Dúvidas fonte CP500

Leonardo Roman da Rosa

to cp-...@googlegroups.com
Boa noite pessoal,
alguma boa alma poderia tirar umas fotos dos conectores de energia do CP500?
O meu � o M80C. N�o sei se todos os modelos tem os mesmos conectores.

Meu CP500 n�o est� ligando e vou trocar a fonte dele por uma mais nova.
Mas notei que alguns fios do conector de 13 pinos que sai da fonte tem
cores trocadas no conector da outra ponta.
Estou colocando duas fotos desses conectores pra voc�s verem: o lado que
fica na fonte e o que fica no gabinete.
Espero que realmente tenha sa�do de f�brica assim.

Alguns exemplos:
fio azul (- 12V): liga em um fio amarelo
fio amarelo (+ 12V): liga em um fio vermelho
fio vermelho (+ 5V): liga em um fio azul

A prop�sito, qual a diferen�a do fio laranja (+12V) para os outros
amarelos? Seria o Power Good?

lado_computador.jpg
lado_fonte.jpg

Alexandre Filgueiras Guimarães

to cp-...@googlegroups.com
Aproveitando.... se alguem tiver o esquema, mastigado (pra xeretas em eletronica, não técnicos) pra adaptar fonte de PC no CP500 ficaria MUITO grato!

Em 3 de junho de 2011 00:06, Leonardo Roman da Rosa <lrr...@gmail.com> escreveu:
Boa noite pessoal,
alguma boa alma poderia tirar umas fotos dos conectores de energia do CP500?
O meu é o M80C. Não sei se todos os modelos tem os mesmos conectores.

Meu CP500 não está ligando e vou trocar a fonte dele por uma mais nova.

Mas notei que alguns fios do conector de 13 pinos que sai da fonte tem cores trocadas no conector da outra ponta.
Estou colocando duas fotos desses conectores pra vocês verem: o lado que fica na fonte e o que fica no gabinete.
Espero que realmente tenha saído de fábrica assim.

Alguns exemplos:
fio azul (- 12V): liga em um fio amarelo
fio amarelo (+ 12V): liga em um fio vermelho
fio vermelho (+ 5V): liga em um fio azul

A propósito, qual a diferença do fio laranja (+12V) para os outros amarelos? Seria o Power Good?

Eduardo Luccas

to cp-...@googlegroups.com
> [...]

> Mas notei que alguns fios do conector de 13 pinos que sai da fonte tem cores

Leo, eu também to "batendo cabeça" aqui com a fonte do CP-500 da Fânia
pra tentar consertar, e, de fato, ele tem as cores dos fios meio sem
padrão... Se você quiser posso tirar uma foto do conector para você
compara ai.

Essa fonte tem um outro conector de 4 pinos, a sua tem também ? Eu ia
até perguntar mesmo aqui pra que serve ele, eu ainda não medi pra onde
vai os fios. Eu não sei qual o modelo do CP-500 dela, qual é Fânia ?

Infelizmente as informações do manual técnico do CP-500 estão um pouco
confusas em relação à fonte, pensei que estava melhor organizado nesse
quesito...

--
Eduardo Luccas
www.luccas.com.br

Eduardo Luccas

to cp-...@googlegroups.com
> Aproveitando.... se alguem tiver o esquema, mastigado (pra xeretas em
> eletronica, não técnicos) pra adaptar fonte de PC no CP500 ficaria MUITO

Não sei se pode ajudar nesse caso específico, Alexandre, mas eu tenho
o manual técnico do CP-500, você pode baixar ele aqui:

http://www.megaupload.com/?d=Q7HTGBXS

--
Eduardo Luccas
www.luccas.com.br

Leonardo Roman da Rosa

to cp-...@googlegroups.com
Oi Edu,
agradeceria muito se você conseguisse tirar fotos do conector da fonte.
Você não está com o micro aí com você né? Também seria interessante
ver os outros conectores que distribuem energia as placas e ao
monitor.
Assim eu consigo comparar com o meu micro.

Ah, aquele conector de 4 pinos é a voltagem de entrada (110/220).
Serve somente para ligar a ventoinha que fica em cima do tubo de imagem.
A ventoinha do meu vou substituir por uma de fonte de PC, de 12V.

Vou aproveitar para dar uma olhada no manual técnico.

Alexandre Filgueiras Guimarães

to cp-...@googlegroups.com
Bom... o meu é o Turbo.... justamente a fonte está com problemas mas pra isso ela ainda serve...
Fiz um diagraminha com o que tem lá... alias, me "inspirei" pra tentar adaptar uma fonte AT e por nele.... (malditos -12V)
As linhas estão com as cores dos fios reais...

Em 3 de junho de 2011 10:45, Eduardo Luccas <elu...@gmail.com> escreveu:
pinagem fonte CP500 turbo.jpg
000_5354.JPG
000_5355.JPG
000_5356.JPG

Alexandre Filgueiras Guimarães

to cp-...@googlegroups.com
Pessoal.... esqueci de mencionar... na minha placa da fonte tem um outro conector com 4 pinos (quadradinho, 2 em cima, 2 em baixo) em que os fios vão direto num transformador... não tem indicação nenhuma na placa e como a fonte tá bichada não tenho como medir... alguém sabe dizer alguma coisa sobre? Queria ligar o meu e acho mais fácil (pra mim ao menos) adaptar uma fonte de PC (estudando aqui vi que a ATX tem o -12V tbm) mas não sei o que são aqueles outros 4 pinos...

Abraço

fania. 18

to cp-...@googlegroups.com
Lucca, é uma boa profissão para o futuro consertar fontes de CP500, rsrsrs. O modelo é o M80C. Bom final de semana. Fania

Alexandre Filgueiras Guimarães

to cp-...@googlegroups.com
Humpf... fui olhar lá dentro do CP onde liga o conector de 4 pinos... naquela ventoinha monstra que fica sobre o monitor... e pelo que entendi ela é 110/220... então vou ignorar ;)

Leonardo Roman da Rosa

to cp-...@googlegroups.com
Oi Alexandre,
s� tem uma inconsist�ncia no seu desenho. O fio laranja � +12V.
Abri minha fonte agora e esse fio sai da mesma trilha dos fios amarelos.
N�o sei por que fizeram a cor diferente.

Tamb�m segui algumas trilhas que saem do conector da placa-m�e.
Vi que pelo menos esse conector est� com as com as posi��es dos fios
certas, mesmo com as cores trocadas.
As cores do conector da minha placa-m�e s�o as seguintes:
- azul: +5V
- amarelo: -12V
- vermelho: +12V
- preto: GND

Quem montou esses chicotes n�o estava nem a� para padr�es.

Leonardo Roman da Rosa

to cp-...@googlegroups.com
Em 03-06-2011 20:22, Alexandre Filgueiras Guimar�es escreveu:
> Humpf... fui olhar l� dentro do CP onde liga o conector de 4 pinos...
> naquela ventoinha monstra que fica sobre o monitor... e pelo que
> entendi ela � 110/220... ent�o vou ignorar ;)

Ela pode ser facilmente trocada por uma ventoinha normal de fonte
AT/ATX, que � de 12V.

Alexandre Filgueiras Guimarães

to cp-...@googlegroups.com
Opa! Obrigado Leonardo,,,, hehe ainda bem que avisou... to adaptando uma fonte ATX e liguei junto com o -12V ainda bem que não testei nada ainda.
Devo fazer esse teste ainda de hoje pra amanhã... se der certo eu posto alguma coisa (seja lá que horas forem)

...pessoal de eletronica:
improvisei um botão "power" com o fio verde e um terra é só isso mesmo?

Abraço

Em 3 de junho de 2011 21:59, Leonardo Roman da Rosa <lrr...@gmail.com> escreveu:
Oi Alexandre,
só tem uma inconsistência no seu desenho. O fio laranja é +12V.
Abri minha fonte agora e esse fio sai da mesma trilha dos fios amarelos. Não sei por que fizeram a cor diferente.

Também segui algumas trilhas que saem do conector da placa-mãe.
Vi que pelo menos esse conector está com as com as posições dos fios certas, mesmo com as cores trocadas.
As cores do conector da minha placa-mãe são as seguintes:

- azul: +5V
- amarelo: -12V
- vermelho: +12V
- preto: GND

Quem montou esses chicotes não estava nem aí para padrões.

Em 3 de junho de 2011 10:45, Eduardo Luccas <elu...@gmail.com <mailto:elu...@gmail.com>> escreveu:

> [...]

   Infelizmente as informações do manual técnico do CP-500 estão um pouco
   confusas em relação à fonte, pensei que estava melhor organizado nesse

Bom dia pessoal!
Aqui em Santos tá uma chuva horrível, então acabei ficando em casa e terminando o "brinquado novo".
Adaptei a fonte ATX ao conector do CP500 e funcionou numa boa.
Só que agora que tenho energia, descobri outro problema... ele liga e aparecem caracteres aleatórios na tela e ele fica travado... alguma dica?
000_5357.JPG
000_5359.JPG
000_5361.JPG
000_5363.JPG
000_5364.JPG

wanderson V8

Alexandre Filgueiras Guimarães

to cp-...@googlegroups.com
Então... ele deve fazer o "milagre da multiplicação" a partir de 12V eu acho... porque daquele conector de 13 pinos saem outros dois (um de 4 e outro de 5 pinos) que vão para a placa do monitor...

Alexandre Filgueiras Guimarães

to cp-...@googlegroups.com
Marquei numa das fotos que postei antes....
fonte monitor.jpg

Daniel Leite Viana

to CP500
Oi, Leonardo.

Tava tentando aqui adaptar a fonte para o CP500 M80c e achei essa postagem..

Tava seguindo o diagrama de Alexandre para o M80c.
Mas vi que o dele é o Turbo.
Aí fiquei na dúvida e queria confirmar se entendi corretamente.
Para o M80c o fio laranja, referente ao pino 8, é +12v. Correto?

No diagrama tá mostrando -12v.
Acho que pode ser uma diferença do Turbo para o M80c

Leonardo Roman da Rosa

to Lista CP-500
Aquele conector que descrevi nessa mensagem antiga é o de 6 pinos (com 4 fios) que vai ligado bem à direita da placa-mãe.
É ele que alimenta a placa do micro com as voltagens padrão.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "CP500" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cp-500+un...@googlegroups.com.

Leonardo Roman da Rosa

to Lista CP-500
Ah, e o fio laranja e 12V é o que fica na posição bem central do conector grande de 15 pinos.

Daniel Leite Viana

to CP500
Isso mesmo, é desse conector grande de 15 pinos que tô em dúvida se o fio laranja é -12v ou +12v.
É +12v, né?
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cp-...@googlegroups.com.

Leonardo Roman da Rosa

to Lista CP-500