Muitas vezes, ao longo do Antigo Testamento, vemos o jejum associado à tristeza. Em contraste a isso, estavam as festas de casamento, com momentos de alegria e celebração, claramente sem a prática de jejum. Jesus havia se colocado no lugar do noivo, visto que Deus chama Israel de esposa (Is 62.5) e enviou seu Filho para ser o esposo. Assim, Jesus falou aos discípulos de João que o esposo estava presente, o que significava que não era hora de jejuar, mas de se alegrar.