SDLTRS agora emula o CP-500!

Leonardo Brondani Schenkel

to CP500

Olá a todos. Uma notícia excelente para essa comunidade: Jens Guenther, o mantenedor do SDLTRS, entrou em contato comigo devido a um post que ele viu no Google Groups [1] para avisar que ele implementou o suporte à emulação do CP-500 [2][3].

Eu compilei os fontes 'master' e testei com a ROM CP500M80_27128.bin e o DOS-500 funcionou! (Antes o emulador entrava num loop infinito.) A última versão oficial (1.2.16) ainda não inclui essas mudanças, mas imagino que a próxima (1.2.17) incluirá.

Alguém tem mais software escrito especificamente para o CP-500, como o SO-08? Estou tentando testar o emulador com mais software, mas estou tendo dificuldade para encontrar imagens dos discos para download.

Divirtam-se emulando!
// Leonardo

P.S.: Jens, if you are reading this, thank you so much for such a great work. This is injecting fresh new blood into our enthusiast community.

Felipe Sanches

to cp-...@googlegroups.com
A-HA! Acabei de ver que ele adaptou o código de emulação de CP500 que eu escrevi 4 anos atrás no Projeto MAME!
Fico muito-muito-muito feliz de ver isso ;-D

Happy Hacking!
Felipe "Juca" Sanches

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "CP500" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cp-500+un...@googlegroups.com.

Leonardo Roman da Rosa

to Lista CP-500
O SO-08 está disponível: https://datassette.org/softwares/tandy-trs-80/so08-utilitarios

Tem até etiquetas para quem quiser colocar em disquetes:

A propósito, estou procurando o manual do SO-08. Queria escanear e disponibilizar para todos.

Em dom., 7 de mar. de 2021 às 05:04, Leonardo Brondani Schenkel <leonardo...@gmail.com> escreveu:

Leonardo Brondani Schenkel

to CP500
On Sunday, 7 March 2021 at 17:39:50 UTC+1 lrr...@gmail.com wrote:

Obrigado. Eu achei depois de ter postado a mensagem.

Infelizmente o SO-08 não está funcionando e vai dar mais trabalho. Ele tenta acessar algumas portas que ainda não estão corretamente emuladas. Estou em contato com o Jens e ele vai tentar ir mais a fundo, mas ele já avisou que vai levar algum tempo.

Acho que depois que esse percalço for superado, é provável que terá outro: imagino que o SO-08 vai tentar ativar o hardware do M80 para entrar no modo 80 colunas, e o emulador naturalmente não vai suportar isso. Infelizmente eu não tenho e não achei documentação ainda, mas se alguém souber que hardware exatamente o M80 tem a mais (ou diferente) do CP-500 original, isso será inestimável para nós ajudarmos o Jens a implementar a emulação.

Então vai demorar um pouco pra podermos emular o SO-08 e rodar WordStar e eu matar minha saudade dos velhos tempos. De qualquer forma, finalmente poder rodar o DOS-500 'out-of-the-box' num emulador 'mainstream' já é um avanço notável.

// Leonardo.

Zenith

to CP-500
Tenta falar com Felipe Sanches no link abaixo...

acredito que ele pode contribuir muito!

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "CP500" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cp-500+un...@googlegroups.com.

Felipe Sanches

to cp-...@googlegroups.com

Felipe Sanches

to cp-...@googlegroups.com
Aqui tem um relato do meu processo de pesquisa e de desenvolvimento do meu patch no MAME em 2017 pra emular o CP-500:

https://forum.fiozera.com.br/t/estudando-os-circuitos-do-prologica-cp-500/150

On 07/03/2021 21.37, Felipe Sanches wrote:
> Aqui tem um relato do meu processo de pesquisa e de desenvolvimento do
> meu patch no MAME em 2017 pra emular o CP-500:
>
> https://forum.fiozera.com.br/t/estudando-os-circuitos-do-prologica-cp-500/150

Eu já tinha encontrado essa página no passado mas acabei "perdendo".
Desta vez adicionei nos meus favoritos. Excelente trabalho!

Mas pelas fotos a dissecação foi do modelo original e não do sucessor
M80, correto? Alguém conhece algum trabalho parecido documentando o M80
ou posteriores?

Zenith

to CP-500
Tenta falar com o

Marcus Vinicius Garrett Chiado (Garrettimus) <marcus...@gmail.com>

Se não me engano ele tem o contato de pessoas que trabalharam na Prológica, inclusive já fez documentário entrevistando alguns.

Talvez alguém possa ajudar.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "CP500" dos Grupos do Google.

On 08/03/2021 00.17, Zenith wrote:
> Tenta falar com o
> Marcus Vinicius Garrett Chiado (Garrettimus)

Entrei em contato. Vamos ver o que acontece.

Everaldo Rosa de Lima

to CP500
Uso o SDLTRS ver. 1.1.0 no meu CP500 Nanico num raspberry pi, ainda sem suporte a rom do CP500. Modifiquei e recompilei para que acendesse os leds dos drivers de diskete e também emitisse os sons dos motores e movimentação das cabeças. http://erl4ever.blogspot.com/2017/01/meu-cp500-prologica-na-versao-nanico.html.
 20210303_201205.jpg
cp500 everaldo.jpg

Leonardo Brondani Schenkel

to CP500
Olá pessoal.

Tive uma conversa muito produtiva com o Everaldo (obrigado mais uma vez, Everaldo!). Acho que ajudou bastante a preencher as lacunas restantes para emular no SDLTRS as partes faltando do CP-500 M80 e sucessores, como o modo de vídeo 80x40. Repassei um sumário de nossa conversa para o Jens Guenther.

O Jens está monitorando esta thread e me pediu pra repassar algumas perguntas para esta comunidade, porque ele precisa clarificar alguns detalhes. Se alguém é fluente em inglês fique à vontade para responder diretamente em inglês, caso contrário fique tranqüilo que eu me encarrego de traduzir pra ele.

Felipe Sanches: ele tem uma pergunta pra ti. Ele quer saber por que no MAME você usou 'pedaços' (chunks) de 2 KB para mover a ROM do CP-500? Alguma razão especial?

Felipe Sanches

to cp-...@googlegroups.com

Sobre a pergunta pra mim... eu não me lembro do motivo. Vou ter que olhar de novo o código fonte e tentar lembrar.