--
Prezados Colegas, o grupo no Facebook está formado, entre e participe:
http://www.facebook.com/groups/clubeface/
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Clube dos Engenheiros Civis" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para ClubedosEngenheiro...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
A construção da fossa séptica é a solução mais barata, sugiro ainda incluir um filtro assim a água servida chegará com melhor qualidade no sumidouro.
--
Luiz Carlos,
Obrigado pela seu esclarecimento. As vezes nos embaraçamos com a interpretação do código civil.
Conforme nosso colega Collares sugeriu, será mais sensato a construção de uma fossa séptica, assim evitando futuras dores de cabeça com o vizinho.
Aprendi que na compra de um novo terreno coisas que podem parecer simples, como a ligação de água, luz, telefonia, tv a cabo, esgoto e etc., podem ser um grande problema no futuro, devendo a princípio nos atentar nestes pontos antes de efetuar a aquisição de um lote.
Muito Obrigado à todos pela ajuda. :-)
Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 2013.0.3462 / Banco de dados de vírus: 3658/6930 - Data de Lançamento: 12/18/13
--
Caro colega Roberto Watanabe
Me tire uma dúvida, estando validado como norma superior a resolução CONAMA(poderia apontar qual resolução?) o que faremos com a Norma Técnica NBR-7229 –Construção e instalação de fossas sépticas e disposição dos efluentes finais?
Att
Collares
M
INISTÉRIO DO MEIO AMBIENTEC
ONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTERESOLUÇÃO N
o 430, DE 13 DE MAIO DE 2011Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução n
o 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.
Parágrafo único. O lançamento indireto de efluentes no corpo receptor deverá observar o disposto nesta Resolução quando verificada a inexistência de legislação ou normas específicas, disposições do órgão ambiental competente, bem como diretrizes da operadora dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário.
Art. 2
o A disposição de efluentes no solo, mesmo tratados, não está sujeita aos parâmetros e padrões de lançamento dispostos nesta Resolução, não podendo, todavia, causar poluição ou contaminação das águas superficiais e subterrâneas.Art. 3
o Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente nos corpos receptores após o devido tratamento e desde que obedeçam às condições, padrões e exigências dispostos nesta Resolução e em outras normas aplicáveis.
Versão: 2013.0.3462 / Banco de dados de vírus: 3658/6931 - Data de Lançamento: 12/18/13
E' proibida a fossa negra, porem sistemas de fossa+filtro anaeróbio+sumidouro são permitidos, desde que projetados conforme norma.
Versão: 2013.0.3462 / Banco de dados de vírus: 3658/6933 - Data de Lançamento: 12/19/13