colisaoaves@googlegroups.com

6 views
Skip to first unread message

Catherine Tierra

<carltiera@gmail.com>
unread,
Feb 18, 2024, 11:40:32 AM2/18/24
to colisaoaves@googlegroups.com

Dear Sir,

I am Mrs. Catherine Tierra, from Melitopol, a city in Ukraine.

I am contacting you because of the crisis in Ukraine, resulting from the Russian and Ukrainian War. The country is too hostile and the conflict has had a detrimental impact on many businesses in Ukraine.

I decided to relocate my investment capital outside the shores of my country for the benefit of my two children. This is the reason why I anticipate your assistance in the proposed investment over there in your country Brazil.

I intend to go into real estate/hotel investment depending on what your professional advice will be.

What other lucrative investments would you suggest, real estate and hotels if they are good business ventures in your Country?.

I look forward to your earliest reply.

Mrs. Catherine Tierra

Luiz Fernando

<luizfigueiredo@uol.com.br>
unread,
Feb 19, 2024, 7:33:21 PM2/19/24
to colisaoaves@googlegroups.com
Pessoal, perdão, esse grupo ainda existe? Se sim, qual o motivo dessa mensagem? O grupo não é restrito aos inscritos?

Luiz Fernando de Andrade Figueiredo
luizfig...@uol.com.br
 

 

 
--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Colisão aves & janelas de vidro" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to colisaoaves...@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/colisaoaves/CA%2B-1%2BsYzBoaPNy3r2dC8ndhw5%2BV9CcMTX-puAYGba8WzhvCe_A%40mail.gmail.com.

Colisão aves & janelas de vidro

<colisaoaves@googlegroups.com>
unread,
Feb 21, 2024, 10:01:57 AM2/21/24
to Colisão aves & janelas de vidro
Bom dia Luiz Fernando e aos demais


Prezados, o grupo está ativo, mas não houve novas discussões, além daquelas iniciadas em 2021 e que foram até o iniciop de 2022. Antes o grupo estava aberto a entrada de pessoas sem convite, agora foi fechado para entrada somente de pessoas convidadas, e assim será possivel bloquear o envio de Spans para o grupo, como aconteceu recentemente.

Deixá-lo aberto, inicialmente, foi uma estratégia para que outras pessoas entrassem sem convite, mas hoje, devido ao recebimento de spans que todos estão sujeitos, melhor manter o grupo fechado com entrada somente via convite. 

Sobre o fechamento do grupo gostaria de ouvir a opinião de voces. Lembro que temos muitos profissionais inscritos no grupo, profissionais de reconhecido conhecimento cientifico sobre o tema, por isso, ele passou a ser uma plenária para discutir o tema colisão de aves em janelas de vidro. Se todos concordarem, talvez possamos deixá-lo como está e surgindo novas demandas, ele poderá voltar a discutir as questões, por outro lado, caso alguem queira sair, fica aberto a decisão pessoal de cada integrante. 

O que acham? Fechamos ou o mantemos como grupo privado acessivel somente por convite, mesmo sem atividade no momento? Gostaria de ouvir a opinião de voces.

Sobre o resultado daquelas discussões iniciais sobre o tema, nós chegamos a formatar um documento inicial que não chegou a um acordo entre os integrantes do grupo e dai por diante não conseguimos avançar.

Em novembro de 2021, após uma conversa com a Tietta, falei  com o Dep Agostinho,  que tem (ou tinha) muito interesse no assunto e então passei para ele analisar o citado  documento, e o informei da falta de consenso no grupo sobre ele. Ele confirmou o recebimento,  concordou em analisar, e quem sabe trazer alguma outra visão sobre o assunto para o grupo discutir. Entretanto, desde o primeiro contato com o deputado ele não me passou nenhum retorno, mesmo depois de lhe enviar duas mensagens sobre o assunto.

Enfim, estou a disposição do grupo para aceitar o que a maioria decidir sobre a manutenção ou encerramento dele. 

Muito agradecido a todos pela participação durante as discussões, as quais foram muito boas e de alto nivel, entretanto, lamento não termos conseguido avançar nessa direção.
.

Reynier Omena Junior
Moderador

Priscylla Sayuri Miya

<miya.priscyllasayuri@gmail.com>
unread,
Feb 21, 2024, 2:13:11 PM2/21/24
to colisaoaves@googlegroups.com
Boa tarde!

Sou a mais recente membro do grupo, mas gostaria que ele continue existindo, pois acredito que ele possa ser útil para pessoas que busquem informações sobre o assunto
Poderia deixar a inclusão de novos membros por meio de pedido que passe por moderador.

Att

Priscylla S. Miya


Ilza Fujiyama

<ilzafujiyama@gmail.com>
unread,
Feb 21, 2024, 3:29:31 PM2/21/24
to colisaoaves@googlegroups.com
Boa Tarde,

Sou Ilza Fujiyama, minha opinião é que o grupo possa permanecer e que possamos reativar as discussões sobre o tema. Eu também andei conversando com a equipe do Senador Fabiano Contarato, cheguei a encaminhar material, mas também não andou. A novidade é que fiquei sabendo que a ABNT está fazendo um estudo sobre o assunto.
Abraços. 

Ilza Fujiyama 

Rodrigo D'Alessandro

<rodalessandro@gmail.com>
unread,
Feb 21, 2024, 3:44:14 PM2/21/24
to colisaoaves@googlegroups.com
Boa tarde a todos!
Acredito que a manutenção desse grupo tem o potencial de agilizar uma rearticulação dos interessados | envolvidos, em caso de novidades sobre o tema, como por exemplo, essa notícia sobre a ABNT trazida pela Ilza. 

Cordialmente,
Rodrigo D'Alessandro.


Luiz Fernando

<luizfigueiredo@uol.com.br>
unread,
Feb 21, 2024, 7:04:52 PM2/21/24
to colisaoaves@googlegroups.com
Meu caro Reynier.

Acho que devemos manter o grupo. Mesmo que as mensagens sejam infrequentes. Eventualmente, novidades interessantes poderão ser postadas nele. Mas perdi um pouco o fio da meada. Parece que tramitava em alguma esfera governamental (Congresso?) proposta de legislação que obrigaria os prédios com vidraças a instalarem sistemas de proteção (anti-reflexo). Sou contra isto, antes que se constate que essa vidraças estão causando mortes de aves silvestres. Não podemos comparar nosso meio com aqueles da América do Norte, onde o movimento migratório é muito intenso e as vidraças são responsáveis, comprovadamente, por inúmeras colisões.


Luiz Fernando de Andrade Figueiredo
luizfig...@uol.com.br
 

 

 
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/colisaoaves/fd9feb77-220f-4c6e-9cf0-2642d3eaa24cn%40googlegroups.com.

Reynier de Souza Omena Junior

<omenajr@gmail.com>
unread,
Feb 21, 2024, 8:00:49 PM2/21/24
to colisaoaves@googlegroups.com
Boa noite Luiz Fernando.


Prezado Luis Fernando e os demais colegas


Na verdade um documento foi elaborado, porém, não houve consenso no grupo, quanto a utilização do mesmo como uma proposta de procedimento a ser recomendado. A ideia inicial era criar uma minuta ou escopo de um documento que pudesse ser recomendado como pré-projeto de lei, a ser submetido às devidas adequações de acordo com as características de cada estado ou região. Entretanto, devido às especificidades de cada estado e região, não houve consenso no grupo e até certo ponto, isso limitou o avanço das discussões. 

Então o grupo avançou muito no conhecimento e em informação sobre a problemática das vidraças para as aves brasileiras, porém, não conseguimos avançar na propositura de soluções devido às diferenças e especificidades regionais, pois o tema é complexo. 

Numa rápida busca pela internet os avanços que temos visto sobre o tema são os seguintes.

Temos o PL 4102/2020 do Dep Fred Costa que tramita na Câmara Federal - PL que regulamenta a utilização de materiais transparentes em edificações com mais de vinte metros de altura para evitar colisões de aves.  Abaixo envio o link do PL para consulta e conhecimento...


Temos também o PL 877/2021, do Dep. Nilto Sato, que na justificativa cita o trabalho da Ilza Fujiyama que também é integrante deste grupo. Este PL foi apensado ao PL 4102/2020. Segue abaixo o link do PL 877/2021, para conhecimento..


Sobre a informação da Ilza sobre a ABNT e a construção de uma norma sobre o tema, em busca na internet encontrei a referência da Norma que é ABNT/CB-37, que parece estar em construção, porém, a única informação sobre o tema consta apenas no site da ABRAVIDRO, uma Associaçãos, da qual temos neste grupo temos alguns colegas que fazem da ABIVIDRO.

Assim, peço a gentileza dos colegas Lucien, José Carlos, Thais e Mauricio Fernandes da ABRAVIDRO, caso estejam a par do projeto da ABNT, por favor, compartilhem informação no grupo, todos ficaremos muito agradecidos se puderem nos informar.


Atenciosamente,

Reynier Omena Junior
Moderador
Biólogo, Mestre em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia –INPA 
+55 92 99126-9320 - WhatsApp, E-mail: ome...@gmail.com




Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages