Segue o press release do ViaCRYPT. Espero que gostem e que usem bastante :) Também aguardamos críticas e sugestões.
Vialink lança sistema gratuito de mensagens criptografadas
Serviço gratuito é uma alternativa simples para proteger o conteúdo de mensagens na internet
Em tempos de espionagem digital, é essencial para empresas e pessoas físicas proteger o conteúdo de algumas mensagens sensíveis trocadas pela internet. Contudo, programas de criptografia muitas vezes são difíceis de usar e não possuem uma interface amigável para o usuário final. Pensando nisso, a Vialink, empresa especializada em infraestrutura, sistemas e governança em tecnologia da informação, lança um sistema simples, seguro e gratuito, o ViaCRYPT.
A solução encontrada pela Vialink é muito fácil de utilizar: ao entrar na página
http://viacry.pt/, a pessoa digita o conteúdo que deseja enviar e a página gera um link, que pode ser repassado ao destinatário. Esse link só pode ser aberto uma única vez e depois a mensagem é apagada. Enquanto o link não é aberto, a mensagem está segura através de um algoritmo de criptografia, que levaria anos para ser quebrado por hackers. De acordo com Marcelo Salhab, engenheiro de computação e diretor-executivo da Vialink, nem mesmo a empresa consegue ter acesso ao conteúdo. “Uma característica muito interessante é que nem nós temos como descriptografá-la. O padrão de criptografia é forte o bastante para não ser quebrado em menos que alguns milhares de anos usando a tecnologia atual. E como nem nós temos a senha, mesmo que alguém consiga copiar ou tenha acesso ao arquivo no servidor, nunca conseguirá saber que informação ele contém. É algo tão seguro que, com a arquitetura atual, nem mesmo com um mandado judicial a Vialink seria capaz de expor as informações, simplesmente porque não as possui”, explica o especialista em segurança.
Para os entusiastas em tecnologia de plantão, o especialista informa que o código fonte da página é aberto e os algoritmos utilizados para a criptografia estão disponíveis para análise e para uso por outros programadores. Sobre os detalhes técnicos do funcionamento, Marcelo explica. “A mensagem é encriptada no navegador do cliente utilizando o algoritmo AES de 256bits com uma senha gerada aleatoriamente. Então, a mensagem é armazenada nos servidores da Vialink com um identificador único. O URL gerado é composto de duas partes: o identificador único e uma senha aleatória. A senha nunca é enviada para nenhum dos servidores da Vialink e só é utilizada para descriptografar a mensagem no próprio navegador do cliente quando a URL gerada é aberta. Mais detalhadamente, um código em javascript analisa essa URL e então resgata a mensagem por meio do seu identificador único. O servidor retorna a mensagem criptografada e a deleta. Ela então é descriptografada no navegador do usuário utilizando a senha e é exibida de forma legível. Se tentarem abrir o link original novamente, ele vai apresentar erro de mensagem não encontrada, porque simplesmente não existe mais”, finaliza Salhab.
Confira exemplos de utilização do ViaCRYPT:
- Transmissão de dados como senhas ou números de cartão de crédito;
- Troca de chave pública do BitCoin sem perigo de exposição;
- Troca de mensagens que não podem ser vistas por terceiros;
- Evita que informações pessoais fiquem armazenadas na “nuvem”.