Computação e a vida virtual.

9 views
Skip to first unread message

Thiago Fassina Olimpio de Carvalho

unread,
Aug 30, 2010, 8:32:10 PM8/30/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Grupo:
Henrique Netto
Ricardo Julião
Thiago Fassina



Vamos conversar aqui sobre o impacto da computação e da internet na convivência entre pessoas através de ferramentas online como redes sociais, softwares de troca de mensagem instantânea, email, videoconferência etc...

Primeiramente podemos analizar o conceito de algo virtual.
Virtual:
Algo que é apenas potencial ainda não realizado.
- Algo que não é físico, apenas conceitual.
- Algo que não é concreto. Virtual é tudo aquilo que não é palpável, i. e., geralmente alguma abstração de algo real.
- A simulação de algo, como em Realidade VirtualMemória virtualDisco virtual.

Tendo em mente essas definições podemos pensar sobre as facilidades que a internet oferece e o que elas realmente produzem como resultado.
É possível realizar várias tarefas sem sair de casa apenas com alguns cliques.

Algumas perguntas que surgem:
- As pessoas não estão se tornando mais sozinhas e isoladas?
- Até que ponto a internet influencia nos relacionamentos interpessoais?
- Os meios de socialização oferecidos pela computação realmente aproximam quem os usa?
..e muitas outras.

Henrique Netto

unread,
Aug 30, 2010, 10:24:05 PM8/30/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
A idéia é que desde que existe um ambiente de interação humano-máquina
que simula um modelo real, o físico se torna transparente em vários
processos.
As pessoas acabam preferindo interagir com algo mais próximo ao modelo
mental delas. E para cada sistema em que se virtualiza, as regras são
aprendidas como apenas regras.

Por isso, ainda não sabemos se entraremos em méritos psicológicos
como:
- é mais fácil compartilhar uma idéia. (musicas, videos e livros são
compartilhados de forma menos egoísta quando não físicos)
- é mais rápido interagir com uma idéia. (escolher o que comprar é
mais fácil quando não se tem que ir em vários lugares e procurar em
várias prateleiras)
- o aprendizado de idéias é constante. (não se pode parar de aprender
quando em cada sistema as regras são diferentes)
- sobrecarga cerebral. (o virtual é tão rápido, que se lê pouco de
tudo. Não há tempo para firmar conhecimentos rápidos na memória.
Déficit de atenção)

Ou questões mais sociais como:
- o que acontece com o humano virtual quando o humano físico morre.
(não existem políticas ou procedimentos a se tomar quando um perfil se
torna mais velho que seu dono)
- falta de legislação virtual. (apesar de tantos anos existente, até
hoje não existe no Brasil leis especializadas para julgar crimes
virtuais.)
- mídia social. (quando a informação deixa de ser de 1 para N e passa
ser de N para N. As pessoas passam a ter mais valor por suas idéias e
capacidade de transmitir informação)
- o compartilhar virtual de pessoalidades. (o que tg falou sobre
proximidade de pessoas ou não)

Dicas para nos ajudar a focar são bem vindas. =]

Estevão Costa

unread,
Aug 31, 2010, 1:15:16 PM8/31/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Uma coisa interessante pra discutir é a questão de identidade.
Pessoas que na web são totalmente diferentes da realidade.

Estevão Costa!

Leonardo Simoes

unread,
Aug 31, 2010, 5:02:38 PM8/31/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
eu concordo com o que o Estevão disse
mas acho um tópico interessantíssimo essa questão de isolamento causada pela vida virtual...
lembro da minha infância sem todas essas tecnologias e foi nela que aprendi muita coisa, mas hoje em dia, dá pra ver claramente que as crianças perdem tempos e tempos em msn, orkut, chats, etc... deixando aquele lado infantil delas...
vale também analisar que a internet não impõe limites pra essas crianças.... um exemplo meio por alto seria que todos aqui já baixaram alguma música da internet, porém todos nós temos conhecimento que é uma atividade meio fora dos panos, isto é, envolve direitos autorais de bandas, etc... mas essas crianças/pessoas acham que podemos simplesmente baixar as músicas e que isso não envolve nada, achando assim que não teriam problemas no futuro
...
--
Leonardo Veronez Simões

João Thompson

unread,
Aug 31, 2010, 9:18:08 PM8/31/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Oi Léo,

eu também acho isso visivel... por isso disse no outro tópico que acreditava que se tratava de uma mudança de paradigma... Eu acredito que a infância de amanhã não vai ser tão próxima com as nossas quanto hoje ainda é.

Pode ser que eu esteja totalmente errado, mas me parece que que vai ser assim. Computação ganhando espaço no nosso dia-a-dia. Fazendo, cada vez mais, atividades banais.
--
João Thompson

Lucas Thom

unread,
Sep 1, 2010, 8:26:30 AM9/1/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
João,

Também penso nisso, mas penso o seguinte:
Mas quem disse que as nossas infâncias eram boas, ou a melhor opção? (Por mais que gostemos dela.)
Acredito que conduzindo essa aproximação(homem-máquina) de uma maneira saudável, não teremos grandes problemas.

Quanto ao desapego pessoal, no meu caso, me aproximei de diversas pessoas desta forma(virtual) e acredito que com a maioria isso acontece.

Att.


--
Lucas Thom Ramos
CCOMP - UFES
thx...@gmail.com
(27) 8801-5899
(27) 3337-5641

Guilherme Silva Manso

unread,
Sep 1, 2010, 9:03:52 AM9/1/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Dá pra unir os dois tópicos... hehe

Leonardo Simoes

unread,
Sep 1, 2010, 9:32:17 AM9/1/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
po,
me perdi aqui então, foi mal galera,
vo achar o outro tópico pra gente discutir isso lá
iesuahauh
--
Leonardo Veronez Simões

bruno borlini

unread,
Sep 2, 2010, 8:48:22 AM9/2/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Second Life ae galera. esse negócio andou tão em moda a um tempo atras (não sei se ainda esta) que até algumas festas de encerramento de novela (tradiçao de todas as novelas) da rede globo foram realizadas somente no second life e nao a festa normal com pessoas e etc.

Guilherme Silva Manso

unread,
Sep 2, 2010, 11:12:51 AM9/2/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Prefiria The Sims.... Podia jogar do jeito que quisesse e só interagia mesmo com o computador...

Thiago Lima

unread,
Sep 2, 2010, 9:16:33 PM9/2/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
O Second Life, citado anteriormente, é a prova absurda de como as pessoas se escondem atras de uma tela de computador. O nome do aplicativo já sugere: Second Life, ou seja, está (ou, pelo menos, deveria) em Segundo plano. Muitos esquecem da própria vida, vivendo uma vida virtual. Quantas vezes deixamos de ir as casas de nossos amigos, pois temos o tal do MSN, Orkut ou FaceBook? No Twitter você fala da sua vida pros outros acompanharem como novela, já no Formspring são feitas perguntas a você, como em uma entrevista a qual todos tem acesso.
Por que 'virtualizar' algo tão gostoso que é o 'estar cara a cara', o 'olho no olho', sentir o cheiro, tocar e sentir a presença, e não notar a presença quando a janelinha subir ou a pessoa aparecer nos seus visitantes recentes!
Devo admitir que sou usuário de alguns desses programas, mas que deixaria todos de lado pra poder estar pessoalmente com meus amigos, família e namorada, isso sem duvidas!
Resumindo: A computação é a resposta pra vida virtual (obviamente), porém assassina a social!

Thiago Lima

gercio JR

unread,
Sep 2, 2010, 11:15:09 PM9/2/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
É de fato as pessoas tem se tornado mais isoladas do convívio real e
mais ligadas ao virtual por diversos motivos, dentre eles; Por
possuírem problemas de se relacionarem com pessoas na real, por medo
do mundo que tem se tornado cada vez mais caótico, pelo mais provável
que é que no virtual a pessoa pode assumir tudo que ela sempre quis
ser e "ninguém" descobrirá a verdade (assim como vi uma frase de uma
afirmação de uma pessoa falando para outra onde uma era um policial e
a outra uma mulher advogada que talvez alguns reconheçam; "até onde
sei você se diz mulher mas também pode ser apenas um gordo infame
comendo um monte de galinha frita e vendo pornografia etc." +-) ou
seja não sabemos a fundo a verdade das pessoas no virtual e por isso
esses sites de relacionamento interpessoais tem crescido e se
fortalecido por poder dar a "luz" a imaginação das pessoas que a
utilizam.

On 30 ago, 21:32, Thiago Fassina Olimpio de Carvalho
<thiago...@gmail.com> wrote:
> Grupo:
> Henrique Netto
> Ricardo Julião
> Thiago Fassina
>
> Vamos conversar aqui sobre o impacto da computação e da internet na
> convivência entre pessoas através de ferramentas online como redes sociais,
> softwares de troca de mensagem instantânea, email, videoconferência etc...
>
> Primeiramente podemos analizar o conceito de algo virtual.
> Virtual:
> - Algo que é apenas potencial ainda não realizado.
> - Algo que não é físico, apenas conceitual.
> - Algo que não é concreto. Virtual é tudo aquilo que não é palpável, i. e.,
> geralmente alguma
> abstração<http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstra%C3%A7%C3%A3o_(programa%C3%A7%C3%A3o)>
> de
> algo real.
> - A simulação de algo, como em Realidade
> Virtual<http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_Virtual>
> , Memória virtual <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_virtual>, Disco
> virtual <http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_virtual>.

Dede Cury

unread,
Sep 3, 2010, 2:55:58 PM9/3/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
atençao, galera! leiam pierre levy! ele sabe quase tudo sobre o mundo
virtual!!!!

On 30 ago, 21:32, Thiago Fassina Olimpio de Carvalho
<thiago...@gmail.com> wrote:
> Grupo:
> Henrique Netto
> Ricardo Julião
> Thiago Fassina
>
> Vamos conversar aqui sobre o impacto da computação e da internet na
> convivência entre pessoas através de ferramentas online como redes sociais,
> softwares de troca de mensagem instantânea, email, videoconferência etc...
>
> Primeiramente podemos analizar o conceito de algo virtual.
> Virtual:
> - Algo que é apenas potencial ainda não realizado.
> - Algo que não é físico, apenas conceitual.
> - Algo que não é concreto. Virtual é tudo aquilo que não é palpável, i. e.,
> geralmente alguma
> abstração<http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstra%C3%A7%C3%A3o_(programa%C3%A7%C3%A3o)>
> de
> algo real.
> - A simulação de algo, como em Realidade

Dede Cury

unread,
Sep 3, 2010, 2:58:13 PM9/3/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
GRRRRRRRRRRRRANDE henrique neto! vc levantou questoes super
importantes. mas, será que todo mundo concorda? quem gosta de ter
livro enquanto propriedades super privadas? ou quem gosta de
supermercado ou shopping? azarar uma gata/gato ...

Dede Cury

unread,
Sep 3, 2010, 2:59:47 PM9/3/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
interessante essa colocaçao do estevao ... todos se revelam na
internet? somos todos (ou quase todos) travestis? por que isto? será o
distanciamento do real que nos favorece???

On 31 ago, 14:15, Estevão Costa <esteva...@gmail.com> wrote:
> Uma coisa interessante pra discutir é a questão de identidade.
> Pessoas que na web são totalmente diferentes da realidade.
>
> Estevão Costa!
>
> > Dicas para nos ajudar a focar são bem vindas. =]- Ocultar texto das mensagens anteriores -
>
> - Mostrar texto das mensagens anteriores -

Dede Cury

unread,
Sep 3, 2010, 3:01:14 PM9/3/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
ô leo, será que vamos emburrecer com as TIC??? vamos mudar de rumo?
como foi antes com outras tecnologias?

On 31 ago, 18:02, Leonardo Simoes <leo.vsim...@gmail.com> wrote:
> eu concordo com o que o Estevão disse
> mas acho um tópico interessantíssimo essa questão de isolamento causada pela
> vida virtual...
> lembro da minha infância sem todas essas tecnologias e foi nela que aprendi
> muita coisa, mas hoje em dia, dá pra ver claramente que as crianças perdem
> tempos e tempos em msn, orkut, chats, etc... deixando aquele lado infantil
> delas...
> vale também analisar que a internet não impõe limites pra essas crianças....
> um exemplo meio por alto seria que todos aqui já baixaram alguma música da
> internet, porém todos nós temos conhecimento que é uma atividade meio fora
> dos panos, isto é, envolve direitos autorais de bandas, etc... mas essas
> crianças/pessoas acham que podemos simplesmente baixar as músicas e que isso
> não envolve nada, achando assim que não teriam problemas no futuro
> ...
>
> Em 31 de agosto de 2010 14:15, Estevão Costa <esteva...@gmail.com> escreveu:
>
>
>
>
>
> > Uma coisa interessante pra discutir é a questão de identidade.
> > Pessoas que na web são totalmente diferentes da realidade.
>
> > Estevão Costa!
>
> Leonardo Veronez Simões- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Dede Cury

unread,
Sep 3, 2010, 3:02:14 PM9/3/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
porrrrrrrrrrrrrraaaa! as discussóes estao de alto nivel, bicho!!! bela
surpresa ... :-)

On 31 ago, 22:18, João Thompson <joaothomp...@gmail.com> wrote:
> Oi Léo,
>
> eu também acho isso visivel... por isso disse no outro tópico que acreditava
> que se tratava de uma mudança de paradigma... Eu acredito que a infância de
> amanhã não vai ser tão próxima com as nossas quanto hoje ainda é.
>
> Pode ser que eu esteja totalmente errado, mas me parece que que vai ser
> assim. Computação ganhando espaço no nosso dia-a-dia. Fazendo, cada vez
> mais, atividades banais.
>
> Em 31 de agosto de 2010 18:02, Leonardo Simoes <leo.vsim...@gmail.com>escreveu:
>
>
>
>
>
> > eu concordo com o que o Estevão disse
> > mas acho um tópico interessantíssimo essa questão de isolamento causada
> > pela vida virtual...
> > lembro da minha infância sem todas essas tecnologias e foi nela que aprendi
> > muita coisa, mas hoje em dia, dá pra ver claramente que as crianças perdem
> > tempos e tempos em msn, orkut, chats, etc... deixando aquele lado infantil
> > delas...
> > vale também analisar que a internet não impõe limites pra essas
> > crianças.... um exemplo meio por alto seria que todos aqui já baixaram
> > alguma música da internet, porém todos nós temos conhecimento que é uma
> > atividade meio fora dos panos, isto é, envolve direitos autorais de bandas,
> > etc... mas essas crianças/pessoas acham que podemos simplesmente baixar as
> > músicas e que isso não envolve nada, achando assim que não teriam problemas
> > no futuro
> > ...
>
> > Em 31 de agosto de 2010 14:15, Estevão Costa <esteva...@gmail.com>escreveu:
>
> > Uma coisa interessante pra discutir é a questão de identidade.
> >> Pessoas que na web são totalmente diferentes da realidade.
>
> >> Estevão Costa!
>
> João Thompson- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Dede Cury

unread,
Sep 3, 2010, 3:04:14 PM9/3/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
lucas, parece que a psicologia ja mostrou que temos uma terrivel
habilidade de esquecer as coisas ruins (mas, nao muuuuito ruins) do
passado. em geral, os velhos dizem "aaahhhh!!!! no meu tempo ..."

On 1 set, 09:26, Lucas Thom <thx...@gmail.com> wrote:
> João,
>
> Também penso nisso, mas penso o seguinte:
> Mas quem disse que as nossas infâncias eram boas, ou a melhor opção? (Por
> mais que gostemos dela.)
> Acredito que conduzindo essa aproximação(homem-máquina) de uma maneira
> saudável, não teremos grandes problemas.
>
> Quanto ao desapego pessoal, no meu caso, me aproximei de diversas pessoas
> desta forma(virtual) e acredito que com a maioria isso acontece.
>
> Att.
>
> Em 31 de agosto de 2010 22:18, João Thompson <joaothomp...@gmail.com>escreveu:
>
>
>
>
>
> > Oi Léo,
>
> > eu também acho isso visivel... por isso disse no outro tópico que
> > acreditava que se tratava de uma mudança de paradigma... Eu acredito que a
> > infância de amanhã não vai ser tão próxima com as nossas quanto hoje ainda
> > é.
>
> > Pode ser que eu esteja totalmente errado, mas me parece que que vai ser
> > assim. Computação ganhando espaço no nosso dia-a-dia. Fazendo, cada vez
> > mais, atividades banais.
>
> > Em 31 de agosto de 2010 18:02, Leonardo Simoes <leo.vsim...@gmail.com>escreveu:
>
> > eu concordo com o que o Estevão disse
> >> mas acho um tópico interessantíssimo essa questão de isolamento causada
> >> pela vida virtual...
> >> lembro da minha infância sem todas essas tecnologias e foi nela que
> >> aprendi muita coisa, mas hoje em dia, dá pra ver claramente que as crianças
> >> perdem tempos e tempos em msn, orkut, chats, etc... deixando aquele lado
> >> infantil delas...
> >> vale também analisar que a internet não impõe limites pra essas
> >> crianças.... um exemplo meio por alto seria que todos aqui já baixaram
> >> alguma música da internet, porém todos nós temos conhecimento que é uma
> >> atividade meio fora dos panos, isto é, envolve direitos autorais de bandas,
> >> etc... mas essas crianças/pessoas acham que podemos simplesmente baixar as
> >> músicas e que isso não envolve nada, achando assim que não teriam problemas
> >> no futuro
> >> ...
>
> >> Em 31 de agosto de 2010 14:15, Estevão Costa <esteva...@gmail.com>escreveu:
>
> >> Uma coisa interessante pra discutir é a questão de identidade.
> >>> Pessoas que na web são totalmente diferentes da realidade.
>
> >>> Estevão Costa!
>
> thx...@gmail.com(27) 8801-5899begin_of_the_skype_highlighting              (27) 8801-5899      end_of_the_skype_highlighting(27) 3337-5641begin_of_the_skype_highlighting              (27) 3337-5641      end_of_the_skype_highlighting- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Dede Cury

unread,
Sep 3, 2010, 3:05:41 PM9/3/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
caramba, bruno! nao sabia disto, cara!!! levantou um grande bola, o
cara. onde anda a second life? morreu? virou second dead???

On 2 set, 09:48, bruno borlini <brunoborl...@gmail.com> wrote:
> Second Life ae galera. esse negócio andou tão em moda a um tempo atras (não
> sei se ainda esta) que até algumas festas de encerramento de novela
> (tradiçao de todas as novelas) da rede globo foram realizadas somente no
> second life e nao a festa normal com pessoas e etc.
>
> Em 1 de setembro de 2010 10:32, Leonardo Simoes <leo.vsim...@gmail.com>escreveu:
>
>
>
> > po,
> > me perdi aqui então, foi mal galera,
> > vo achar o outro tópico pra gente discutir isso lá
> > iesuahauh
>
> > Em 1 de setembro de 2010 10:03, Guilherme Silva Manso <
> > guylhermema...@gmail.com> escreveu:
>
> > Dá pra unir os dois tópicos... hehe
>
> >> Em 1 de setembro de 2010 09:26, Lucas Thom <thx...@gmail.com> escreveu:
>
> >>  João,
>
> >>> Também penso nisso, mas penso o seguinte:
> >>> Mas quem disse que as nossas infâncias eram boas, ou a melhor opção? (Por
> >>> mais que gostemos dela.)
> >>> Acredito que conduzindo essa aproximação(homem-máquina) de uma maneira
> >>> saudável, não teremos grandes problemas.
>
> >>> Quanto ao desapego pessoal, no meu caso, me aproximei de diversas pessoas
> >>> desta forma(virtual) e acredito que com a maioria isso acontece.
>
> >>> Att.
>
> >>> Em 31 de agosto de 2010 22:18, João Thompson <joaothomp...@gmail.com>escreveu:
>
> >>> Oi Léo,
>
> >>>> eu também acho isso visivel... por isso disse no outro tópico que
> >>>> acreditava que se tratava de uma mudança de paradigma... Eu acredito que a
> >>>> infância de amanhã não vai ser tão próxima com as nossas quanto hoje ainda
> >>>> é.
>
> >>>> Pode ser que eu esteja totalmente errado, mas me parece que que vai ser
> >>>> assim. Computação ganhando espaço no nosso dia-a-dia. Fazendo, cada vez
> >>>> mais, atividades banais.
>
> >>>> Em 31 de agosto de 2010 18:02, Leonardo Simoes <leo.vsim...@gmail.com>escreveu:
>
> >>>> eu concordo com o que o Estevão disse
> >>>>> mas acho um tópico interessantíssimo essa questão de isolamento causada
> >>>>> pela vida virtual...
> >>>>> lembro da minha infância sem todas essas tecnologias e foi nela que
> >>>>> aprendi muita coisa, mas hoje em dia, dá pra ver claramente que as crianças
> >>>>> perdem tempos e tempos em msn, orkut, chats, etc... deixando aquele lado
> >>>>> infantil delas...
> >>>>> vale também analisar que a internet não impõe limites pra essas
> >>>>> crianças.... um exemplo meio por alto seria que todos aqui já baixaram
> >>>>> alguma música da internet, porém todos nós temos conhecimento que é uma
> >>>>> atividade meio fora dos panos, isto é, envolve direitos autorais de bandas,
> >>>>> etc... mas essas crianças/pessoas acham que podemos simplesmente baixar as
> >>>>> músicas e que isso não envolve nada, achando assim que não teriam problemas
> >>>>> no futuro
> >>>>> ...
>
> >>>>> Em 31 de agosto de 2010 14:15, Estevão Costa <esteva...@gmail.com>escreveu:
>
> >>>>> Uma coisa interessante pra discutir é a questão de identidade.
> >>>>>> Pessoas que na web são totalmente diferentes da realidade.
>
> >>>>>> Estevão Costa!
>
> >>>(27) 8801-5899begin_of_the_skype_highlighting              (27) 8801-5899      end_of_the_skype_highlighting
> >>>(27) 3337-5641begin_of_the_skype_highlighting              (27) 3337-5641      end_of_the_skype_highlighting
>
> > --
> > Leonardo Veronez Simões- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Dede Cury

unread,
Sep 3, 2010, 3:07:46 PM9/3/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
thiago radicalizou qual um taleban!!!!! o virtual matando o real ...
poderoso ... será????

On 2 set, 22:16, Thiago Lima <thiagoli...@gmail.com> wrote:
> O Second Life, citado anteriormente, é a prova absurda de como as pessoas se escondem atras de uma tela de computador. O nome do aplicativo já sugere: Second Life, ou seja, está (ou, pelo menos, deveria) em Segundo plano. Muitos esquecem da própria vida, vivendo uma vida virtual. Quantas vezes deixamos de ir as casas de nossos amigos, pois temos o tal do MSN, Orkut ou FaceBook? No Twitter você fala da sua vida pros outros acompanharem como novela, já no Formspring são feitas perguntas a você, como em uma entrevista a qual todos tem acesso.
> Por que 'virtualizar' algo tão gostoso que é o 'estar cara a cara', o 'olho no olho', sentir o cheiro, tocar e sentir a presença, e não notar a presença quando a janelinha subir ou a pessoa aparecer nos seus visitantes recentes!
> Devo admitir que sou usuário de alguns desses programas, mas que deixaria todos de lado pra poder estar pessoalmente com meus amigos, família e namorada, isso sem duvidas!
> Resumindo: A computação é a resposta pra vida virtual (obviamente), porém assassina a social!
>
> Thiago Lima
>
> Em 02/09/2010, às 12:12, Guilherme Silva Manso <guylhermema...@gmail.com> escreveu:
>
>
>
> > Prefiria The Sims.... Podia jogar do jeito que quisesse e só interagia mesmo com o computador...
>
> > Em 2 de setembro de 2010 09:48, bruno borlini <brunoborl...@gmail.com> escreveu:
> > Second Life ae galera. esse negócio andou tão em moda a um tempo atras (não sei se ainda esta) que até algumas festas de encerramento de novela (tradiçao de todas as novelas) da rede globo foram realizadas somente no second life e nao a festa normal com pessoas e etc.
>
> > Em 1 de setembro de 2010 10:32, Leonardo Simoes <leo.vsim...@gmail.com> escreveu:
>
> > po,
> > me perdi aqui então, foi mal galera,
> > vo achar o outro tópico pra gente discutir isso lá
> > iesuahauh
>
> > Em 1 de setembro de 2010 10:03, Guilherme Silva Manso <guylhermema...@gmail.com> escreveu:
>
> > Dá pra unir os dois tópicos... hehe
>
> > Em 1 de setembro de 2010 09:26, Lucas Thom <thx...@gmail.com> escreveu:
>
> > João,
>
> > Também penso nisso, mas penso o seguinte:
> > Mas quem disse que as nossas infâncias eram boas, ou a melhor opção? (Por mais que gostemos dela.)
> > Acredito que conduzindo essa aproximação(homem-máquina) de uma maneira saudável, não teremos grandes problemas.
>
> > Quanto ao desapego pessoal, no meu caso, me aproximei de diversas pessoas desta forma(virtual) e acredito que com a maioria isso acontece.
>
> > Att.
>
> > Em 31 de agosto de 2010 22:18, João Thompson <joaothomp...@gmail.com> escreveu:
>
> > Oi Léo,
>
> > eu também acho isso visivel... por isso disse no outro tópico que acreditava que se tratava de uma mudança de paradigma... Eu acredito que a infância de amanhã não vai ser tão próxima com as nossas quanto hoje ainda é.
>
> > Pode ser que eu esteja totalmente errado, mas me parece que que vai ser assim. Computação ganhando espaço no nosso dia-a-dia. Fazendo, cada vez mais, atividades banais.
>
> > Em 31 de agosto de 2010 18:02, Leonardo Simoes <leo.vsim...@gmail.com> escreveu:
>
> > eu concordo com o que o Estevão disse
> > mas acho um tópico interessantíssimo essa questão de isolamento causada pela vida virtual...
> > lembro da minha infância sem todas essas tecnologias e foi nela que aprendi muita coisa, mas hoje em dia, dá pra ver claramente que as crianças perdem tempos e tempos em msn, orkut, chats, etc... deixando aquele lado infantil delas...
> > vale também analisar que a internet não impõe limites pra essas crianças.... um exemplo meio por alto seria que todos aqui já baixaram alguma música da internet, porém todos nós temos conhecimento que é uma atividade meio fora dos panos, isto é, envolve direitos autorais de bandas, etc... mas essas crianças/pessoas acham que podemos simplesmente baixar as músicas e que isso não envolve nada, achando assim que não teriam problemas no futuro
> > ...
>
> > Em 31 de agosto de 2010 14:15, Estevão Costa <esteva...@gmail.com> escreveu:
>
> > Uma coisa interessante pra discutir é a questão de identidade.
> > Pessoas que na web são totalmente diferentes da realidade.
>
> > Estevão Costa!
>

Dede Cury

unread,
Sep 3, 2010, 3:09:02 PM9/3/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
boas colocaçoes, gercio ... dá pra pensar ...
> > ..e muitas outras.- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Dede Cury

unread,
Sep 3, 2010, 4:01:52 PM9/3/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
galera, o que to vendo é o que nunca havia visto antes!!!! as
discussoes aqui, no ESPAÇO VIRTUAL, estao absolutamente fantasticas!!
de uma maturidade impar!!! estaria sendo assim se estivéssemos
discutindo no real????? pois é ...

On 30 ago, 21:32, Thiago Fassina Olimpio de Carvalho
<thiago...@gmail.com> wrote:
> Grupo:
> Henrique Netto
> Ricardo Julião
> Thiago Fassina
>
> Vamos conversar aqui sobre o impacto da computação e da internet na
> convivência entre pessoas através de ferramentas online como redes sociais,
> softwares de troca de mensagem instantânea, email, videoconferência etc...
>
> Primeiramente podemos analizar o conceito de algo virtual.
> Virtual:
> - Algo que é apenas potencial ainda não realizado.
> - Algo que não é físico, apenas conceitual.
> - Algo que não é concreto. Virtual é tudo aquilo que não é palpável, i. e.,
> geralmente alguma
> abstração<http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstra%C3%A7%C3%A3o_(programa%C3%A7%C3%A3o)>
> de
> algo real.
> - A simulação de algo, como em Realidade

João Thompson

unread,
Sep 3, 2010, 4:25:57 PM9/3/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
DD,
 
eu concordo com você, mas tenho uma observação... eu acho que nossa escolha em relação a usar o grupo do google foi a melhor solução...
 
acho que o ambiente ajuda na discussão exatamente por chegar nas nossas caixas de entrada e nós respondemos como sendo e-mail. Acredito que se fosse em algum ambiente tipo moodle, não estariamos respondendo tanto.
--
João Thompson

Lauro J. Lyrio Junior

unread,
Sep 3, 2010, 4:49:32 PM9/3/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
realmente, mas acho que isso é mais pela questão cultural mesmo, tudo que a gente discute praticamente é por grupos (principalmente pelo gmail), logo sempre teremos um pouco de 'preconceito' com outras ferramentas, acho normal.

2010/9/3 João Thompson <joaoth...@gmail.com>



--
Lauro J. Lyrio Junior
LCAD - Universidade Federal do Espírito Santo.
Vitória - ES
+55 (27)9254-1831

Freddy Brasileiro

unread,
Sep 3, 2010, 4:53:00 PM9/3/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
orivaldo que sabe tudo sobre vida virtual!


Freddy Brasileiro

victor neves

unread,
Sep 3, 2010, 4:54:27 PM9/3/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Isso tem a ver com a discussão de computação e educação. As vezes alguém elabora um bom sistema de educação à distância, mas esbarra nesse "preconceito" ou comodismo, que impede que as pessoas usem ele.

2010/9/3 Lauro J. Lyrio Junior <lauroj...@gmail.com>



--
Victor Neves

Estevão Costa

unread,
Sep 3, 2010, 5:14:27 PM9/3/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
É, só o fato de chegar 10 emails a cada 1 hora, parece que nos "obrigam" a responder.
O fato é que é muito mais tranquilo por aqui.
Podemos responder a hora que puder, e não perdemos nenhum tópico. muito mais fácil acompanhar...
Estevão Costa!

Estevão Costa

unread,
Sep 3, 2010, 5:20:30 PM9/3/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Acredito que o "Se revelar" pela internet está muito ligado a ilusão de total privacidade.
Na ausência de alguém para "regular", as pessoas tendem a se manifestar sem medos; do jeito natural; sem se preocupar muito com aceitação; ser ou não politicamente correto... etc;e aí acaba surgindo essas modificações da vida real.
Estevão Costa!

Rodolfo Spalenza

unread,
Sep 3, 2010, 7:34:33 PM9/3/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Concordo com João. Quem quando está no computador não deixa o gmail aberto?
A idéia é centralizar tudo para te praticidade.

--
Atenciosamente,
Rodolfo Signorelli Spalenza
Ciência da Computação - UFES

Dede Cury

unread,
Sep 5, 2010, 10:42:38 AM9/5/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
é uma boa dica pro curdo de projeto de interface, joao!!! pensemos ...

2010/9/3 João Thompson <joaoth...@gmail.com>



--
Prof. Dr. Davidson Cury
Depto Informática - Universidade Federal do Espírito Santo

Gustavo Altoé

unread,
Sep 8, 2010, 5:53:14 PM9/8/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Não acho que a vida virtual MATA a real como disse o Thiago.

Tudo é questão de como usamos. Temos de ter noção até onde a vida virtual pode ser positiva e até onde ela desestimula a interação da sociedade.
Acho que a vida virtual pode ser uma grande ferramenta de impulsão para as comunicações entre as pessoas e tudo o que isso nos proporciona.

Um belo exemplo disso é o que estamos fazendo neste exato momento.
Criamos um grupo pela internet e discutimos assuntos, cada um colocando seu ponto de vista e discutindo para tentarmos chegarmos a um concenso.

Essa parte da nossa vida virtual é de puro crescimento.


Refriso: é tudo questão de como é utilizado!

Guilherme Silva Manso

unread,
Sep 9, 2010, 9:14:18 AM9/9/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Concordo Gustavo.
Tudo questão de como é utilizado.
E ainda bem que vc tem consciência disso...

O problema são as pessoas que não têm... Aquelas que preferem, por exemplo, passar o fds inteiro na frente do MSN, do Orkut e de tantas outras, do que se reunir com os amigos, com a namorada e/ou com a família pra fazer algo...

bruno borlini

unread,
Sep 9, 2010, 9:42:14 AM9/9/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Nao acho que as pessoas prefiram passar o fim de semana no msn, acho que elas não tem nada melhor pra fazer e acabam fazendo isso porque de certa forma distrai, as pessoas que trabalham e/ou estudam não ficam o dia todo no msn porque não tem tempo pra isso; é uma questão de obrigações, quando você tem alguma, você não fica "fazendo nada" no msn/orkut e similares.

Leonardo Simoes

unread,
Sep 9, 2010, 10:22:50 AM9/9/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
rapaz
eu discordo com bruno
eu acho que tem gente que prefere realmente passar o final de semana no msn do que fazer outra coisa,
falo isso pq eu conheço gente que prefere perder horas e horas no msn ao invés de ir jogar uma sinuca com os amigos
--
Leonardo Veronez Simões

bruno borlini

unread,
Sep 9, 2010, 10:34:05 AM9/9/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Leo, eu me expressei mal, eu quis dizer é que eu acho que a maioria das pessoas fica no msn quando nao tem nada pra fazer. Ontem mesmo eu nao tinha p**** nenhuma pra fazer fikei no pc o dia todo a toa...nao porque eu queria mas porque era a unica coisa que tinha.se alguem me chamasse pra sair eu ia correndo com ou sem chuva. mas com certeza acredito que tem gente que prefira mesmo, tem doido pra tudo nesse mundo não é?

Guilherme Silva Manso

unread,
Sep 9, 2010, 10:47:50 AM9/9/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
"tem doido pra tudo nesse mundo não é?"
EXATAMENTE...

Vinicius Sobral

unread,
Sep 10, 2010, 11:26:18 PM9/10/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
O fato da "falsa privacidade", e também do "não ter nada pra fazer"
realmente estimulam a pessoa a estar no mundo virtual. Você vê que
twittar, responder formspring, scraps e tc no msn fazem parte ativa da
vida das pessoas. Até que ponto isso deixa de ser uma diversão e passa
a ser uma vida mesmo, vide "vida virtual"?

Gustavo Altoé

unread,
Sep 11, 2010, 11:08:50 AM9/11/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Exatamente!

Victor Viola

unread,
Sep 12, 2010, 9:03:36 AM9/12/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
cara, na maioria das vezes, não vejo como vida virtual, mas sim como
uma extensão da real life.
qndo voce entra no msn pra conversar com uma gatinha, eh pq vc qer
transar com ela.
se voce fala com seu amigo, eh pq voces tao combinando de fazer algo
maneiro depois

o ponto que o cara começa a ficar bugadão e prefere peitinhos e
pirocas no chatroullet a sair com a galera em procura de diversão, aí
se trata de problemas psicologicos que o cara está enfrentando... as
vezes depressao, baixa auto estima e etc.

acho que ngm quer trocar o real pelos bits, quando isso acontece é
reflexo de uma desordem mental que precisa ser tratada

Vinicius Sobral

unread,
Sep 13, 2010, 11:21:04 AM9/13/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Viola, tem muita gente que não vê como uma extensão da vida real, e
realmente prefere ficar se masturbando na frente do pc do que comer
uma mulher, já saiu até reportagem sobre isso.

Mas não acho nem que seja distúrbio mental, acho que isso é provocado
pela facilidade como se obtém as coisas na net hj em dia,
especialmente pornografia. É tão fácil arrumar um filme porno que um
cara tímido as vezes fica em casa descascando a banana e pra ele isso
é suficiente, pq assim ele não precisa passar pelo horror que é
conxavar uma gatinha.

http://testosterona.blog.br/2010/06/05/a-pornografia-e-a-internet/

Em 12 de setembro de 2010 10:03, Victor Viola
<victor...@gmail.com> escreveu:

--
Ganhe DINHEIRO visitando sites:
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=sobralzex

Guilherme Silva Manso

unread,
Sep 13, 2010, 11:28:36 AM9/13/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
O cara gosta de zuar né...

Em 11 de setembro de 2010 12:08, Gustavo Altoé <gusta...@gmail.com> escreveu:
Exatamente!

Tiago Prince Sales

unread,
Sep 13, 2010, 1:19:10 PM9/13/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
O cara que prefere ficar em casa descascando banana é por que nunca viu uma mulher pelada ao vivo. Só fica em casa quem não tem condição de pegar uma gata, ou então tem medo de tentar.

Victor Viola

unread,
Sep 13, 2010, 3:04:01 PM9/13/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
Sou virgem e nunca vi mulher pelada e não prefiro ficar em casa, acho
que você generalizou Tiago

Gustavo Altoé

unread,
Sep 13, 2010, 8:56:41 PM9/13/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
É Thiago.
Também sou virgem, mas to tentando ter minha primeira experiência.
Uso a internet como um facilitador pra abordagem nas gatas, mas dps tento marcar um real, lógico.

Guilherme Silva Manso

unread,
Sep 14, 2010, 8:26:10 AM9/14/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Minha vó tbm é...

Julião

unread,
Sep 14, 2010, 9:55:12 AM9/14/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Eu concordo com Victor sobre a vida virtual ser uma extensão da real life.
Você pode fazer seu marketing social enquanto toma um café em casa e ser chamado pra sair por uma bela gata.

2010/9/12 Victor Viola <victor...@gmail.com>

bruno borlini

unread,
Sep 15, 2010, 10:58:11 AM9/15/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Viola falou pouco mas falou bonito! concordo 150%

Em 12 de setembro de 2010 10:03, Victor Viola <victor...@gmail.com> escreveu:

Dede Cury

unread,
Sep 15, 2010, 4:01:28 PM9/15/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
outra GRRRRRRRRRRRANDE bola, levantada pelo sobralito!!! bom tema pra discussao ....

2010/9/11 Vinicius Sobral <vmso...@gmail.com>

Dede Cury

unread,
Sep 15, 2010, 4:06:28 PM9/15/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
ricardinho compareceu!!! enfim ...

2010/9/14 Julião <rsju...@gmail.com>

Dede Cury

unread,
Sep 15, 2010, 4:03:15 PM9/15/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
jogou pesado, cara! isto nao é viola, mas um VIOLONCELO INTEIRO!!!!!

2010/9/12 Victor Viola <victor...@gmail.com>

Vinicius Sobral

unread,
Sep 15, 2010, 8:18:57 PM9/15/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Po Dedê, tá enchendo minha bola direto, não vo admitir nota baixa
depois não ein uiaehuiaehiuaehuieahuiae

brincanagem

Rodolfo Spalenza

unread,
Sep 15, 2010, 8:27:07 PM9/15/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
"O cara que prefere ficar em casa descascando banana é por que nunca viu uma mulher pelada ao vivo."

Ou nunca viu ou não gostou né?
Hiuhiuhiauhia.

Eduardo Arruda

unread,
Sep 16, 2010, 7:30:20 PM9/16/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Como é que é essa historia de mulher real? é bom? ... conheço só a virtual só.

daniel scampini

unread,
Sep 16, 2010, 9:40:56 PM9/16/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Pow eu nem uso mais telefone pra marcar algo.
Chego no msn e marco tudo com a galera, uso telefone pra ultimos casos :D
Bom que eu economizo no tel!
haahhahah

2010/9/16 Eduardo Arruda <eduardoarr...@gmail.com>

daniel scampini

unread,
Sep 16, 2010, 9:42:13 PM9/16/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Sem dizer que vc pode dar ideia em varias girls ao mesmo tempo e marcar uma night!

Gustavo Altoé

unread,
Sep 16, 2010, 10:35:39 PM9/16/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
É Daniel, já dei printscreen e vou mostrar pra sua namorada!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dede Cury

unread,
Sep 17, 2010, 7:37:13 AM9/17/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
a vida é cheia de surpresas ... :-)

2010/9/15 Vinicius Sobral <vmso...@gmail.com>

Po Dedê, tá enchendo minha bola direto, não vo admitir nota baixa
depois não ein uiaehuiaehiuaehuieahuiae

brincanagem

bruno borlini

unread,
Sep 17, 2010, 8:36:16 AM9/17/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
o mal de conversar pelo msn é que vc nao sabe oq a mulhe ta pensando na hora, ela pode ta mo sem saco e vc enchendo o saco dela...ai isso te queima. pelo telefone é melhor porque ouvindo a voz da mulher da pra te uma ideia melhor se ela ta interessada ou nao.

Guilherme Silva Manso

unread,
Sep 17, 2010, 8:44:30 AM9/17/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
"o mal de conversar pelo msn é que vc nao sabe oq a mulhe ta pensando na hora, ela pode ta mo sem saco e vc enchendo o saco dela...ai isso te queima. pelo telefone é melhor porque ouvindo a voz da mulher da pra te uma ideia melhor se ela ta interessada ou nao."

... Ou ela pode tá com saco, ou ainda, ela pode ter saco....

aehuaheuhauehauheuha

Gustavo Altoé

unread,
Sep 17, 2010, 10:06:42 AM9/17/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Aí vc vai se amarrar, neh?

Freddy Brasileiro

unread,
Sep 17, 2010, 10:08:47 AM9/17/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
uma mulher de piruzinho!


Freddy Brasileiro

Lucas Thom

unread,
Sep 17, 2010, 10:10:41 AM9/17/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Mó legal mostrar o pau no omegle.... melhor q msn....

aquelescara
--
Lucas Thom Ramos
CCOMP - UFES
thx...@gmail.com
(27) 8801-5899
(27) 3337-5641

daniel scampini

unread,
Sep 17, 2010, 3:45:40 PM9/17/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Se você é um cara esperto vai saber se a mulher ta de saco cheio ou nao!
Ai esses aprendizes!
UAHUAHUAHUAHUAHUAHUAH

2010/9/17 Guilherme Silva Manso <guylher...@gmail.com>

Eduardo Arruda

unread,
Sep 18, 2010, 2:20:39 AM9/18/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Rapaz o négocio..........(depois perguntem o frota qual é o negócio).

Mas eu concordo com o daniel , várias mulheres ao mesmo tempo. Aqui em casa eh assim no msn , cheio de gatas no msn , pagando peitinho pela webcam, diversão total.


Falando sério agora, telefone é caro , msn fica barato e se a mulher não quiser sair você não gastou nenhum centavo com ela.

Victor Neves

unread,
Sep 18, 2010, 6:25:02 PM9/18/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Cada qual com a sua preferência, eu geralmente prefiro mandar uma email +- assim:

Prezada gatinha identificada como ***.

Gostaria imensamente que vossa beldade me agraciasse com a oportunidade de um econtro a dois, onde a senhorita e esse que vos fala poderão passar momentos de contemplação, alegria e boa ventura em presença mútua em uma noite jovial.

Espero que não seja muita audácia sugerir de antemão um horario, sendo que sexta-feira as 9h seria deveras conveniente para mim. Naturalmente qualquer mudança de horário poderá ser negociada.

Sem mais, envio lhe um forte abraço carinhoso e aguardo ansiosamente pela sua resposta.




2010/9/18 Eduardo Arruda <eduardoarr...@gmail.com>



--
Victor Neves

Aline Medeiros

unread,
Sep 18, 2010, 6:37:54 PM9/18/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
aehahueauhehuaeuaaehahueauhehuaeuaaehahueauhehuaeuaaehahueauhehuaeuaaehahueauhehuaeua

[desculpem o post inútil!]
--
"There is a theory which states that if ever anyone discovers exactly what the Universe is for and why it is here, it will instantly disappear and be replaced by something even more bizarre and inexplicable.
There is another theory which states that this has already happened." (Douglas Adams)

João Thompson

unread,
Sep 18, 2010, 6:40:09 PM9/18/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Isso explica muita coisa vitão!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
--
João Thompson

Freddy Brasileiro

unread,
Sep 19, 2010, 6:27:43 PM9/19/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
cada dia me surpreendo mais com esse vitão


Freddy Brasileiro

Dede Cury

unread,
Sep 20, 2010, 8:04:03 AM9/20/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
bruno, a fala cheia de intensidades e silencios é um barato pra se perceber as emoçoes, claro! a escrita é limitada. no entanto, se o cabra escreve bem ele passa as emoçoes. por exemplo, quem ainda nao leu "o apanhador no campo de centeio", do salinger? é uma obra prima, cara! quem ainda nao conhece, leia-o! li qdo tinha uns 17 ou 18 e li de novo este ano. 
ele é tb perigoso ... influenciou um maluco, o lee oswald, a mandar uma bala pra cuca do kennedy. tb se meteu na cachola do outro louco que matou o lennon ... portanto, se vc o ler, cuidado!!! afaste-se de armas ... hehe

2010/9/17 bruno borlini <brunob...@gmail.com>

Dede Cury

unread,
Sep 20, 2010, 8:04:51 AM9/20/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
aeiouuoueiaoioeiaeioauaofuck!!!!!!!!!!!!!!!

2010/9/17 Guilherme Silva Manso <guylher...@gmail.com>
"o mal de conversar pelo msn é que vc nao sabe oq a mulhe ta pensando na hora, ela pode ta mo sem saco e vc enchendo o saco dela...ai isso te queima. pelo telefone é melhor porque ouvindo a voz da mulher da pra te uma ideia melhor se ela ta interessada ou nao."

Dede Cury

unread,
Sep 20, 2010, 8:09:20 AM9/20/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
caramba! se nao tivesse visto o nome do emissor, juraria ser um texto ou do barone ou do denerson ... porra!!! essa coisa da forma da escrita pega ... hehe

2010/9/18 Victor Neves <victorn...@gmail.com>

Henrique Netto

unread,
Sep 23, 2010, 10:51:18 AM9/23/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
de repente essa poha virou paus, gatinhas, gatinhas com paus e
recadinhos de amor!!!

desenrolou mtu bem.

Rodolfo Spalenza

unread,
Sep 23, 2010, 6:20:12 PM9/23/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Hihuihuaiuhiauhia.
Boa Victor.

"Rapaz o négocio..........(depois perguntem o frota qual é o negócio)."
Rapaz, perguntar pro Frota? Hhiauhiauhiauhiauhiauhia.


Rodolfo Spalenza

unread,
Sep 23, 2010, 6:20:26 PM9/23/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
Frota é viado rapá.

Gustavo Altoé

unread,
Sep 27, 2010, 1:01:43 PM9/27/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

o melhor post foi o do João!
"isso explica mt coisa" kkkkkkkkkkkkkkk


Henrique Netto

unread,
Oct 7, 2010, 9:11:51 AM10/7/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
O resumo de postagens feito pelo grupo está no link:
https://docs.google.com/leaf?id=0B7L-90Yw58gZMDEyYzY2MzYtODBjNS00MTZmLWI4MTAtYWY5YTA2ZTVlZDY4&hl=en&authkey=CKODsoMH

Dividimos em aproveitamento ( taxa de comentarios relevantes por total
de comentários) e postagens mais interessantes (que o gurpo considerou
mais útil em relação ao tema)

Como todos esses critérios são bem subjetivos, não há notas. Apenas
base para DD fazer o balanceamento final.

Abraço a todos.

bruno borlini

unread,
Oct 7, 2010, 10:17:24 AM10/7/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
achei meio injusto o modo como voces avaliaram. 1 pessoa que teve 1 comentario e esse 1 foi relevante tem indice de 100% enquanto 1 pessoa que tem 3 ou 4 relevantes e 1 de bobeira tem menos

Lauro J. Lyrio Junior

unread,
Oct 7, 2010, 10:22:28 AM10/7/10
to computacao-e-soc...@googlegroups.com
achei válido.

2010/10/7 bruno borlini <brunob...@gmail.com>



--
Lauro J. Lyrio Junior
LCAD - Universidade Federal do Espírito Santo.
Vitória - ES
+55 (27)9254-1831

Henrique Netto

unread,
Oct 8, 2010, 9:13:22 AM10/8/10
to Computação e Sociedade Ufes 2010
Cara, o aproveitamento é um conta matemática.
Não são notas, tah explicado na observacao.

Cabe a DD o julgamento final, estamos só ajudando ele.

A quantidade de comentário tb tá lá, se ele achar relevante, ele vai
considerar.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages