Sinto lhe dizer que nem li e nem lerei esse livro q vc escreveu.
Prezados Senhores de identificação Gustavo Altoé, Renan Gabriel de Oliveira, Freddy Brasileiro e Renan Gabriel,
Deixo aqui, sem subterfúgios, plenas desculpas em favor do perdão, por ter enviado no primeiro instante um conteúdo que julgaram muito extenso para que pudessem ler na criação do tópico de título COMPUTAÇÃO e MÚSICA (COMPUTAÇÃO MUSICAL).
De qualquer forma, gostaria que soubessem que estas críticas são muito bem-vindas (bem recebidas), no qual iremos avaliar atentamente as próximas postagens, para que não ocorra novamente outras postagens que possuam tamanhos longos em termos de escrita.
Na esperança de tentar justificar o tamanho do tópico criticado, passamos muito tempo sem criar este tópico, além de não ter comentado até o momento presente os assuntos referentes aos demais temas (iria pesquisar neste instante, idéias referentes aos demais assuntos). Desta forma, tentamos escrever o escopo da idéia que estamos desempenhando até o momento de uma só vez (pois já existem algumas idéias no trabalho bem definidas).
Quanto ao ler ou não ler algum tópico, isso é deixado aos critérios e conceitos dos Senhores. Porém, ainda não analisei se esta informação contempla algum tipo de crítica construtiva ou destrutiva ao tópico, ou mesmo se ressalta importâncias as demais pessoas que receberam o questionamento.
Muito me admira a comparação entre um livro, com uma página incompleta de formato A4, escrita em fonte de tamanho 10, com espaçamento simples. Mas respeito à crônica irônica. Porém, ainda não refleti se trouxe melhora considerada ao questionamento do tópico.
Se mais, dou aos referidos Senhores, plena, total, geral e irrevogável quitação pelas respostas mencionadas a criação do tópico.
Respeitosamente,
Rafael Denerson Ramos de Sousa.
Estimados Senhores identificados como Estevão Costa e Rafael Benz,
Gostaria de agradecer imensamente aos senhores pela observação em destacar a importância da computação aplicada na música, dizendo que esta abordagem contemporânea inovou as diversas formas de se criar músicas.
Quanto ao foco de pesquisas referente ao tema que ainda não foi esclarecido no primeiro contato (criação do tópico), estamos estudando, pesquisando e analisando as funções harmônicas conhecidas como cadência, transposição e rearmonização musical, principalmente quando aplicadas através da computação, ou sistemas computacionais (por meio de abstrações, já que o curso provê uma valorização mais forte aos conceitos abstratos, principalmente quando o assunto em questão é conhecido como sistemas computacionais).
Como ainda não apresentamos o conteúdo programático de nossas pesquisas em sala de aula (cada grupo terá 15 minutos para explorar o escopo de suas pesquisas), acredito que é natural não entenderem alguns (poucos) assuntos que ainda não estão bem definidos no escopo do que já foi estabelecido em nosso trabalho.
Espero ter a oportunidade de conversar pessoalmente com os Senhores para melhores esclarecimentos, caso o foco do trabalho não tenha sido esclarecido na pertinência desta primeira instância de contato. Neste contexto, acredito que poderei dar a atenção que os Senhores merecem.
Quero ressaltar também que, vamos ainda, comentar cada assunto exibido na criação do tópico de forma detalhada, pois na abertura do tema de rótulo COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE (COMPUTAÇÃO MUSICAL), só tratamos o leque do nosso trabalho de maneira geral e sucinta.
Ao mencionarem que existem sistemas que realizam transposição de tonalidades em músicas, conheço os softwares conhecidos como Finale (comercial), Harmonie (acadêmico) e Guitar Pro (comercial). Porém, estes realizam a funcionalidade de transpor tons a partir de certas abstrações gráficas, para depois sim ocorrer algum tipo de sampleamento do som na maneira run-time.
Sem mais para o momento, envio-lhes um abraço fraterno com os meus melhores cumprimentos.
Atenciosamente,
Rafael Denerson Ramos de Sousa.
Prezados Senhores Ygor Kiefer, Yuri Dantas e Victor Neves,
Contemplo aos Senhores um muito obrigado por compartilhar vídeos e questionamentos referente ao tema COMPUTAÇÃO e MÚSICA (COMPUTAÇÃO MUSICAL).
Ainda, tanto por elevada ignorância, quanto por não possuir qualquer tipo de formação acadêmica referente ao tema de pesquisa proposta, desconheço as aplicações e reflexões analisadas após visualizar os vídeos indicados pelos senhores. Porém, os achei tão interessante a ponto de desejar visualizá-los novamente em um futuro próximo, para que assim, sedimentem novos contextos de computação aplicada em música que eu desconhecia, ou ainda não havia percebido tão bem.
Espero que num futuro breve ter a oportunidade de conversar com os Senhores pessoalmente, para assim, buscar conhecer de maneira mais profunda, as linhas de raciocínio que empregaram nas postagens que pude ler, além sanar maiores esclarecimentos, caso exista algum tipo de dúvida referente ao que foi dito na criação do tópico.
Ressalto também que, alguma das linhas de raciocínio mencionadas pelos Senhores são pertinentes, mas não é consenso entre diversas escolas que estudam de forma profunda o conceito de música em virtude de sua teoria (principalmente quando a mesma é dada em função da sua inteireza). Tanto que, na oportunidade que existir, postarei artigos referente ao assunto quando conseguir os encontrar.
Sem mais, envio-lhes um forte abraço,
Estimados Senhores Ygor Kiefer, Yuri Dantas e Victor Neves,
Como havia prometido, postei uma nota referente a alguns conceitos de música (arquivo de título Teoria_e_Leitura_da_Musica.pdf: caso tenham curiosidade, destaco as definições musicais apenas entre às páginas 14 e 19, pois foi o mérito que mencionei na resposta pertinente ao e-mail). Como havia respondido anteriormente, acredito que dentre a maioria dos conceitos musicais apresentados pelos Senhores, este vão de acordo maior parte dos pensamentos destacados no documento entre as páginas que destaquei. Porém, existem outros conceitos como, por exemplo: “A música é a arte de pensar com os sons, um pensamento sem conceitos (por Jules Combarieu)” ou “Música é a manifestação humana que organiza os sons e ruídos desintelectualizados no tempo (por Mário de Andrade)”. Nessas e outras linhas de raciocínios, poderiam cair por terra os conceitos afirmados ao comentarem seus pensamentos.
Sem mais, envio um abraço fraterno a todos.
Respeitosamente,
Rafael Denerson Ramos de Sousa.
Prezado Senhor de identificação Eduardo Arruda,
Venho informar que o grupo cujo título do tema é COMPUTAÇÃO E MÚSICA (COMPUTAÇÃO MUSICAL: em pesquisa pelos componentes Fábio Barone e Rafael Denerson) só realizou uma postagem referente ao tópico. Verifiquei neste instante a possibilidade de outro tópico (ou outro grupo) ter sido criado no contexto computacional aplicado à música, mas esse questionamento não foi confirmado.
Quanto a qualquer dúvida referente ao tópico, tentaremos esclarecer ou discutir na medida do possível, caso o questionamento seja mencionado.
Sem mais para o momento, envio-lhe um abraço fraterno com os meus melhores cumprimentos.
Cordialmente,
Rafael Denerson Ramos de Sousa.
Prezado Thiago Lima,
Gostaria de agradecer por ter participado do tópico e ressaltar que vou avaliar os meus critérios e conceitos para escrever os demais tópicos.
Ao se tratar de formalidade, não compartilho dessa metodologia de escrita (já participei de uma assessoria de imprensa que os Diretores e Presidentes realmente eram realmente formais). Busco apenas escrever de maneira respeitosa as demais pessoas, pois não se trata de escrever um assunto pra uma ou duas pessoas, sendo que não conheço mais do que 5 (cinco) pessoas na turma.
Quanto ao fazer como Dedê (ao qualquer outra pessoa que seja), informo que por limitações de minha personificação, não sou bom em copiar ou imitar alguém (características que deixo a desejar como pessoa). No entanto, peço compreensão.
Sem mais, envio-lhe um abraço fraterno.
Respeitosamente,
Rafael Denerson Ramos de Sousa.
Oo
Vinicius Sobral
Em 18 de setembro de 2010 15:24, rafael denerson
<rafaeld...@gmail.com> escreveu:
--
Ganhe DINHEIRO visitando sites:
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=sobralzex
Concordo.
E o q vc atrapalha com esses posts que ng lê é algo absurdo.
Participei de uma palestra referente a Computação Musical Ubíqua. O
arquivo de título Keller2010-CompMusubi-UFRGS está hospedado na página
e contém os slides da apresentação.
Em 16 de setembro de 2010 02:45, Rafael Denerson
<rafaeld...@gmail.com> escreveu:
> Caríssimos colaboradores,
>
> Sejam bem-vindos ao grupo da disciplina Computação e Sociedade, cujo
> título do tema selecionado através de propostas políticas realizadas
> em sala de aula foi definido como Computação e Música.
>
> Por motivos de funcionalidades específicas e uma visão mais
> concentrada no contexto da computação aplicada à música, foi realizada
> a equivalência entre o termo Computação e Música com a expressão
> Computação Musical. De maneira controversa a equivalência mencionada
> anteriormente, o questionamento entre outra equivalência possível como
> Computação e Música com Música Computacional poderá vir à tona, já que
> existem vestígios de que a música é um conceito muito anterior a
> qualquer linha de pensamento referente ao termo computação, além deste
> exprimir de forma clara, a idéia de músicas serem particularmente
> tratadas computacionalmente. Mas por se tratar de um curso específico
> do ramo da computação dado em função da informática, o termo
> Computação Musical é bem representado para as linhas de raciocínio
> referente à computação e música que serão pesquisadas durante este
> semestre de estudos.
>
> Como o termo Computação Musical também é um campo vasto, resolvemos
> restringir as pesquisas computacionais do termo música a uma de suas
> componentes operacionais conhecida como harmonia. Neste contexto, como
> a harmonia possui uma diversidade ampla de funções, foi consenso entre
> os componentes do grupo, limitar as funcionalidades conhecidas como
> cadência, transposição e rearmonização.
> Entretanto, ressaltamos ainda que, esse espaço é seu!
>
> Nesse ambiente, espera-se que todos poderão discutir, falar e mostrar
> tanto opiniões como sugestões, além de debater os argumentos
> levantados através de palavras, artigos científicos e/ou
> bibliografias, fazer críticas a respeito do assunto, trazer perguntas,
> reflexões, elogios, incentivos, etc.
>
> Qualquer outro assunto não pertinente ao tema proposto, mas que faça
> parte de componentes específicos da Computação Musical como
> inteligência artificial e heurística aplicada na música, freqüência,
> escalas, modos gregos, ritmo, melodia, som e seus atributos básicos
> conhecidos como altura, duração, intensidade e timbre. Estes poderão
> ser discutidos separadamente através de e-mail com o componente Rafael
> (e-mail: rafaeld...@hotmail.com), com o companheiro Fábio
> (endereço eletrônico: sr.b...@gmail.com), ou mesmo poderão ser
> enviados ao grupo (computacao-e-soc...@googlegroups.com)
> quando julgarem conveniente.
>
> Gostaríamos de compartilhar também que, é com muita alegria e uma
> imensa satisfação que vimos até vocês para manifestar os nossos
> agradecimentos e o apoio pelo serviço que fazem junto aos demais temas
> e poderão realizar ao tópico de emblema Computação Musical. E também,
> animá-los (as) a continuarem seguindo nessas pesquisas apesar dos
> desafios encontrados nas diferentes realidades sociais onde vocês
> estão acoplados.
>
> Por fim, podemos firmar que, faremos estudos e pesquisas dadas em
> função das análises computacionais musicais com o maior prazer que
> existe dentro de nós.
>
> Sem mais para o momento, recebam nossos elevados protestos de estima e
> consideração.
>
> Saudações cordiais,
>
> Rafael Denerson Ramos de Sousa e Fábio Barone.
http://sites.google.com/site/napmusica/
http://ccrma.stanford.edu/~dkeller/
http://www.inf.ufrgs.br/lcm/
Repositório com o sistema em desenvolvimento de software em Computação
Musical Ubíqua:
http://lcm.inf.ufrgs.br/
Grupo de Música Ubíqua: ubiquit...@googlegroups.com
Contatos Gerais:
Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical – NAP
Tel.: 68-3901-2609.
http://sites.google.com/site/napmusica/
e-mail Coord. Administrativa NAP: taty.fpereira(arroba)hotmail(ponto)com
Projetos de Pesquisa:
- Sistemas Musicais Ubíquos.
- SomXML.
- EcoLab.
Função:
- Desenvolvimento de software (Java).
- Teste, documentação e divulgação dos projetos.
Modalidades:
- Extensão no País – EXP (nível superior)
Valores: EXP-1. 3.169,37, EXP-2. 2.186,87, EXP-3. 1.045,89
- Apoio Técnico em Extensão no País (nível médio ou superior)
Valores: A – 483,01, B – 241,51.
Observação: As bolsas para Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado
em relação a Computação Musical Ubíqua estão sendo oferecidas no
momento apenas para os Estados Acre, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Em 23 de setembro de 2010 00:20, rafael denerson
<rafaeld...@gmail.com> escreveu:
Deixei uma pesquisa referente a tendência de novos gêneros. Esta
pesquisa comenta os gêneros que vão dos Sacros aos Profanos (abordando
alguns contextos históricos e colturais/contraculturais). Estes novos
gêneros possuem reamonizações diferentes (muitas vezes com potências
em quinta ou intervalos nas subdominantes: muitas delas eu ainda não
sei aplicar bem).
Espero que passe o olho rapidamente... caso já conheça, despreze o comentário.
O arquivo possui o título "entre o sacro e o profano".
Sem mais, um forte abraço,
Rafael Denerson Ramos de Sousa.
Achei horrível a ideia do computador fazer música sem a intervenção humana.
Acredito que acima de tudo o que faz diferença nas BOAS músicas é inspiração e criatividade do compositor e também sentimentos envolvidos.
Na minha humilde opinião o computador nunca irá conseguir essas coisas.