Fonte do CP500M80c

Daniel Leite Viana

to CP500
Olá, pessoal!

Estou com um CP500 M80c que ganhei, mas ele está sem fonte.
Tem como adptar uma fonte de PC para ele?
Alguém já fez algo assim ??

Abraços!

Leonardo Roman da Rosa

to Lista CP-500
Oi Daniel.
É possível sim. Já fiz no meu.
Ele usa as voltagens padrão das fontes de PC. 5, -5, 12 e -12v.
Mas estão faltando os cabos que saem da fonte?

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "CP500" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cp-500+un...@googlegroups.com.

Wesley Camargo

to CP500
Ola Daniel, tudo bem? ja fiz isso no meu cp500, peguei uma fonte AT, e tirei da carcassa e coloquei no lugar da outra original, apenas cortei os fios, cada um com a voltagem adequada, antes de cortar os fios originais, marque eles com etiqueta, depois pegue uma fonte, tire da carcassa, ligue e  teste e marque as voltagem, apesar que as AT seguem padrao de cores,  amarelo 12 vermelho 5 - azul -5 e branco -12....se minha memoria nao estiver falhando. os fios excedentes tipo as fontes tem varios amarelos, vermelhos e so dessoldar ou cortar, e deixar so os fios que vai usar, fica um trabalho mais limpo

SAM_2410.JPG

abraço
Wesley

Wesley Camargo

to CP500

SAM_2447.JPG

Daniel Leite Viana

to cp-...@googlegroups.com
Leonardo,
já agradeço sua força.
Tenho uma fonte aqui sem uso de um pc. Vou fazer isso.
Só tenho os cabos que vem do computador.
Encontrei aqui nas postagens anteriores do grupo as suas fotos e vi que é igual ao conector que eu tenho aí já da pra saber. O esquema do Alexandre Guimarães também vai ajudar muito para identificar os fios.

Daniel Leite Viana

to cp-...@googlegroups.com
Olá Wesley, tudo beleza.
Agradeço já sua força também.
Você deu essa ideia boa e vou usar de colocar a fonte fora da carcaça no lugar da outra. Vai ficar bom.
A união dos fios também vai deixar bem padrão e organizado. Tenho um multímetro aqui e vou testar pra ligar tudo direitinho. Assim que conseguir posto aqui pra falar o resultado. Já na expectativa aqui de ver ele funcionando.
Ele tava bem empoeirado mesmo. Desmontei tudo, limpei mas ainda falta montá-lo. Acho que consigo de hoje para amanhã.
Aproveitando, fiz um vídeo dessa desmontagem. Vou deixar o link aí para quem quiser ver.

Abraços,
Daniel

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "CP500" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cp-500+un...@googlegroups.com.

Daniel Leite Viana

to CP500
Pessoal,

montei o computador esses dias e consegui adaptar uma fonte de computador pra ligá-lo.
Mas ele não tá ligando. Verifiquei com um multímetro algumas trilhas e tá chegando a voltagem corretamente.
Desconfio que pode ser um capacitor que acho estar ruim na placa mãe.
Além disso, nem o monitor tb tá dá nenhum sinal.

Estou enviando algumas fotos anexo.

IMG_2089.JPG

Se alguém tiver alguma ideia do que fazer...

Abraços!

Daniel Leite Viana

to CP500

IMG_6602.png

IMG_6586.png

Wesley Camargo

to CP500
Ola Daniel, estava olhando as fotos apos a limpeza e percebe-se claramente que os chips da placa mae estao oxidados, muito oxidados. dificilmente irao conduzir, bom, um cp500 que peguei uma vez, estava igual ao este seu, como nao funcionava nem a pau, comprei um spray lubrificante de primeira linha, tipo WD, dei um banho completo na placa com o spray, sem economizar, e deixei de um dia pro outro toda melada.. e nao foi que apesar da placa melada de oleo, ela voltou a funcionar. dai depois limpei ela com alcool isopropilico.. no caso do monitor, o monitor do cp500 so arma se tiver um sinal de video presente.
ja fiz este negocio de melar de oleo algumas placas, muitas gente discorda..
mas funcionou todas vezes.

abraço
Wesley

Alexandre Souza

to cp-...@googlegroups.com
Eu nao faria isso EM HIPOTESE ALGUMA...

---8<---Corte aqui---8<---
---8<---Corte aqui---8<---

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "CP500" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cp-500+un...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/cp-500/43a63ea3-7c89-4d3c-ab6f-0f86a4ce383fo%40googlegroups.com.

Wesley Camargo

to CP500
porque nao Alexandre??, ja que estes sprays sao feitos pra circuitos eletricos, mostra na propria lata do produto.

Em sáb., 27 de jun. de 2020 às 20:05, Wesley Camargo <micro...@gmail.com> escreveu:
[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cp-...@googlegroups.com.

Alexandre Souza

to cp-...@googlegroups.com
Por motivos obvios. Primeiro que WD nao e "spray pra eletronica", é um
oleo de silicone muito fino, que tem unicamente a tarefa de isolar o
metal da agua. Nao é liquido de limpeza, nao e limpa-contatos, nao é
adequado pra equipamentos eletronicos de forma alguma.

Se voce tivesse dado um esguicho de agua limpa em alta pressao na placa
teria tido o mesmo efeito

Temos que tomar muito cuidado com as informacoes que
recebemos/compartilhamos. Nao é porque apos jogar uma clara de ovo em
cima de uma placa ela funcionar, que clara de ovo vai ser a solucao
milagrosa para todos os defeitos eletronicos.

O videozinho polemico de referencia
https://www.youtube.com/watch?v=ez5IbF39SRY

Abs
Alexandre

--
---8<---Corte Aqui---8<---
https://www.tabalabs.com.br

--
---8<---Corte Aqui---8<---
https://www.tabalabs.com.br
https://tabajara-labs.blogspot.com

Jader de Amorim

to CP-500
Creio que você não precisa do monitor do CP500 logo de cara. A placa mãe fornece sinal de vídeo. Pode usar outro monitor.

Jader

Livre de vírus. www.avast.com.

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/cp-500/6f7ad4e6-d51b-4e16-8155-4f176021babco%40googlegroups.com.

--
Jader

Livre de vírus. www.avast.com.

Alexandre Souza

to cp-...@googlegroups.com
Nao e tao facil. O sincronismo é invertido, e os sinais de video,
sincronismo horizontal e vertical sao separados.

Em 28/06/2020 22:14, Jader de Amorim escreveu:
> [...]
> Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele,

Daniel Leite Viana

to cp-...@googlegroups.com
Realmente, Wesley
tá muito comprometido mesmo.
Utilizei apenas álcool isopropílico, mas vou considerar também essa possibilidade.
Fica a dica.
Valeu

Daniel

[...]

Alexandre Souza

to cp-...@googlegroups.com
Depois nao reclama que o micro nao funciona e ninguem consegue consertar...

http://tabajara-labs.blogspot.com/2014/05/tem-gente-que-bebe-wd40-p.html

Em 29/06/2020 19:33, Daniel Leite Viana escreveu:
> [...]
> Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele,

Daniel Leite Viana

to cp-...@googlegroups.com
Opa, Alexandre,

Já havia visto seu video e até considerado essa possibilidade.
No entanto, achei os circuitos da placa mãe do cp500m80c muito minuciosos e fiquei com receio de acabar. Tem uns fios soldados nos CI, em capacitor etc um monte de coisa meio estranha. Tem até um tópico aqui no fórum que o pessoal já falou sobre isso.
Daí, acredito que vou utilizar o limpa contato mesmo para componentes eletrônicos.
Aproveitando, como sei q vc manja muito de eletrônica, queria saber do capacitor da foto (aquele azul) se pelo que vê tem q substituí-lo.
Abraços.

Daniel

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "CP500" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cp-500+un...@googlegroups.com.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/cp-500/ae8290a2-a64b-0c7a-6981-e7b6b7c2567e%40gmail.com.

Daniel Leite Viana

to cp-...@googlegroups.com
Hahaha
Não pretendo fazer de imediato mas tô considerando tudo...
Acho q vou tentar primeiro o limpa contato de eletrônicos.
Depois tentar lavar também pode ser a solução.
Meu receio é apenas dos fios q estão expostos interligando os componentes. Uma tremenda gambiarra (eu acho).
O álcool isopropílico já ajudou, mas não deixou 100%.
Vontade de ver ele pelo menos dar algum sinal.
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "CP500" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cp-500+un...@googlegroups.com.

Daniel Leite Viana

to cp-...@googlegroups.com
Valeu, Jader.