Cultura na Mata Atlântica

1 view
Skip to first unread message

José Arnaldo Anjos de Oliveira

unread,
Dec 15, 2010, 11:51:19 AM12/15/10
to Comitê Guandu, Andrea Guandu, Comite Guandu Grupo, Didi2, Adriane Sales, Marcia Marques, Maurício, flz...@hotmail.com, aires_...@hotmail.com, Juliana Abrantes
A todos os companheiros de Mata Atlântica, cantemos os sons dos sonhos.
Políticas integradas em favor da Mata Atlântica.
É isso que queremos em favor da Mata Atlântica.
Quem souber mais informações, gostaria de receber.
Grande abraço.
José Arnaldo
 
14 dezembro de 2010

Cultura na Mata Atlântica

Ministro Juca Ferreira assina acordo para a valorização da Cultura dos povos tradicionais, que habitam nestas áreas

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve reunido na tarde desta terça-feira (14), em Brasília, com representantes do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, para a assinatura de um protocolo de intenções que formaliza a implantação de ações do Programa Mais Cultura junto às populações tradicionais, que vivem em áreas prioritárias para a preservação da Mata Atlântica.
A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) é um programa com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que identificou 564 áreas em todo o mundo, com potencial para o desenvolvimento de ações de proteção à biodiversidade e de preservação da Cultura local, com vocação para a exploração sustentável de seus recursos naturais.
No Brasil, a RBMA tem territórios em todos os estados litorâneos e também nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, numa extensão total de 78 milhões de hectares.
Sobre o acordo
O acordo estabelece as condições da cooperação entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Conselho Nacional da RBMA , de forma articulada com outras instâncias da sociedade civil e órgãos governamentais, com vistas à elaboração de projetos de valorização da Cultura dos povos e comunidades tradicionais destas localidades.
Os sete territórios prioritários selecionados para a intervenção do projeto são: a região Tinharé-Boipeba, no Mosaico Baixo Sul (BA); Vale do Ribeira, no Mosaico Jacupiranga (SP); Serra do Mar, no Mosaico Bocaina (RJ); Mosaico da Foz do Rio Doce (ES); região do Baixo São Francisco (AL); região do Litoral Leste (CE) e a região Porta de Torres (RS).
O ministro Juca Ferreira destacou a importância do envolvimento do Ministério da Cultura com os projetos do Meio Ambiente e da Educação. Ele disse que não há possibilidades de desenvolvimento sustentável em um país, sem que haja integração das ações nestas três áreas. “Percebo que vamos acabar envolvendo todo o Ministério da Cultura nesta ação, pois ela tem relação com quase todas as nossas secretarias”, comentou o ministro.
Projetos como Pontos de Cultura, Cine Mais Cultura, Bibliotecas Públicas, Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), prêmios de incentivo às expressões culturais afro-brasileiras e indígenas são alguns exemplos das políticas públicas do MinC que deverão ser implementadas nestes locais.
O presidente do Conselho Nacional da Reserva da Mata Atlântica, Clayton Ferreira Lino, explicou que a entidade é formada por representantes da sociedade civil e instituições governamentais e sua coordenação está vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.
Estiveram presentes na assinatura do protocolo de intenções, além do ministro Juca Ferreira e do presidente do CRNMA, Clayton Lino, a Coordenadora Técnica do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Heloísa Dias, os secretários do MinC Alfredo Manevy (Secretária Executiva) e Silvana Meireles (Secretaria de Articulação Institucional) e os representantes do Ministério do Meio Ambiente, Luiz Antônio Carvalho e Geraldo Sirqueira.
(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages