Estorno de pagamento no MoIP e Paypal

Thiago Régis

to crowdfu...@googlegroups.com
Meus amigos, boa tarde.

Gostaria da ajuda/dica de vocês: Tenho pesquisado sobre estorno de pagamento no MoIP e Paypal, pois preciso implementa-lo em uma plataforma que estou desenvolvendo. Mas não tenho encontrado muito material sobre isso, mais especificamente no MoIP. Pelo que pude ver, a opção mais próxima é a Autorização/Cancelamento, mas parece que ela foi descontinuada.

Aos donos de plataforma, poderiam me ajudar nisso, informando como vocês trabalham nessa questão? Como funciona o workflow de vocês e que tipo de integração direta é feita?

Agradeço antecipadamente ;)

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Leonn Leite

to crowdfu...@googlegroups.com
Thiago,

hoje em dia, todas as plataformas que usam MoIP fazem o estorno na mão mesmo. Sim, inclusive no Catarse.

Leonn Leite

Thiago Régis

to crowdfu...@googlegroups.com
Hmmm, e isso não se torna inviável? Vocês têm alguma estimativa de quantos são necessários fazer mensalmente?

É bem verdade que não é interesse de ninguém (nem da plataforma) que uma campanha não seja bem-sucedida, então todos farão o possível para não haver necessidade disso. Nós implementamos uma funcionalidade de "usar créditos em novas contribuições", o que deve diminuir a necessidade do estorno. Mas mesmo assim, quando necessário, imagina ter que fazer para 100, 200, 500...

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Flávio Steffens de Castro

to crowdfu...@googlegroups.com
Oi Thiago!

No Bicharia eu tenho feito o seguinte: o estorno, quando solicitado, só funciona pelo Cartão de Crédito. Dai é automático e rápido.

No boleto e débito bancário, eu faço na mão. Eu normalmente entro em contato com as pessoas e do u a opção de eles realocarem o dinheiro para outro projeto que tenha atingido a meta mínima de 50%. Em 99% dos casos eles fazem isso.

É um trabalho braçal, mas que se recompensa no fim das contas :)

_____________________
Flavio Steffens de Castro

http://www.woompa.com.br
Desenvolvimento de soluções para a internet

Thiago Régis

to crowdfu...@googlegroups.com
Opa Flávio,

Interessante a ideia do contato feito com o doador. Acho que aumenta as chances de converter a doação para outro projeto, né?

No caso do cartão de crédito, vocês têm integração direta com Cielo ou algo assim? O usuário solicita o estorno na plataforma?

Desculpem se minhas perguntas são sobre informações "sigilosas" sobre as plataformas, mas estou tentando definir um fluxo com o cliente.

Agradeço novamente!

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Flávio Steffens de Castro

to crowdfu...@googlegroups.com
Nada de sigilo :D

A gente usa só o MOIP direto. Não temos parceria com nenhum outro...

No início eu sofri com o MOIP, eles estavam meio que se reestruturando, e foi bem difícil. Mas hoje temos até um "gerente de contas" que nos dá atendimento rápido e VIP. Bem legal isso.

Uma outra coisa que fazemos (e que funciona MUITO bem) é verificar quem não conseguiu completar uma colaboração (status iniciado / cancelado / boleto impresso), e entramos em contato via email, perguntando se houve algum problema, se ela quer tentar de novo, enfim. Normalmente a maioria (maioria mesmo) responde e finaliza a transação.

Abraço

Thiago Régis

to crowdfu...@googlegroups.com
Outra excelente sugestão, obrigado Flávio! :)

Se mais alguém puder dar uma dica sobre o fluxo q costumam fazer, agradeço!

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Thiago Régis

to crowdfu...@googlegroups.com
Pessoal, e quanto à outros gateways de pagamento (Paypal, PagSeguro, Unipay etc), vocês utilizam alguma integração direta para estorno dos pagamentos?

Agradeço fortemente pela ajuda ;)

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

pedroso...@gmail.com

to Crowdfunding Brasil
Boa noite,

Gostaria de ver se alguém consegue me dar uma ajudinha.

Minha dúvida é relacionada a esse tópico, mas como já deve ter mudado bastante coisa desde 2013 gostaria de saber qual meio de pagamento está compensando usar atualmente para crowdfunding.

Um dado importante seria que pelo menos no começo acredito que a quantidade reembolsos seria bastante grande e seriam realizados em média de 30 a 40 dias após o pagamento realizado pelo cliente.

Forte abraço,

Francisco

to pedroso...@gmail.com, Crowdfunding Brasil
Ola
No nossos que instamos faz direto pelo paypal
Veja em

Atenciosamente
Francisco Witschoreck

www.nxhost.com.br  Hospedagem de sites, registro de domínios, site leilão, sistemas