Devoção e programação da Cruz

0 views
Skip to first unread message

Edgar Lemke

unread,
Mar 4, 2022, 8:20:28 AMMar 4
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1230 – 04 a 11 de março de 2022

 

Tempo de Quaresma

               Entramos num novo período do ano da Igreja. A Quarta-feira de Cinzas iniciou a Quaresma. Que é um tempo de preparação para a Semana Santa e Páscoa. E, na verdade, para toda a vida. Porque ela e seus eventos finais nos sinalizam para o quê de mais importante Deus fez pela humanidade caída e perdida. Fez por mim e por vocês.

 

                Que a humanidade está perdida e longe de Deus é fácil comprovar. Ainda nem saímos da pandemia e já estamos em clima de guerra. E como aprendemos com a covid, este problema não está longe, como parece. Num mundo globalizado e interligado, tudo tem consequências. E podem ser nefastas.

 

                Com tristeza acompanhamos do sofá de casa duas nações tendo vidas ceifadas. Muitos dos mortos nem mesmo sabem o porquê de tal situação. Isso é trágico. Em meio a busca pelo poder e dominação, ou mesmo na defesa da sua identidade enquanto nação, pessoas iguais a mim e a você morrem estupidamente.

 

                Não parece ser conosco, mas é. Vejam os brasileiros que ansiavam em sair de lá. Os aspectos econômicos que nos atingem. Do petróleo em alta aos produtos para a lavoura. Tudo afeta a nossa vida. Deus permita que tudo acabe o mais rápido possível.

 

                Felizmente vem o alento da Quaresma. Dela vem a lição de poder sem violência, de amor em meio ao ódio, da verdade em meio a mentira. E da vida em meio a morte. Um dos textos bíblicos que abrem as reflexões da Quaresma é o de Lucas 4.1-13. Nele temos o relato da tentação feita a Jesus pelo próprio Diabo. Satanás iniciou com as necessidades básicas e apelou para o desejo de poder e glória. Jesus as venceu! Por nós. Diante de cada ataque Jesus respondia com: “Assim dizem as Escrituras”. E destacamos para hoje o v4 quando Jesus diz: As Escritura sagradas afirmam que o ser humano não vive só de pão Lc 4.4.

 

                Neste mundo, muito do nosso viver está voltado para o aqui e o agora. Para o imediatismo do pão de cada dia. E facilmente deixamos de lado a Palavra de Deus, a Escritura Sagrada. Mas é nela que vemos, em especial, Deus nos enviando seu Filho. A Escritura encarnada, vencendo as tentações com o poder da sua Palavra.

 

Com o poder da Palavra, Jesus vence a violência das injustiças; com o poder do seu amor vence as relações de ódio que temos em relação a Deus e descontamos na pessoa do próximo. Jesus também vence a morte pelo poder que tem sobre a própria morte. Por isso ele sofreu em nosso lugar. Para com a sua ressurreição nos dar a vida. E dessa forma nos libertar das mentiras humanas criadas para enganar, matar e destruir, colocando-se ele próprio como o caminho, a verdade e a vida.

 

                Deus permita nesta Quaresma nos voltarmos para Deus e sua Palavra. Para receber dela o necessário para a vida aqui e na eternidade. Para nos fazer melhores aqui neste mundo e perfeitos para a vida eterna. E assim colaborarmos como celebrantes da Quaresma e na Quaresma com ações de paz, amor e misericórdia.

                Uma abençoada Quaresma

Pr. José Daniel Steimetz.

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)       A partir dessa semana, teremos dois horários de culto nos fins de semana: aos sábados, às 19 h; e aos domingos, às 10 h, presencial e online. Segue o link para quem quiser acompanhar através do YouTube: http://dacruz.org/proximoculto

2)       Neste domingo, depois do culto, tem o “Traz que alguém assa”. Ele marcará a despedida do estagiário Fernando e o início das atividades deste novo ano.

Para as famílias que quiserem participar, pedimos que levem carne, bebida, salada e, se quiserem, sobremesa.

3)       A primeira atividade oficial da Escola Dominical, vai acontecer nesse sábado, dia 05/03, a partir das 16h. Será o Iniciando com Jesus, que marcará o início das atividades da Escolinha Dominical.

4)      Os jovens se encontram também neste sábado a partir das 15 h, com programação conforme a lista de participantes em andamento.

5)      Retomamos, também, neste sábado, às 11 h de forma on line, a instrução aos confirmandos. Uma turma nova terá início ainda este mês.

6)      No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

 

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmo 91; Deuteronômio 26.1-11; Romanos 10.8b-13; Lucas 4.1-13

 

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 

 

 


--
Edgar Lemke
edgar...@gmail.com
(51) 999189752

Edgar Lemke

unread,
Mar 11, 2022, 12:27:21 PMMar 11
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1232 – 11 a 18 de março de 2022

 

Pão, Poder e Manipulação

Não sei o quanto o diabo tenta os que lhe pertencem.  Mas, com certeza, ele anda ao redor dos cristãos “como um leão que ruge, procurando devorar” (Lc 4.3). Precisamos resistir firmes na fé, com o “está escrito” que Jesus falou ao vencer as tentações do diabo em nosso favor.

 

Então o Diabo lhe disse: “— Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra se transforme em pão”.  É a tentação do pão! Cenas de sofrimento invadem todos os dias os nossos olhos.  As imagens da guerra na Ucrânia onde a Rússia despeja bombas e faz mais de um milhão de pessoas sair só com uma mochila e deixar tudo para trás, são chocantes. Lutero explicou que pão é tudo o que pertence ao sustento e às necessidades da vida. Essa é a grande tentação que nos importuna: viver do pão. Nenhum lugar é seguro se há falta de pão!  Jesus respondeu: — Está escrito: “O ser humano não viverá só de pão” (Lc 4.4). Este “viverá” não tem o sentido de vida biológica, mas de vida verdadeira que abrange todas as questões dependentes de Deus como trabalho, igreja e lazer.

 

Aí o Diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe num instante todos os reinos do mundo e disse: “— Eu lhe darei todo este poder e a glória destes reinos, porque isso me foi entregue, e posso dar a quem eu quiser. Portanto, se você me adorar, tudo isso será seu” ( Lc 4.6). É a tentação da dominação. Vladimir Putin, segundo analistas arriscam, agora está colocando em xeque a hegemonia dos EUA. O que leva Putin a invadir a Ucrânia e colocar nuvens de fumaça nas principais cidades daquele País e assombrar o mundo com ameaça de armas nucleares? Poder! Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele” (Lc 4.8).

 

Depois, o Diabo o levou a Jerusalém e o colocou na parte mais alta do Templo e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo, porque está escrito:  — “Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o guardem. E: — “Eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra” (Lc 4.9-11).  É a tentação da manipulação de Deus, quando se quer subjugar Deus à nossa vontade.  Então Jesus respondeu: — Também foi dito: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus” (Lc 4.12). Querer manipular a Deus é a maior tentação espiritual.

 

Ser levado ao deserto nos dá a tarefa de pensar sobre o sentido que tem a nossa vida. No deserto nos desfazemos de tudo aquilo que não é essencial.  “Tendo concluído todas as tentações, o diabo afastou-se de Jesus, até momento oportuno” (Lc 4.13). Penso que este momento oportuno se deu no Getsêmani. Mas, como registra Hebreus 2.18 “Naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”. Portanto, nas tentações, temos que nos esconder no manto de Cristo que nos ensinou: “Orem para que não sejam tentados” (Lc 23.46).

Edgar Lemke

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)        Teremos dois horários de culto nesse fim de semana: sábado, às 19 h; e domingo, às 10 h, presencial e online. Segue o link para quem quiser acompanhar através do YouTube: https://www.dacruz.org/proximoculto

2)       Neste sábado, de forma presencial, às 9 h, teremos reunião da Diretoria com as lideranças.

3)       Os jovens se encontram neste sábado a partir das 15 h, com programação conforme a lista de participantes em andamento.

4)      Neste sábado, às 14 h, teremos instrução aos confirmandos de forma presencial, tanto da turma A quanto da turma nova que está sendo formada.

5)      Retomamos, também, neste sábado, às 17 h de forma presencial e on line, os ensaios do Coro Misto.

6)      Na próxima quarta-feira, às 20 h, teremos nosso primeiro Estudo Bíblico, de forma on line, dando continuidade aos estudos tendo com base o livro “A Igreja Hoje”.  O link será disponibilizado a tempo.

7)       Na quinta-feira, às 19:30 h, de forma on line, queremos retomar os encontros da ETE (Estudos Teológicos por Extensão).  Interessados podem buscar maiores informações com a Ane ou os pastores Edgar e Jordan.

8)      Na próxima quinta-feira, às 14:30 h, teremos, de forma presencial, o reinício das atividades do ano das servas.

9)      No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

 

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmo 4; Jeremias 26.8-15; Filipenses 3.17-4.1; Lucas 13.31-35

 

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 

 

Edgar Lemke

unread,
Mar 18, 2022, 9:42:36 AMMar 18
to cruzpet...@googlegroups.com

Devoção Familiar

Edição 1233 – 18 a 26 de março de 2022

 

Aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. 1 Co 10.12

 

Esse aí é um trecho da epístola para o próximo domingo da Quaresma. E aí? Quantas vezes você caiu hoje? Quantas vezes você magoou alguém? Quantas vezes deixou de fazer o bem? Quantas vezes você achou que não fez nada de mais? Aí está o grande perigo.

O contexto desse trecho é do tempo em que o povo estava andando pelo deserto, praticando imoralidade, adorando ídolos, pondo à prova a paciência de Deus. Doenças, cobras, anjos da morte... e entra o versículo 11: Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados a fim de servir de exemplo para os outros, e aquelas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós. Pois estamos vivendo no fim dos tempos.

Será que continuamos hoje, em pleno 2022, no fim dos tempos? É claro que sim! Mas só continuamos “vivendo” no fim dos tempos pela graça de Cristo. Quando caímos, só podemos ficar de pé novamente porque o Evangelho de Cristo, sua Palavra e Sacramentos, nos levantam e dão forças. Viver no fim dos tempos é cair e levantar, cair e levantar, cair e levantar.

Pra terminar: Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela. 1 Co 10. 12,13.

Otto Neitzel

 

 

 

 

Nossa programação  

 

1)        Teremos dois horários de culto nesse fim de semana: sábado, às 19 h; e domingo, às 10 h, presencial e online. Segue o link para quem quiser acompanhar através do YouTube: https://www.dacruz.org/proximoculto

2)       Neste sábado, a partir das 9 h, haverá o intensivo do Coro Misto na igreja.

3)       Os jovens se encontram neste sábado a partir das 15 h (se o tempo estiver bom na casa da Ana Carolina Guimarães), com programação conforme a lista de participantes em andamento.

4)      Neste sábado, às 11 h, teremos instrução aos confirmandos, de forma on line para a turma A, e às 14 h, presencial, para a turma nova que está sendo formada.

5)      No próximo fim de semana (26 e 27 de março) vai ser realizado, no Hotel Galo em Curumim, o Retiro da Comunidade! As inscrições devem ser realizadas com a secretária Simone pelo número: (51) 9.8940-9262 ou (51) 3334-1110. Os preços variam entre 190,00 para adultos e 90,00 para crianças. O pagamento, pode ser realizado no local ou antecipadamente em nossa comunidade - informar na hora da inscrição. Se for necessário algum tipo de parcelamento ou, se houver alguma dificuldade financeira, entre em contato com os pastores. Link do site do hotel: https://www.hotelgalo.com.br/.

6)      No mais acompanhe e inscreva-se em nosso Canal no YouTube e veja e reveja todos os nossos vídeos que já foram publicados. Cultos, mensagens e canções. Nesse link você tem acesso a todos os materiais da Comunidade Da Cruz. Siga o canal e compartilhe. Procure no YouTube o Canal “DaCruz”.
https://www.youtube.com/channel/UCG5OI4UofLxOVo8MSWtJPfg

 

TESOURARIA

As contribuições para a Comunidade da Cruz podem ser realizadas via:

1. - Transferência bancária via BANRISUL 041

          Agência 0075         Conta 06017408.0-5    CNPJ 92.906510/0001-40

2. - A Comunidade da Cruz agora possui PIX, a nova modalidade para transferências

        bancárias. O nosso PIX tem duas chaves:

        Chave CNPJ - 92.906.510/0001-40;

        Chave e-mail - dac...@dacruz.org

 

Textos bíblicos do Domingo

Salmo 85; Ezequiel 33.7-20; 1 Coríntios 10.1-13; Lucas 13. 1-9

 

Comunidade Evangélica Luterana “da Cruz” | Rua João Obino, 130 | Petrópolis | Porto Alegre, RS

Tel: (51) 3334-1110 | www.dacruz.org

 

 

DevFam1233 Aquele que pensa estar de pé.docx
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages