Fundação BB reúne parceiros para debater os rumos do Programa de Inclusão Digital

2 views
Skip to first unread message

João Paulo Seixas

unread,
Nov 18, 2011, 7:36:13 AM11/18/11
to comunicand...@googlegroups.com


Fundação BB reúne parceiros para debater os rumos do Programa de Inclusão Digital


Por Dalva de Oliveira

O Encontro aconteceu na sede da instituição, em Brasília/DF, nesta terça-feira (7),  e reuniu diversas personalidades das áreas de  cultura, educação, trabalho e tecnologias da informação, com o objetivo de fortalecer a atuação da Fundação no âmbito do Programa Inclusão Digital, a partir de uma construção coletiva. Segundo Germana Macena, gerente da área de Educação e Tecnologia Inclusiva da FBB, o acesso às redes sociais está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e, por isso, a Fundação BB propôs que a discussão fosse norteada pelos temas: tecnologias sociais, juventude, cultura digital, educação, geração de trabalho e renda e sustentabilidade,  com o propósito identificar e mobilizar diferentes atores sociais na busca por soluções efetivas para o fortalecimento de políticas públicas que contribuirão com o desenvolvimento da cidadania.

O evento reuniu representantes da Secretaria Geral da Presidência da República; Secretaria Nacional da Juventude; do Ministério da Cultura; do ECO/UFRJ; da Rede Terra; do Coletivo Digital/SP; da Esaf; da ONG Fora do Eixo; do Instituto Contato; da ONG Programando o Futuro; e da Revista Fórum; além de poetas, músicos e funcionários da Fundação. O presidente da Fundação BB, Jorge Steit, agradeceu a presença de todos e disse que a oficina dará subsídios para a consolidação metodológica e de conteúdo das ações da Fundação.  O presidente citou, ainda, o Concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social como uma das ferramentas da instituição para a inclusão social.

De acordo com Germana, a Fundação já atuou com o Programa em municípios que antes não havia nenhuma tecnologia, sempre olhando para o desenvolvimento das comunidades, procurando reconhecer os talentos que lá existiam. “Nesse Encontro, queremos absorver e compartilhar experiências que irão proporcionar a expansão do Programa Inclusão Digital”, disse

Cristina Mori, secretária de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério da Comunicações, disse que um dos grandes desafios da Fundação com o novo Programa de Inclusão Digital é atuar em comunidades em que não há mercado de trabalho e, por isso, poucas oportunidades.  “Nosso objetivo é selecionar bons intermediários para os Projetos e a Fundação BB sempre foi e será uma excelente intermediária, com base no trabalho que desenvolve”, afirmou.

Já durante a tarde, os participantes foram divididos em grupos para formular propostas de conteúdos e sua implementação. A ideia é deliberar, a partir dessa reunião, meios para que os conteúdos propostos pela Fundação BB e seus parceiros  possam chegar efetivamente nos locais mais remotos do país e promover os resultados esperados pelos projetos, orientando o investimento social realizado pela instituição.
Implementado desde 2004, o Programa Inclusão Digital da Fundação consiste na implantação de espaços comunitários de informática chamados de Estação Digital, bem como no apoio a iniciativas de inclusão digital para disseminação de novas tecnologias de informação e comunicação, em parceria com entidades locais e organizações do Terceiro Setor.  A Estação Digital, consiste também numa metodologia de formação de educadores sociais que atuam na comunidade local como agentes mobilizadores e multiplicadores de técnicas que compõem o curso de capacitação. O processo de transferência administrativa do Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil para a Fundação foi iniciado em junho e, com isso, a Fundação assumiu os compromissos firmados pelo Banco no âmbito do Programa Telecentros.BR para o cadastramento de bolsistas, doação de equipamentos, mobiliário e conectividade. 
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages