Sobre a Norma de Desempenho NBR 15575

Dalnio Urtiga Almeida

to clubedosenge...@googlegroups.com
Caros colegas. Estou fazendo o trabalho para minha Pós, sobre a norma de desempenho NBR 15575.
Gostaria se possível de obter informações dos colegas.
Foi fácil a implantação dessa norma?
Quais as questões mais importantes nela, os pontos positivos e negativos?
Na entrega do empreendimento , estam sendo entregue os manuais de uso ao proprietário?
Está sendo fácil a realização de ensaios para a verificação sobre o desempenho exigido na norma?
O que poderem relatar sobre suas experiências na aplicação ou não da norma, poderá me ajudar muito.
Desde já agradeço.

Dalnio Urtiga
Eng. Civil

Anima Acústica

to clubedosenge...@googlegroups.com
Prezado Dalnio.

Nós trabalhamos com projetos acústicos e ensaios de desempenho acústico. Posso falar um pouco sobre esse item.

Até hoje a questão acústica foi deixada de lado, talvez por haverem outras necessidades mais importantes ao longo do tempo como ter um teto e depois ter um ambiente climatizado. Agora me parece que chegou a vez de ter silêncio. Ter silêncio é um diferencial!
Mas isso quem sabe é o consumidor, as construtoras ainda mantém os processos construtivos que vinham praticando e lentamente começam a mudar.
Acho que o ponto mais complicado, ou um dos mais complicados para implantação da norma deva ser a acústica, por estar relacionado a conforto, que é algo subjetivo, e pela falta de conhecimento e percepção das unidades/dimensões acústicas.
Sobre projetos acústicos ainda é muito pouco falado, talvez por haver a necessidade de agregar mais um projeto no conjunto da obra. No entanto começa a surgir uma certa preocupação quanto aos ensaios. Aquelas construtoras mais antenadas querem saber se a forma como vêm trabalhando atende ao que a norma vai pedir, o que é muito bom, pois assim conseguem saber se precisam mudar seus processos, seja aumentando o isolamento ou até mesmo economizando em estrutura por já ter um desempenho muito superior ao desejado.
Percebo uma preocupação com palavras, ou seja, alguns começaram a vendar "isolamento acústico" e depois perceberam que é melhor, e mais correto usar "atenuação acústica". Na verdade, o segundo pode ser qualquer coisa, mas a palavra "acústica" já força ter algo diferenciado. E então querem testar as construções para informa corretamente o que estão vendendo para não terem reclamações posteriores. Ponto positivo!

De uma forma geral eu penso que essa norma vem para melhor toda cadeia da construção civil. Se as empresas pensarem que para fornecer algo bom tem que ter fornecedor bom, qualificado, a demanda vai se espalhar para todos atores. Problemas e reclamações vão existir, isso é natural, mas com o tempo se ajustam e tudo volta a fluir normalmente num patamar superior até que novas exigências sejam feitas.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Cordialmente,

__________ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus signature database 6562 (20111021) __________

http://www.eset.com
--
Clube dos Engenheiros Civis
Para postar neste grupo, envie um e-mail para

1) Colega, não pratique ofensas, pratique o coleguismo, a discussão e o debate.
2) Corrigir o colega no português ou tecnicamente deixando-o humilhado foge à conduta do grupo e isso conduz à exclusão do Clube.
3) Pirataria ou troca de informações de softwares não registrados acarretará a exclusão definitiva do Clube.
4) Assine sempre suas mensagens e de preferência com sua Cidade e Estado.
5) Seja Bem vindo, participe e coloque suas perguntas praticando o debate aberto sem receios.

Vamos ser colegas num Clube Organizado e democrático, denuncie atitudes que você achou fora dos padrões.
http://groups.google.com.br/group/ClubedosEngenheirosCivis?hl=pt-BR

Hélio Gonçalves

to clubedosenge...@googlegroups.com
Boa tarde, Dalnio.

As normas de desempenho tem sua validade a partir de 12.12.2010.
Em todas as partes desta norma foi feiata uma emenda com a inclusão de uma subseção que tem a seguinte redação:

" Esta parte da ABNT NBR 15575 não se aplica a obras em andamento ou a edificações concluídas até a data da entrada em vigor desta Norma, nem a projetos protocolados nos órgãos competentes até 15 meses após a data da entrada em vigor desta Parte da ABNT NBR 1575. Também não se aplica a obras de reformas nem de "retrofit"."
(grifo nosso).
Logo, as edificações que derem entrada nos respectivos órgãos, a partir de 12.03.2012 é que deverão atender o prescrito nas normas de desempenho.
Este prazo, 15 meses, creio eu, é o tempo necessário para que as industrias se ajustem para fornecer materiais que atendam os requesitos das normas.
Grato pela oportunidade.

Hélio Gonçalves
Engenheiro Civil
Balneário Camboriú - SC
MSN: heli...@hotmail.com
SKIPE: helio_gonc

Dalnio Urtiga Almeida

to clubedosenge...@googlegroups.com
Obrigado a Hélio e a Vitor Litwinczik pelas respostas.
A Professora falou que já tem muitas empresas que estão procurando se adequar a essa norma. E tem também algumas que já praticam
muita das exigências qua a norma determina.
Você conhecem alguma empresa ou algum colega engenheiro que já esteja trabalhando nessas mudanças?

Dalnio Urtiga
Eng. Civil

Date: Sat, 22 Oct 2011 17:51:32 -0200
Subject: Re: [Clube dos Engenheiros Civis] Sobre a Norma de Desempenho NBR 15575
From: heli...@gmail.com
To: clubedosenge...@googlegroups.com

Adam Mayerle

to clubedosenge...@googlegroups.com
Bom dia

Alguém já viu em alguma literatura sobre qual o máxima largura que uma viga pode ter em cima de um pilar? Para um pilar de 30, é possível uma viga de 80 por exemplo? Não consigo mecher na largura do pilar em função da arquitetura e a tensão de cisalhamento na viga está alta. Se souberem destes limites ou puderem indicar um livro, agradeço.

Att.
Eng. Adam Max Mayerle