[SINAPSES] Em tempos de Campanha Publicitária Corporativa - do Ministério da 'Verdade' (Orwell-1984 [1] => Mídia Corporativa) - contra a Previdência Pública e a favor da Previdência Privada, cabe-nos (Sociedade Civil, via Mídias Sociais) criar o contraditório sobre o assunto.

3 views
Skip to first unread message

Claudio Estevam Próspero

unread,
Jan 27, 2017, 3:29:08 PM1/27/17
to R...@lists.aquifolium.biz, cool...@googlegroups.com, Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, Espaco Pampedia

Curtir esta página


________________________
[1] Resumo do livro 1984 de George Orwell
No mais famoso romance de George Orwell, a história se passa no "futuro" ano de 1984 na Inglaterra, ou Pista de Pouso Número 1, parte integrante do mega bloco da Oceania.

É comum a confusão dos leitores com o continente homônimo real. O megabloco imaginado por Orwell tem este nome por ser uma congregração de países de todos os oceanos. A união da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), Reino Unido, Sul da África e Austrália não parece estar tão distante da realidade.

E a transformação da realidade é o tema principal de 1984. Disfarçada de democracia, a Oceania vive um totalitarismo desde que o IngSoc (o Partido) chegou ao poder sob a batuta do onipresente Grande Irmão (Big Brother). 

Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de Winston Smith, membro do partido externo, funcionário do Ministério da Verdade. A função de Winston é reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido. Nada muito diferente de um jornalista ou um historiador. Winston questiona a opressão que o Partido exercia nos cidadãos. Se alguém pensasse diferente, cometia crimidéia (crime de idéia em novilíngua) e fatalmente seria capturado pela Polícia do Pensamento e era vaporizado. Desaparecia. 

Inspirado na opressão dos regimes totalitários das décadas de 30 e 40, o livro não se resume a apenas criticar o stalinismo e o nazismo, mas toda a nivelação da sociedade, a redução do indivíduo em peça para servir ao estado ou ao mercado através do controle total, incluindo o pensamento e a redução do idioma. Winstom Smith representa o cidadão-comum vigiado pelas teletelas e pelas diretrizes do Partido. Orwell escolhera este nome na soma da 'homenagem' ao primeiro-ministro Winston Churchill com o uso do sobrenome mais comum na Inglaterra. A obra-prima foi escrita no ano de 1948 e seu titúlo invertido para 1984 por pressão dos editores. A intenção de Orwell era descrever um futuro baseado nos absurdos do presente.

Winston Smith e todos os cidadãos sabiam que qualquer atitude suspeita poderia significar seu fim. E não apenas sair de um programa de tv com o bolso cheio de dinheiro, mas desaparecer de fato. Os vizinhos e os próprios filhos eram incentivados a denunciar à Polícia do Pensamento quem cometesse crimidéia. Fato comum nos regimes totalitários. (...)

TEXTO COMPLETO:

http://www.duplipensar.net/george-orwell/1984-orwell-resumo.html

________________________________



Publicações iniciais na página:


Reforma Previdência Social    [Clique na imagem para ampliar]
Curtir esta página

https://www.facebook.com/244605565993323/photos/a.244624689324744.1073741828.244605565993323/244618162658730/?type=3&theater


Em tempos de Campanha Publicitária Corporativa - do Ministério da 'Verdade' (Orwell-1984 [1] => Mídia Corporativa)
- contra a Previdência Pública e a favor da Previdência Privada, 
cabe-nos (Sociedade Civil, via Midias Sociais) 
criar o contraditório sobre o assunto.
___________
VER TAMBÉM:
________________________
Falência da previdência privada reforça importância da previdência pública

Quebradeira de fundos de pensão é um fenômeno mundial. Atesta a ineficiência da gestão dos recursos para a aposentadoria pelas regras do mercado financeiro. E reforça o conceito de eficiência do sistema de Previdência Social brasileiro

Por Osvaldo Bertolino, da Fundação Maurício Grabois

(...)

Fiascos privados

Na Espanha, quem se aposenta antes dos 65 anos vê sua pensão sofrer descontos pesados. Já a Suécia preferiu mudar a fórmula de cálculo da aposentadoria — em vez de pagar uma média sobre os salários dos últimos anos de contribuição, como acontece no Brasil, os benefícios são estabelecidos por uma média de todo o tempo de contribuição. Mas foi o vizinho Chile que adotou a “reforma” mais radical. O então presidente, general Augusto Pinochet, privatizou todo o sistema em 1981 e os trabalhadores passaram a depositar 10% do salário bruto em fundos de pensão privados. O pior exemplo mesmo é dos Estados Unidos.

Lá, onde o sistema já funciona há tempo suficiente para conferir seus efeitos, os sinais são de corrosão. Hoje, oito em cada dez fundos de pensão do país apresentam déficits em suas contas. Mais da metade opera em estado grave. Eles já têm mais obrigações financeiras do que seu patrimônio líquido. O rombo total representa algo como 80% do PIB brasileiro. A soma de todos os prejuízos reunidos dá um buraco de mais de US$ 450 bilhões no sistema de previdência privada. Como resultado prático dessa quebradeira, a diferença entre aquilo que os norte-americanos esperavam receber na aposentadoria e sua remuneração real é de 25% — para menos, é claro.

(...)


http://previdenciabrasil.info/falencia-previdencia-privada/

________________________
"Na minha opinião previdência privada é um ótimo negócio para os bancos e suas seguradoras. Os benefícios fiscais servem apenas como publicidade, já que na prática, suas vantagens são praticamente anuladas pelas desvantagens do sistema. Você verá neste artigo que não precisa pagar uma empresa para cuidar da sua aposentadoria. O custo é elevado e o benefício é ruim, embora as campanhas milionárias de publicidade para divulgar previdência privada digam o contrário. Não duvide da sua capacidade de poupar e investir seu próprio dinheiro. Você verá que pode administrar o dinheiro da sua aposentadoria de forma mais barata e inteligente."

https://www.facebook.com/InternetocraciaBrasil/photos/a.283977441693082.64614.283922491698577/1202508216506662/?type=3&theater

-----------
LEIA TEXTO COMPLETO EM: 

Desvantagens da previdência privada... 

Leia texto completo em:www.clubedospoupadores.com/aposentadoria/desvantagens-da-previdencia-privada.html © Clube dos Poupadores
www.clubedospoupadores.com/aposentadoria/desvantagens-da-previdencia-privada.html 

https://www.facebook.com/ClubeDosPoupadores/?fref=ts

_____________________________________________
Homem por trás da reforma de Temer se reuniu com dezenas de empresas de previdência privada

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, o homem por trás da reforma desde que Michel Temer assumiu a presidência e quem apresentou os detalhes da proposta nessa semana, tem um histórico de agenda curioso.

Se observarmos seus compromissos desde que assumiu (eles estão divulgados aqui:http://fazenda.gov.br/assuntos/agenda/secretario-de-previdencia/), podemos ver que ele se reuniu com dezenas de representantes de empresas de previdência privada, mas com as centrais sindicais, representantes dos trabalhadores, apenas no mesmo dia em que apresentou a reforma.

Estão na lista de reuniões representantes de instituições financeiras como Bradesco, JP Morgan, Fitch Ratings, Santander, entre outras. Além dessas, houve encontros com representantes do FMI, do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e do Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).

No dia 6 de outubro, ele se reuniu com representantes do MBL (Movimento Brasil Livre), um dos movimentos que articularam as manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff e que tem Kim Kataguiri como líder. Apenas na última segunda-feira 5, mesmo dia em que apresentou a proposta, o secretário esteve com representantes das centrais sindicais.

Confira alguns de seus compromissos desde julho:

http://www.sul21.com.br/jornal/homem-por-tras-da-reforma-de-temer-se-reuniu-com-dezenas-de-empresas-de-previdencia-privada/

________________________
REFORMA PREVIDENCIÁRIA DE 2036
Neste início de 2036, o presidente da República remeteu ao Congresso uma medida provisória sobre a reforma da Previdência. A mudança anterior, aprovada há 20 anos, já não corresponde à realidade do país.

Permitir para homens e mulheres a aposentadoria aos 65 anos de idade ou 25 anos de contribuição tornou dispendiosos os gastos com a saúde, congelados desde 2016.

https://www.facebook.com/InternetocraciaBrasil/photos/a.1219160044841479.1073741838.283922491698577/1219166478174169/?type=3&theater

________________________
DISPONIBILIZE 15 MINUTOS DA SUA VIDA PARA COMPREENDER O PROJETO DE ENTREGA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, AS PREVIDÊNCIAS PRIVADAS.

LEIA E DISSEMINE. PRECISAMOS EMPODERAR O POVO DESSE CONHECIMENTO.


Link sobre a Pec 287/2016 - Reforma da Previdência

http://www.auditoriacidada.org.br/blog/2017/01/16/pec-2872016-proposta-emenda-constitucional-acabar-com-seguridade-social-e-favorecer-banqueiros-fundos-de-pensao/




-- 

Atenciosamente. 


Claudio Estevam Próspero 

_____________________

[LinkedIn] http://www.linkedin.com/in/cprospero

[Facebook] http://www.facebook.com/people/Claudio-Estevam-Prospero/1253621184

[Twitter]  http://twitter.com/prosperoclaudio



<Blogs pessoais temáticos>:

----------------------------------

[Automação e Inteligência Organizacional] http://automacao-inteligencia-organizacional.blogspot.com.br/


[Ciência da Totalidade] http://cienciatotalidade.blogspot.com.br/


[Criatividade e Inovação] http://criatividadeinovao.blogspot.com/


[Governança e Liderança em Redes Sociais] http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/


[Mitologias de Gaia] http://mitologiasdegaia.blogspot.com/


[Mobilidade Urbana ]http://mobilidadeurbana-prosperoclaudio.blogspot.com/ 


[Política 2.0 - Yes, WIKI CAN] http://poltica20-yeswikican.blogspot.com/


[Reflexões Econômicas] http://reflexeseconmicas.blogspot.com/


[Sinapses de Gaia] http://sinapsesgaia.blogspot.com/


<Comunidades>:

-------------------

(Ecocidade) http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecocidade

(Escola de Redes [E = R]) http://escoladeredes.ning.com/  

(Românticos Conspiradores [RC]) http://romanticos-conspiradores.ning.com/


Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE. 

Nossa Espécie (Homo Sapiens Sapiens Demens - Edgar Morin) Agradece!



Se não quiser receber mais minhas mensagens avise-me para retirá-lo desta lista.



Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages