[COMPED] texto para o dia 21

2 views
Skip to first unread message

CPA Salvador

unread,
Sep 20, 2012, 8:06:41 AM9/20/12
to cpa--s...@googlegroups.com
 

Colegas e representantes da CPA

21 de setembro é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Aproveito mensagem do COMPED em anexo para enviar aos colegas e representantes da CPA e divulgar os eventos que acontecerão esta semana em prol da comemoração desse dia.
 
Abs. Lídia 



Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência-21 de setembro

Por uma sociedade onde todos sejam cidadãos

Em um encontro realizado em 1982, entidades de todo o País escolheram o
dia 21 de setembro como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Vinte e três anos depois, o Congresso Nacional oficializava o dia com a Lei
11.133/2005. A data foi criada para refletir e buscar novos caminhos na
luta pela inclusão social, cidadania e participação plena, em igualdade de
condições, de quase um quarto da população brasileira – 23,9%. Pelo Censo
2010 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, 45,6
milhões de pessoas no nosso País possuem algum tipo de deficiência. Na
Bahia, são cerca de três milhões e seiscentas mil.pessoas, o que
corresponde a 25,4% da população. Em Salvador, esse percentual ultrapassa a
média do Estado e do País: são aproximadamente 700 mil, ou seja, 26,1% dos
cidadãos da cidade têm alguma deficiência.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que cerca de 80% das pessoas
com deficiência vivem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Esses dados revelam a desigualdade das condições de vida e de acesso aos
bens e serviços desta imensa parcela da população. A situação em Salvador
ainda se mostra mais preocupante quando o Censo 2010 aponta que, além das
deficiências estarem mais presentes nas camadas com menor poder aquisitivo,
percentualmente ocorrem mais entre aqueles que responderam o quesito cor ou
raça como negro e amarelo: ambas têm 27,1%, acima das médias nacional,
regional e estadual.

Além da carência de serviços públicos para pessoas com deficiência,
Salvador é uma das piores cidades do País em acessibilidade. Um
levantamento feito em abril deste ano pelo movimento Mobilize Brasil sobre
as condições das calçadas em doze capitais brasileiras classificou a
acessibilidade das suas calçadas como a terceira pior do Brasil.

O movimento das pessoas com deficiência de Salvador luta diuturnamente
para melhorar as condições de vida do segmento. Uma das conquistas que a
sociedade organizada teve foi, em janeiro deste ano, a instalação do
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped – Salvador) e agora,
em setembro, a assinatura de um convênio entre o Governo do Estado e a Liga
Álvaro Bahia, mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, para instalação de
um Centro de Atendimento e Pesquisa para pessoas com Transtorno Global do
Desenvolvimento (TGD) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em 2012, o
segmento baiano de pessoas com deficiência também pode comemorar, depois de
décadas de lutas, a aprovação pela Assembléia Legislativa e a sanção pelo
governador do passe intermunicipal gratuito para pessoas de baixa renda.

No próximo dia 21, das 8 às 17 horas, entidades da sociedade civil
realizarão diversas atividades na Biblioteca Estadual dos Barris. Estão
programados debates, mostras culturais e um seminário para discutir o papel
da Mulher com deficiência e das famílias de pessoas com deficiência.




Dia Nacional de lutas das PcD.doc
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages