Entre os dias 01 a 04 de maio deste ano será realizado em Maceió-AL o Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais do Nordeste - ERECS NE. Eu e os pesquisadores, Thiago Oliveira e Fabiano Lucena,
iremos coordenar o Grupo de Trabalho: Políticas do corpo. Pedimos gentilmente que divulguem esta chamada de submissão de resumos entre seus/suas colegas/ e os/as incentivamos a submeterem suas propostas de resumos em nosso GT. Desde já agradecemos pela possível colaboração.
Grupo de Trabalho: POLÍTICAS DO CORPO (ementa em anexo)
Este GT tem como objetivo debater o lugar do corpo e das práticas corporais na produção de identidades e dos processos de subjetivação. Para tanto, neste GT, pretende-se abrigar trabalhos que versam sobre: a) condição social do corpo, lógicas sociais e culturais do corpo, imaginários sociais do corpo; b) o corpo na reavaliação das relações natureza e cultura, corpo, corporalidade, sexualidade e gramática dos sexos; c) a noção de técnicas corporais, gestualidade como marcador cultural, línguas gestuais, inscrições corporais; d) linguagem, simbolismo corporal e etiquetas corporais de integração; e) corpo e dispositivos de poder, disciplina dos corpos, corpo e processo civilizador, controle político da corporeidade; f) corpo como rascunho, corpo acessório, corpo como excesso, corpo como suporte de valores, corpo “deficiente”, plasticidade do corpo; g) corpo, gramáticas emocionais e políticas da
moralidade, corpo, expressão social das emoções e vínculos sociais; h) invenção e representação do corpo genético, o corpo perante as políticas, práticas e saberes biomédicos, corpo, sujeitos e políticas públicas; entre outros temas, que tomem o corpo como objeto de análise a partir dos arcabouços teórico-metodológicos das Ciências Sociais.
Coordenadorxs e debatedorxs:
Jainara Oliveira: Mestranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB e bacharel em Ciências Sociais (Antropologia) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas - ICS/UFAL. Pesquisadora vinculada ao SEXGEN/UFPA - Grupo de Pesquisa em Sexualidades, Corpo e Gênero e ao GRUPESSC/UFPB - Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura. Tem experiências em pesquisas relacionadas à Antropologia, Saúde e Direitos Humanos.
Thiago Oliveira: Mestrando em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba e bacharel em Tradução pela mesma instituição. Pesquisador vinculado ao GUETU/UFPB – Grupo de Pesquisa em Etnografias Urbanas e ao GRUPESSC/UFPB - Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura. Desenvolve pesquisas no campo da antropologia de gênero, corpo e sexualidade e antropologia urbana, com ênfase nos processos de construção da masculinidade e experiências sexuais dissidentes.
Fabiano Lucena de Araújo: Mestrando em Antropologia (Área de concentração em pesquisa: Corpo, ritual e performance) pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Farmácia pela mesma instituição. Pesquisador vinculado ao GRUPESSC/UFPB - Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura. Desenvolve pesquisas no campo da antropologia da saúde e da performance, tendo como recorte os rituais curativos na religiosidade popular, em especial as de matriz africana.