da Cruz (Petrópolis)" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to cruzpetropoli...@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/cruzpetropolis/CAH%3D-iftemgn7SHyDSt6S0S6LUMYHfd5uoqT7zdH_9qwLLg6jFA%40mail.gmail.com.

Edgar Lemke

unread,
Aug 27, 2021, 3:32:33 PM8/27/21
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1205 – 29/08 a 04/09 de 2021

 

Solidariedade 2

Um sujeito que, nesse tempo de pandemia, ficou isolado e parou de fazer contato com seus amigos chegou a uma conclusão desconfortável: “Parei de ligar aos meus amigos e vi que o amigo era eu”.

Solidariedade é um ato de bondade, compreensão e amor ao próximo. A pessoa que é solidária se preocupa com o outro e procura proteger as pessoas especialmente em momentos de maior vulnerabilidade. Ter atitudes de solidariedade sempre mexeu com o egoísmo e a ganância das pessoas e tornou-se um desafio maior nesse tempo dos descartáveis.

Moisés preocupou-se com esse tema ao orientar o povo de Deus. Ele destacou que a solidariedade desafia a ver o outro a partir dos olhos de Deus, o criador e protetor de todos nós. O desafio da solidariedade está nestas palavras: “Ame os outros como você ama a você mesmo” (Levítico 19.18).

O Salvador Jesus usou essa passagem quando respondeu ao intérprete da Lei que lhe perguntou: “Qual é o grande mandamento na Lei?”  (Mt 22.36-39) O amor ao próximo é o princípio fundamental de convivência, particularmente na hora de lidar com os conflitos de relacionamentos. Jesus, porém, aprofundou este mandamento até às últimas consequências para nos trazer de volta ao Pai Celeste: “Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (João 13.34). 

Somos desafiados ao exercício da solidariedade. Portanto, se você há tempo não mantém contato com seus amigos, não espere por uma ligação dele. Faz você esse contato.

Edgar Lemke

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)       Neste domingo teremos culto às 10 h de forma on line e presencial para os que se inscreveram antecipadamente. Link: www.dacruz.org/culto_29_agosto_2021

2)       Teremos também culto presencial às 19 h. Inscrições devem ser feitas com antecedência.

3)       Após o culto o culto das 10 h, teremos assembleia geral extraordinária presencial dos membros votantes, conforme convocação anunciada, para a escolha do novo pastor da CELC da Cruz. É muito importante sua participação.  

4)      Neste sábado os jovens terão reunião presencial às 16 h, conforme inscrições, no salão da CELdaCRUZ

5)      Neste sábado, às 11 h, teremos a instrução aos confirmandos de forma on line.

6)      Ainda tem jeito de fazer parte da nova turma da ETE (Estudos Teológicos por Extensão). Os encontros serão quinzenais. O primeiro encontro será nessa quinta-feira (02/09), às 19:30 h de forma on line. Estamos à disposição para maiores informações.

7)       No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

 

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmo 119.129-136; Deuteronômio; Efésios 6.10-20; Marcos 7.14-23

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 

DevFam1205 Solidariedade 2.docx

Edgar Lemke

unread,
Sep 3, 2021, 2:15:10 PM9/3/21
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1206 – 05 a 11 de setembro de 2021

 

Os animais mais perigosos do mundo!

Sabe quais são? Eis a lista da BBC Science Focus Magazine: Leão, hipopótamo, elefante, crocodilo, escorpião, bicho de chagas, cachorro, cobra, mosquito e é claro, o ser humano!

Para piorar um pouco a nossa situação de humano, olha só a lista que Jesus fez das coisas que saem de dentro do coração do homem: Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras. (Marcos 7)

Mesmo com listas assim, as propagandas ao nosso redor ainda nos dizem: “Seja qual for a direção, siga o seu coração”.

O rei Davi fez justamente isso. Ele seguiu seu coração, cobiçou, adulterou e matou. Mas Deus enviou o profeta Natan com a sua palavra e Davi fez a única coisa que um ser humano com um coração natural pode fazer. Davi se declarou culpado de todas as acusações levantadas contra ele e se entregou à misericórdia do tribunal de Deus.

Vamos guardar a oração que Davi fez nesse momento, para ser a nossa oração diária:

“Cria em mim, ó Deus, um puro coração e renova em mim espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um voluntário espírito. ” (Salmo 51)

Otto Neitzel 

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)       Neste domingo teremos culto às 10 h de forma on line e presencial para os que se inscreveram antecipadamente. Link: www.dacruz.org/culto_05_setembro_2021

2)       Teremos também culto presencial às 19 h. Inscrições devem ser feitas com antecedência.

3)       Neste sábado os jovens terão reunião presencial às 16 h, conforme inscrições, no salão da CELdaCRUZ para iniciar o estudo sobre o Livro de Jó.

4)      Neste sábado, às 11 h, teremos a instrução aos confirmandos de forma on line.

5)      Na quarta-feira, às 20 h, teremos, de forma on line o início dos nossos encontros de estudo sobre o Livro que está sendo distribuído às famílias “A Igreja Hoje”. Quem fará a abertura será o autor do livro, Dr. Erni Walter Seibert. O link estará à disposição neste dia.

6)      Na quinta-feira, às 14:30 h, de forma on line, as Servas terão seu encontro de estudo.

7)       Ainda tem jeito de fazer parte da nova turma da ETE (Estudos Teológicos por Extensão). Os encontros são quinzenais, às quintas-feiras, às 20:00 h de forma on line. Estamos à disposição para maiores informações.

8)      No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

 

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmo 146; Isaías 35.4-7; Tiago 2.1-10,14-18; Marcos 7.24-37

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 

DevFam1206 Os animais mais perigosos.docx

Edgar Lemke

unread,
Sep 10, 2021, 2:52:26 PM9/10/21
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1207 – 11 a 18 de setembro de 2021

 

“Um só rebanho, um só Pastor”

 

          Há uma canção, na minha visão, bastante bonita e que leva o mesmo título dessa reflexão. Muito mais do que uma melodia agradável, essa canção também revela uma importante tensão na vida cristã. Não bastassem as diferentes religiões que oferecem ao mundo perspectivas muitas vezes antagônicas ao próprio cristianismo, muitos são os exemplos dentro do meio cristão que revelam a falta de unidade entre os que confessam sua fé no mesmo Salvador.

          Mesmo que as diferentes denominações ditas cristãs manifestem publicamente a sua fé no mesmo Salvador, não demora para percebermos as dissonâncias em termos doutrinários. Considerando aqui que a doutrina não é uma invenção dos homens ou da igreja, mas ressoa os ensinamentos do próprio Salvador (cf. Mateus 28.19,20), não raro algumas doutrinas-chave para os cristãos são relativizadas ou mesmo ignoradas em nome de um ecumenismo forçado ou de uma comunhão superficial.

          Deixando essa discussão para um outro momento, proponho refletirmos individualmente sobre dois pontos, a começar pela nossa condição enquanto ovelhas. Aí sim há uma diversidade de características. Diferente de uma noção que pinta a ovelha normalmente como um ser ingênuo e de plena ternura, é oportuno notar que algumas ovelhas costumam andar dispersas, sob risco de ataque inimigo ou, então, precisam ser carregadas no colo para receber os devidos cuidados.

          O outro ponto é que, embora o rebanho seja constituído de muitas ovelhas e bastante distintas entre si, todas elas constituem um só rebanho e têm uma necessidade maior em comum: são completamente dependentes do seu Bom Pastor. Seja qual for a necessidade mais urgente de cada uma das ovelhas, todas elas carecem e precisam ouvir a voz do Bom Pastor Jesus (João 10.4). Apenas Jesus conhece verdadeiramente a cada uma de suas ovelhas e suas mais íntimas necessidades, e ainda assim as ama ao ponto de dar sua vida em resgate por todas elas.

          Enquanto preocupa-se também com a salvação, ressurreição e a vida eterna de todos nós, o Bom Pastor Jesus almeja que tenhamos uma vida digna e honrada aqui neste mundo. Todos os seus ensinamentos e aquilo que podemos definir enquanto doutrinas cristãs têm por propósito oferecer uma liberdade de vida cercada de cuidados, como uma cerca protege as ovelhas no curral. Nesse sentido, somos corresponsáveis enquanto irmãos na fé, frágeis ovelhas que caminham juntas.

          Guardadas todas as diferenças que nos confundem e atrapalham, os tempos que vivemos nos provocam a reconhecer a nossa miséria, dependência e necessidade, as quais apenas o Bom Pastor Jesus é capaz de sanar, nos tomando sob seus cuidados, guiando e orientando nossa vida desde agora e para sempre. Quando temos mais uma oportunidade de receber a Palavra de Deus em nossos cultos, que nos saibamos guiados e conduzidos pelo Espírito Santo, podendo confessar como faz a canção: “Um só rebanho, um só pastor, uma só fé em um só salvador. É Teu amor que nos une aqui e num só espírito adoramos a Ti”.

Fernando Behling

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)       Neste domingo teremos culto às 10 h de forma on line e presencial para os que se inscreveram antecipadamente. Link: https://www.dacruz.org/culto_12_setembro_2021

2)       Teremos também culto presencial às 19 h. Inscrições devem ser feitas com antecedência.

3)       Neste sábado os jovens terão de forma presencial o ENCONTRO DIPA-JELB, na CEL Cristo, POA, a partir das 13 h, conforme lista de inscrição.

4)      Neste sábado, às 11 h, teremos a instrução aos confirmandos de forma on line.

5)      Na segunda-feira, às 19 h, teremos, de forma on line, reunião extra do CODIPA para aprovação da parte final do Regimento.

6)      Nesta quinta-feira, às 20 h, haverá encontro da ETE para estudar histórias do AT. Ainda tem jeito de fazer parte dessa turma da ETE (Estudos Teológicos por Extensão). Os encontros são quinzenais, às quintas-feiras, às 20:00 h de forma on line. Estamos à disposição para maiores informações.

7)       Na sexta-feira, às 20 h, teremos o segundo encontro sobre TESTEMUNHO.  

8)      No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmo 116; Isaías 50.4-10; Tiago 3.1-12; Marcos 9.14-29

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 

DevFam1207 Um só rebanho um só Pastor.docx

Edgar Lemke

unread,
Sep 17, 2021, 11:11:04 AM9/17/21
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1208 – 17 a 24 de setembro de 2021

 

“Eu creio... ajuda-me na falta de fé!”

Leia em sua Bíblia: Mc 9.14-29

Quem esteve no culto deste domingo, ouviu um texto bastante emblemático. Marcos nos conta a respeito de um menino que sofria muito por estar possuído de um demônio. O pior é que os discípulos não conseguiram expulsar este espírito maligno dele. Então, diante do fracasso dos discípulos e em sua angústia por ver o sofrimento do filho, o pai do menino interpela Jesus: “Senhor, se podes fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos”. Jesus respondeu: “’Se o Senhor pode?’ Tudo é possível ao que crê!”. “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé”, disse o homem.

Acontece que este é uma narrativa com altos e baixos. O homem responde de maneira convicta que crê, mas como pode que, em seguida, ele aparentemente diga o contrário? Bem, a verdade é que esta é a vida do cristão: De altos e baixos em sua fé. Assim, ora estamos bem, confiantes e convictos, ora estamos do outro lado, pedindo ajuda para Deus em nossa falta de fé. E há momentos em que estamos tão lá embaixo que sequer conseguirmos pedir ajuda. Em outros, ainda, estamos tão magoados com Deus a ponto de o questionarmos e o culparmos por nossas dores.

É fato que a falta de fé venha, normalmente, diante do sofrimento, quando nos deparamos com doenças graves, com problemas e, principalmente, a morte... daí somos levados até o ponto mais baixo de nossa fé. E isto se reflete justamente no que o sofrimento simboliza: uma ruptura com a vontade de Deus! Nós não fomos criados para sofrer, para adoecer ou morrer. Fomos criados para estarmos em comunhão com Ele, lá no Éden. Porém, como bem sabemos, o pecado rasgou e rompeu essa relação de comunhão e, agora, temos de enfrentar todos esses males que nos atacam continuamente.

Só que Deus jamais deixaria a dor, a morte e o pecado vencerem esta história. É justamente por isso que Jesus veio ao mundo. Ele veio para reatar este relacionamento de confiança. Jesus sofreu a pior dor em nosso lugar, justamente para que o Pai nos estenda a mão quando estivermos lá no fundo do abismo do sofrimento. E, infelizmente, vamos cair neste fosso inúmeras vezes. O próprio Jesus afirmou “No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.” (Jo 16.33).

Mas, o mais importante nestas horas talvez seja lembrar de outras palavras de Cristo... aquelas que ele disse aos discípulos enquanto subia ao céu: “E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mt 28.20b). E, meus irmãos, quando Jesus diz “todos os dias”, são TODOS mesmo... não só os dias bons. Amém.

Jordan Gowert Madia 

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)       Neste domingo teremos culto às 10 h de forma on line e presencial para os que se inscreveram antecipadamente. Link: https://www.dacruz.org/culto_19_setembro_2021

2)       Teremos também culto presencial às 19 h sem a necessidade de Inscrições.

3)       Neste sábado não haverá encontro dos jovens.

4)      Também não teremos instrução aos confirmandos neste sábado.

5)      Na quinta-feira, às 14:30 h, de forma on line, as Servas terão seu encontro de estudo.

6)      Também na quinta-feira, às 20 h, teremos o encontro da ETE (Estudos Teológicos por Extensão), Histórias Bíblicas NT, tópico D.

7)       Na sexta-feira, às 20 h, teremos o segundo encontro para o Estudo Bíblico com base no livro Igreja Hoje, cap. 2 “A Igreja e os Meios da Graça”.

8)      No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmo 54; Jeremias 11.18029; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 

DevFam1208 Eu creio.docx

Edgar Lemke

unread,
Sep 24, 2021, 9:57:13 AM9/24/21
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1209 – 24/09 a 2/10 de 2021

 

Caminhos de Anita e nossos caminhos.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. João 14.6.”

                Estamos fechando o mês de setembro, período de comemorações, dentre elas, as comemorações Farroupilhas. No meio tradicionalista o destaque foi uma mulher, uma mãe, uma líder, uma heroína de dois mundos: Anita Garibaldi. Foi comemorado o bicentenário do seu nascimento. Essa mulher, que viveu apenas vinte oito anos, fez história e deixou seu legado entre nós, sendo lembrada no Brasil e na Itália*. Fez-se notável enquanto mãe, mulher e lutadora por seus ideais em favor de um mundo melhor. Apesar disso, sua história é pouco conhecida.

            Creio que podemos fazer um paralelo com nossas heroínas atuais. Mulheres, mães e líderes de nossos tempos. Dentro e fora da Igreja temos muitas “Anitas”, que por vezes passam despercebidas também.  Podemos e precisamos observar seus exemplos de fé e vida. Pois, do seu jeito, hoje, também lutam por um mundo melhor. Vemos isso particularmente em nossas famílias, nos nossos Departamentos de Servas, Diretorias, e vários outros trabalhos na Igreja e fora dela. Graças a Deus por isso. Faz bem conhecer suas histórias. Elas integram os nossos caminhos.

            Também temos as pouco ou mesmo desconhecidas “Anitas” da Bíblia  a  começar por Eva, passando por Sara, Miriã, Raabe, Débora, Ester, Maria, Dorcas, Eunice, Lóide e tantas outras. É uma pena. Perdemos de crescer com elas. Mas podemos e precisamos fazer diferente, resgatando suas histórias, conhecendo e valorizando-as. Tirando do seu exemplo de fé e vida, orientações para os nossos caminhos.

               Entre a Anita - heroína de dois mundos, as mulheres da Bíblia e as “Anitas” dos nossos dias há muita semelhança. São mulheres cidadãs de dois mundos. De Anita, não posso comentar sua fé, pois desconheço detalhes. Mas fez história em dois mundos: Brasil e Itália. Já quanto às demais “Anitas”, podemos colocá-las como cidadãs deste mundo e do Celeste, pela fé em Jesus Cristo.

             Pela fé elas enfrentam suas lutas, dramas e perspectivas. Realizam-se em sua vida de fé, família e impactam assim a sociedade atual. Cabe a nós observar suas vidas e fé. E inspirados por elas, seguirmos com elas o caminho que leva à vida eterna. Jesus Cristo é este caminho, a verdade e a vida para todos nós em nossos caminhos e descaminhos.

              Abençoada semana.

Pr. José Daniel Steimetz

* Para detalhes, veja a mensagem do Pr Nereu Haag, no Culto Crioulo, da CEL da Paz-Morro da Cruz/Piquete Cavalo Tostado, in: https://www.facebook.com/abraaoborges.borges/videos/4314496321967243 .

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)       Neste domingo teremos culto às 10 h de forma on line e presencial para os que se inscreveram antecipadamente. Link: https://www.dacruz.org/culto_26_setembro_2021

2)       Teremos também culto presencial às 19 h sem a necessidade de Inscrições.

3)       Hoje, (sexta-feira, 24/09) às 19:30h teremos mais um encontro de estudo sobre o livro “A Igreja Hoje”, que está sendo distribuídos às famílias. Esperamos todos lá pelo link  http://meet.google.com/uvd-dtrm-rxc

4)      Neste fim de semana, conforme inscrições em seu grupo, os jovens preparam pizzas para entregar conforme as encomendas feitas. Ainda há possibilidades de encomendas (Whattsp da CELdaCRUZ 51 89409262).

5)      Teremos neste sábado, às 11 h, instrução aos confirmandos de forma on line.

6)      Na terça-feira, às 19 h, de forma on line, haverá reunião do CODIPA.

7)       Também na quinta-feira, às 20 h, teremos o encontro da ETE (Estudos Teológicos por Extensão), Histórias Bíblicas AT, tópico C.

8)      No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmos 104.27-35; Números 11.4-6,10-16,24-29; Tiago 5.13-20; Marcos 9.38-50

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 

Edgar Lemke
edgar...@gmail.com
(51) 999189752
DevFam1209 Caminhos de Anita.docx

Edgar Lemke

unread,
Oct 1, 2021, 12:39:49 PM10/1/21
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1209 – 24/09 a 2/10 de 2021

 

Dose de Reforço

Qual dos dois ditados você gosta mais:

A)     “Um é pouco, dois é bom, três é demais”

B)     “O que abunda não prejudica”

Eu escolheria a opção C) “Nem oito, nem oitenta. ”

Começaram a aplicar a dose de reforço no pessoal de mais idade e nos profissionais da área da saúde. “É melhor prevenir do que remediar”. Quando chegar a sua vez, você vai encarar ou não a dose de reforço? A minha resposta é: “De graça, até injeção na testa”.

O problema é que não foi de graça. Para podermos receber a dose de reforço diária de que tanto precisamos, Cristo teve que doar todo seu sangue na Cruz. Foi um preço tão alto que nem tem nem como medir.

Uma dose apenas bastou para sermos salvos. Foi isso que aconteceu lá no nosso batismo. Mesmo assim, o nosso Pai Eterno continua oferecendo, diariamente, doses de reforço por meio da sua Palavra e Sacramentos. Eu oro para que essas doses nunca venham a faltar, pelo contrário, que as tenhamos em abundância em todos os lugares do mundo.

 Já disse o Salmista, “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor. ” Salmo 122.1

  Otto Neitzel

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)       Neste domingo teremos culto às 10 h de forma on line e presencial para os que se inscreveram antecipadamente. Link: https://www.dacruz.org/culto_03_outubro_2021

2)       Teremos também culto presencial às 19 h sem a necessidade de Inscrições.

3)       Hoje, (sexta-feira, 24/09) às 19:30h teremos mais um encontro de estudo sobre o Testemunho Cristão”. Esperamos todos lá pelo link  http://meet.google.com/uvd-dtrm-rxc

4)      Neste sábado, às 9 h, teremos a reunião das lideranças da Cruz de forma on line.

5)      Os jovens terão sua reunião de estudo neste sábado às 16 h.

6)      Teremos neste sábado, às 11 h, instrução aos confirmandos de forma on line. Meia hora antes, vamos conversar com os pais sobre a possibilidade de fazermos encontros presenciais.

7)       Na quinta-feira, às 14:30 h, de forma on line, haverá reunião de estudo do Departamento das Servas.

8)      Também na quinta-feira, às 20 h, teremos o encontro da ETE (Estudos Teológicos por Extensão), Histórias Bíblicas NT, tópico C.

9)      No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

 

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmos 128; Gênesis 2.18-25; Hebreus 2.1-13; Marcos 10.2-16

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 


--
DevFam1210 Dose de Reforço.docx

Edgar Lemke

unread,
Oct 8, 2021, 10:53:11 AM10/8/21
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1211 – 08 a 15 de outubro de 2021

 

Boas Perguntas

Um homem rico aproxima-se de Jesus, ajoelha-se diante dele e pergunta: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Mc 10.17). 

Há pergunta mais importante a ser feita na face da terra?  Na maioria das vezes não chegamos tão longe em nossas perguntas.  Costumamos ficar nessa variante:  Qual é o sentido da vida?  Tentamos responder essa pergunta com estudo, trabalho, diversão, passeios, carreira, bens, e outras coisas pelas quais vivemos e nos esforçamos.

O homem rico vai mais longe nessa questão. Ele sabe de experiência que a riqueza não lhe satisfaz. Ele tem noção de que vai perdê-la um dia.  Por isso pergunta: Que farei para herdar a vida eterna?

O desfecho desse diálogo foi nada promissor.  Quando Jesus escancara sua idolatria diante do Primeiro Mandamento (Mc 10.21) e, com amor, o convida para ser seu seguidor, o homem saiu contrariado e triste porque era dono de muitas propriedades.

Mais adiante, Jesus comenta com os seus discípulos: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Mc 10.25). Aí, os discípulos perguntam: “Sendo assim, quem pode ser salvo?”. O Mestre complementa a lição: “Para os seres humanos é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível” (Mc 10.27).    Conclusão: a salvação de alguém, seja rico ou pobre, é um milagre de Deus.

O que, então, podemos fazer? Num livrinho sobre oração, Lutero disse que todo cristão precisa de, pelo menos três coisas: 1. Saber o que fazer e deixar de fazer – Para isso temos as Escrituras, que podem nos tornar sábios para a salvação pela fé em Cristo (2 Tm 3.15); 2. Onde achar força para isso?  Cristo diz: “Sem mim vocês não podem fazer nada (Jo 15.5)”; 3. Como buscar essa força?  O que Jesus dizia era: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Mt 13.9).

O que, então, podemos fazer? Ouvir a Palavra, estudá-la, refletir sobre seu conteúdo, exercitá-la, tudo isso é tarefa nossa. Força para crer e aceitá-la é exclusiva obra graciosa do Espírito Santo. “E assim a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo” (Rm 10.17).

Edgar Lemke

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)       Neste domingo teremos culto às 10 h de forma on line e presencial. Link: https://www.dacruz.org/culto_10_outubro_2021

2)       Também neste domingo, às 9h30 (antes do culto), teremos o 1º Recital de Violoncelo da série #RecitaisNaCruz, uma promoção da Comunidade Ev. Luterana da Cruz em parceria com a Escola de Música Tio Zequinha dentro das festividades do “Mês da Criança”. O recital contará com o aluno Arthur Ruppenthal Campos e seu professor Jonathan Santos e será ao estilo presencial, com transmissão online pelo mesmo link acima.

3)       Teremos também culto presencial às 19 h sem a necessidade de Inscrições.

4)       A programação especial para as crianças será no domingo, 24/10 com culto e atividades que serão anunciadas aos pais.  Parabéns pelo seu dia!

5)      Não teremos, neste sábado, instrução aos confirmandos.

6)      Os jovens, conforme lista de inscrições para estudar Jó, se reúnem neste sábado às 16 h.

7)       Na quinta-feira, às 14:30 h, de forma on line, haverá reunião de estudo do Departamento das Servas.

8)      Também na quinta-feira, às 20 h, teremos o encontro da ETE (Estudos Teológicos por Extensão), Histórias Bíblicas A’T, tópicos D e E.

9)      No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmos 90.12-17; Amós 5.6-7,10-5; Hebreus 3.12-19; Marcos 10.17-22

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 

Jordan Madia

unread,
Oct 15, 2021, 6:01:41 PM10/15/21
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1212 – 15 a  de outubro de 2021

 

“Dinheiro não compra felicidade”

Essa frase é um dos jargões mais utilizados quando se trata de conselhos a respeito de bem-estar emocional e físico, visto que, segundo dizem, não vale a pena perder a saúde em nome do dinheiro. Mas será que esta frase é verdadeira, já que sempre tem alguém para acrescentar: “ah, então me deixa ser triste em Paris”?

Mas ela é muito verdadeira e nenhum cristão deveria “desacreditar” dela. A Escritura Sagrada é cheia de conselhos em relação a isso e não são poucas vezes que a riqueza é posta como inimiga de Deus. Os textos deste domingo, por exemplo, vão diretamente ao encontro deste pensamento. Eclesiastes 5.10 diz: “Quem ama o dinheiro jamais se fartará de dinheiro; e quem ama a abundância nunca ficará satisfeito com o que ganha. Também isto é vaidade.” Assim, aquele que vive em função da procura pelo dinheiro, jamais achará que possui o suficiente.

Logo, não vale a pena perdermos a nossa saúde na busca incessante pelos bens materiais, sendo que as maiores preciosidades da vida não podem ser compradas: ninguém precisa pagar pelo amor fraternal sincero, ou para ver o nascer e o pôr do sol ou, ainda, a chuva que cai num dia nublado. Estas são coisas impagáveis. Mas, de longe, o bem mais valioso que nós poderíamos receber não foi conquistado com ouro ou prata, mas com o precioso sangue de Jesus (1 Pe 1.18): o perdão de pecados e a salvação.

Por isso, melhor é encarar a vida na perspectiva de outro versículo de Eclesiastes: “boa e bela coisa é comer e beber e desfrutar o que conseguiu de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu;” (5.18). Assim, sem esquecer que estas coisas são passageiras e se estragam (Mt 6.19-21), trabalhemos sempre com honestidade e honra, fazendo bom uso de nossos bens em favor do próximo e usufruindo dos frutos de nosso suor com sabedoria. Amém.

 

Jordan Gowert Madia


 

 

 

 

Nossa programação:
  

 1)     Hoje, sexta-feira, queremos continuar conversando sobre o tema do testemunho cristão, enfatizando a vontade de Deus salvar e oferecer                   suas bênçãos a todos, até aos confins da terra. Esperamos você às 19h30! Link do encontro é: meet.google.com/zsr-spqe-atp


2)     Neste domingo teremos culto às 10h de forma online e presencial. Link para a transmissão é: http://www.dacruz.org/culto_17_outubro_2021

3)     Teremos também culto presencial às 19h.

4)      A turma da Escolinha Dominical tem um convite bem legal para fazer: no domingo, dia 24/10, às 10h, haverá uma programação muito         especial dedicada às crianças de nossa comunidade. Não percam! 

5)      A instrução aos confirmandos acontece neste sábado, às 11h, de forma online;

6)      Os jovens se reúnem neste sábado às 16 h no salão da comunidade.

7)    Aproveitamos para divulgar uma promoção muito especial da Editora Concórdia: se alguém se interessar por adquirir o livro que contém as     Confissões Luteranas, os Catecismos de Lutero e demais textos confessionais de nossa igreja, aproveite e adquira o Livro de Concórdia em sua versão     revisada, com linguagem atualizada e simplificada. Não perca! Segue o link da promoção de lançamento: Livro De Concórdia | Editora Concórdia 




Acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz” ou clique no link: https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg


    Por fim, neste dia 15/10, aproveitamos para parabenizar todos os professores pelo seu dia! Que Deus os abençoe e os capacite nessa linda vocação a     qual vocês foram chamados a realizar.  "O ensino do sábio é fonte de vida para evitar os laços da morte." (Pv 13.14). Um abraço muito especial!


Textos bíblicos para o 
21º Domingo após Pentecostes:


Sl 119.9-16; Ec 5.10-20; Hb 4.1-13(14-16); Mc 10.23-31

 


TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 



Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org





Atenciosamente,
Jordan W. Gowert Madia
(51) 92000-5778

"Porém eu cantarei a respeito do teu poder; de manhã louvarei bem alto o teu amor, pois tu tens sido uma fortaleza para mim, um refúgio nos meus dias de aflição" (Sl 59.16).
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages