Todos os pedidos de e-SIC da Prefeitura de SP divulgados

1 view
Skip to first unread message

Fernanda Campagnucci

unread,
Oct 9, 2015, 5:56:18 PM10/9/15
to thackday, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, ogp-br, jorna...@lists.cc.utexas.edu, consocial-sp, Garoa HC
Pessoal,

Ajudem a fazer circular a notícia e o convite?

Além de abrir a base completa do e-SIC municipal (de agosto de 2012 a maio de 2015, por ora), estamos trabalhando num site chamado "Pedido Respondido!", que vai permitir a consulta de todas as solicitações já feitas à Prefeitura de SP. 

Este código vai ser apresentado no evento do dia 15/10 e ficará disponível no GitHub para contribuições. 

Também será criada rotina para que essa abertura seja feita de forma sistemática a partir de agora.

Claro que tudo depois de um cuidadoso tratamento para remover toda e qualquer informação pessoal dessa base. 

Qualquer ideia/sugestão/dúvida sobre esse processo, estou por aqui. 

Inscrições para o evento: bit.ly/CafeHackerPedidoRespondido. Apareçam para um café :)

Grande abraço,

Fernanda Campagnucci
Coordenadoria de Promoção da Integridade
Controladoria Geral do Município de São Paulo


Café Hacker vai abrir base de todos os pedidos de informação registrados na Prefeitura de São Paulo

Controladoria Geral tratou o conteúdo para remover informações pessoais e criará rotina para publicar as bases periodicamente


A Prefeitura de São Paulo anuncia a abertura de mais de 6.500 pedidos de informação. As bases, que passarão a ser divulgadas no Portal da Transparência, estão sendo tratadas pela Controladoria Geral do Município (CGM-SP) para remoção de informações pessoais, que são protegidas pela legislação.

Neste momento, foram incluídos todos os pedidos já realizados desde o início da operação do Sistema e-SIC, em agosto de 2012, até maio de 2015. Além da divulgação das bases em formato aberto, a CGM-SP está desenvolvendo a plataforma “Pedido Respondido!”, onde será possível consultar de forma rápida por palavra-chave e por órgão da Prefeitura.

Em fase de testes, a plataforma será lançada durante um Café Hacker no dia 15 de outubro, na Galeria Olido, centro de São Paulo (veja mais detalhes abaixo). O site está sendo desenvolvido pela equipe da CGM-SP em software livre, e o código ficará disponível em repositório público.

“Trata-se de uma iniciativa inédita e que vai contribuir muito para aprimorar a qualidade da informação que a Prefeitura presta aos cidadãos”, afirma o Controlador Geral do Município, Roberto Porto. “Além disso, otimizamos o trabalho dos órgãos públicos, já que o cidadão pode pesquisar se a pergunta que gostaria de fazer já foi respondida antes”.

Após o lançamento do site “Pedido Respondido!”, a CGM-SP pretende adotar uma rotina para atualizar as bases de forma permanente -- a princípio, bimestralmente. A rotina envolve analisar o conteúdo de texto dos pedidos e ocultar trechos em que há informações pessoais (nomes, números de documento, endereços etc.), inclusive dos anexos das respostas.

Café Hacker

O projeto Café Hacker é uma metodologia criada pela CGM-SP e realizada em parceria com outros órgãos municipais para envolver a sociedade no processo de abertura de dados públicos.

Nos encontros, programadores, jornalistas, pesquisadores, ativistas e quaisquer outros interessados se reúnem para apresentar demandas e discutir a forma de disponibilização dos dados. Ao todo, já foram realizados 13 encontros, todos registrados no blog http://cafehacker.prefeitura.sp.gov.br/

Nesta edição, com o tema “Pedidos de Informação”, o objetivo será discutir a base de pedidos respondidos e a plataforma de consulta construída em software livre. O evento será realizado em 15 de outubro, na Sala Olido, Avenida São João, 473, de 18h30 a 21h30. Inscreva-se e participe.


Data: 15 de Outubro de 2015.

Horário: de 18h00 a 21h30.

Local: Sala Olido.

Endereço: Avenida São João, 473;

Clique aqui e saiba como chegar.

Confirme sua presença respondendo este formulário

Informações sobre o evento em: www.cafehacker.prefeitura.sp.gov.br

Pedro Markun

unread,
Oct 9, 2015, 9:02:09 PM10/9/15
to consoc...@googlegroups.com, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data, thackday, jorna...@lists.cc.utexas.edu, Garoa HC, ogp-br, Renato Fabbri, Diego Rabatone

lindo!

Acho que vou aproveitar o Fabbri aqui para aplicar pln nos dados. Bora rabatone?

—— escrito no celular

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Consocial SP" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para consocial-sp...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages