Prezado colega
César Crego.
Você tem razão. Não é simples empregar uma grua numa construção.
Infelizmente as
nossas escolas de Construção Civil não ministram disciplinas de
Técnicas Construtivas e os alunos se formam sem saber como tirar
proveito dos equipamentos disponíveis.
Na China, por exemplo,
eles dão muito valor à Tecnologia da Construção e os alunos são
incentivados a pesquisar metodologias e processos construtivos
que impliquem na redução de custos e na redução do prazo de
execução. O lema "Time is Money" já chegou por lá.
Circulou por aqui,
em 2012, um vídeo que mostra um hotel na China que foi
construído em apenas 15 dias. Construido e Mobiliado! Lá eles
praticam uma técnica construtiva conhecida como Turn Key, isto
é, basta o morador virar a chave.
Eu praticava em
1975 uma coisa parecida mas muito melhor. Fazia casas sob
encomenda e no dia da entrega das chaves, a família que ía morar
era convidada a participar de um almoço na casa dela, almoço que
nós da construtora preparávamos (não era buffet não). Daí,
durante o almoço fazíamos a entrega das chaves.
Então, no vídeo é
possível ver que a laje é fabricada em fábrica, em local
protegido, não chove, e nessa laje é feito tudo que vai ser
necessário fazer, isto é, instalam todas as instalações, colocam
o forro, aplicam o piso e já deixam, em cima da laje, todos os
móveis, armários, cadeira, cortinas e quadros, tudo encaixotado.
Daí eles levam esta
laje sobre uma carreta e, chegando na obra, içam com uma grua a
laje até o local final onde ela é simplesmente encaixada e
aparafusada. As paredes que foram levadas juntamente com a laje
são levantadas e aparafusadas, as instalações são conectadas,
tudo com encaixe rápido. As paredes não são pintadas pois já
saíram pintadas da fábrica. Os moveis, que estavam encaixotados
e colocados sobre a laje são desembalados e colocados no lugar
junto com os tapetes e cortinas.
É uma verdadeira
Indústria da Construção, exatamente como numa indústria de automóveis
- tudo Just-In-Time.
O Planejamento da Produção de Tucuruí, por exemplo era muito
meticuloso e procurávamos manter aqueles Peiner VT-150 o tempo
todo ocupado e a gente fazia simulação da concretagem, tudo na
mão, traçando diagramas do raio de ação daqueles braços imensos
levando caçamba de 6 m3 de concreto refrigerado, evitando que os
braços batessem um nos outros.

Interessante foi
ver que o 305 que foi usado em Tucurui:
.jpg?part=0.1.2&view=1)
foi parar em Girau:

No caso do Hotel
Chinês, a grua faz apenas uma única viagem por laje, pois nesta
única viagem já levam tudo, até a cortina, o tapete e os quadros
do quarto.
Vejam o vídeo em
http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/17435-impressionante-china-constroi-hotel-de-30-andares-em-apenas-15-dias-video-.htm
Na época, montei um
desenho chamando a atenção para determinados detalhes para
facilitar a visualização do vídeo. Assistam o vídeo e prestem
atenção aos detalhes. Vejam que até ensaio em modelo reduzido
eles fizeram.
Abraços,
Roberto
Massaru Watanabe
Tel.: (11) 2671-0466
Engenheiro Civil - CREA 0600-36232-1
Email: rob...@ebanataw.com.br
--
Atenciosamente,Alexandre Junio Xavier
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ClubedosEngenheirosCivis+unsub...@googlegroups.com.
--
Prezados Colegas, o grupo no Facebook está formado, entre e participe:
http://www.facebook.com/groups/clubeface/
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Clube dos Engenheiros Civis" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ClubedosEngenheirosCivis+unsub...@googlegroups.com.
--
Prezados Colegas, o grupo no Facebook está formado, entre e participe:
http://www.facebook.com/groups/clubeface/
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Clube dos Engenheiros Civis" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ClubedosEngenheirosCivis+unsub...@googlegroups.com.
Seria importante que as pessoas que fazem parte deste grupo, junto com a assinatura, informa-se a sua formação, titulação, etc.
No caso de ser leigo que também informe, “sou leigo no assunto” ou “não sou profissional” ou ainda “não sou engenheiro civil”.
Fora isto fica a dúvida quanto a qualidade da formação, se estamos trocando conhecimento com leigos ou colegas.
Não esqueço que o grupo tem a nomenclatura de “Clube dos Engenheiros Civis”.
Atenciosamente,
João Luis de O. Collares Machado
Engenheiro Civil Crea 54.581-D
Coordenador
Câmara de Engenharia Civil - CREA-RS
email: eng.co...@terra.com.br
51 9111 9555 Claro
51 9555 9560 Vivo
> Prezado Watanabe,
> Gostaria de fazer alguns comentários quanto às suas observações.
>
> 1 - Turn key não é "técnica construtiva", turn key é uma modalidade de contratação. Como técnica construtiva predial cito Alvenaria Estrutural ou Parede de Concreto (exemplifico com um vídeo da Direcional Engenharia https://www.youtube.com/watch?v=4oVYNUnUmI0).
>
> 2 - Embora o Brasil tenha muito a aprender, a modalidade Turn Key já é empregada nas obras públicas. Em Jirau (que se escreve com J e não com G), por exemplo, foi uma exemplo deste tipo de contratação. O consórcio vencedor da licitação que ganhou o direito de construir a usina foram com as empresas Camargo Correa (construtora), Leme Engenharia, atual GDF Suez, (projetista), entre outras. O consórcio deslocou alguns engenheiros notórios (estes sim, gênios da engenharia) e eles verificaram que a localização do Eixo Principal no projeto basico estudada pela Odebrecht, que atuou no seu desenvolvimento, não era o mais viável. Eles relocaram o Eixo Principal da usina alterando o projeto basico, reduziram consideravelmente o movimento de terra, reduzindo o valor da obra, e ganharam a licitação. Nesta licitação o consórcio construtor é o responsável pelo projeto e execução do empreendimento, seus lucros estão na venda da energia gerada.
>
> 3 - A tendencia é que a lei 8.666 fique defasada e a modalidade de contração de obras em médio / longo prazo seja pelo RDC - Regime Diferenciado de Contratações. No RDC predominará o regime de contratação Turn key.
>
> Quanto às gruas nas obras prediais, prefiro que os profissionais que entedem e conhecem respondam à pergunta que originou o debate.
>
> Sofia Campos
> Eng. Civil
>
>
> Em 29 de agosto de 2014 17:43, Roberto Watanabe <rob...@ebanataw.com.br> escreveu:
>
>>
>>
>> Prezado colega César Crego.
>>
>> Você tem razão. Não é simples empregar uma grua numa construção.
>>
>> Infelizmente as nossas escolas de Construção Civil não ministram disciplinas de Técnicas Construtivas e os alunos se formam sem saber como tirar proveito dos equipamentos disponíveis.
>>
>> Na China, por exemplo, eles dão muito valor à Tecnologia da Construção e os alunos são incentivados a pesquisar metodologias e processos construtivos que impliquem na redução de custos e na redução do prazo de execução. O lema "Time is Money" já chegou por lá.
>>
>> Circulou por aqui, em 2012, um vídeo que mostra um hotel na China que foi construído em apenas 15 dias. Construido e Mobiliado! Lá eles praticam uma técnica construtiva conhecida como Turn Key, isto é, basta o morador virar a chave.
>>
>> Eu praticava em 1975 uma coisa parecida mas muito melhor. Fazia casas sob encomenda e no dia da entrega das chaves, a família que ía morar era convidada a participar de um almoço na casa dela, almoço que nós da construtora preparávamos (não era buffet não). Daí, durante o almoço fazíamos a entrega das chaves.
>>
>> Então, no vídeo é possível ver que a laje é fabricada em fábrica, em local protegido, não chove, e nessa laje é feito tudo que vai ser necessário fazer, isto é, instalam todas as instalações, colocam o forro, aplicam o piso e já deixam, em cima da laje, todos os móveis, armários, cadeira, cortinas e quadros, tudo encaixotado.
>>
>> Daí eles levam esta laje sobre uma carreta e, chegando na obra, içam com uma grua a laje até o local final onde ela é simplesmente encaixada e aparafusada. As paredes que foram levadas juntamente com a laje são levantadas e aparafusadas, as instalações são conectadas, tudo com encaixe rápido. As paredes não são pintadas pois já saíram pintadas da fábrica. Os moveis, que estavam encaixotados e colocados sobre a laje são desembalados e colocados no lugar junto com os tapetes e cortinas.
>>
>> É uma verdadeira Indústria da Construção, exatamente como numa indústria de automóveis - tudo Just-In-Time.
>>
>>
>> O Planejamento da Produção de Tucuruí, por exemplo era muito meticuloso e procurávamos manter aqueles Peiner VT-150 o tempo todo ocupado e a gente fazia simulação da concretagem, tudo na mão, traçando diagramas do raio de ação daqueles braços imensos levando caçamba de 6 m3 de concreto refrigerado, evitando que os braços batessem um nos outros.
>>
>> Interessante foi ver que o 305 que foi usado em Tucurui:
>>
>> foi parar em Girau:
>>
>> No caso do Hotel Chinês, a grua faz apenas uma única viagem por laje, pois nesta única viagem já levam tudo, até a cortina, o tapete e os quadros do quarto.
>>
>> Vejam o vídeo em http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/17435-impressionante-china-constroi-hotel-de-30-andares-em-apenas-15-dias-video-.htm
>>
>> Na época, montei um desenho chamando a atenção para determinados detalhes para facilitar a visualização do vídeo. Assistam o vídeo e prestem atenção aos detalhes. Vejam que até ensaio em modelo reduzido eles fizeram.
>>
Eis, um exemplo de como o grupo pode crescer. Aliás, o Brasil pode crescer, reconhecimento do que se fala, seja correto ou errado. Também entendo que auxiliar aqueles que em determinada área tem pouca experiência é uma ótima forma de nos desenvolver. Mas com o cuidado, conforme citado por Céa, de não pescar o peixe e dar para alguém que não queira fazer o mínimo de esforço para pescar.
Abraços,
Herlen Cardoso
Engº Civil / MG
Prezados colegas.
Agradeço
imensamente os esclarecimentos esclarecedores realizados pela
colega Sofia Campos Moreira.
Foi de imensa
valia. Obrigado. Pensei que minha experiência profissional
tivesse alguma valia mas vejo que estou ultrapassado e talvez
seja melhor comprar um kit de pesca e passar as tardes pescando
lambari no rio Tietê junto à foz do córrego Tiquatira.
Alguém aqui no
Clube dos Engenheiros Civis saberia me informar qual o número
certo do anzol para a pesca de lambaris?
Abraços,
Roberto
Massaru Watanabe
Tel.: (11) 2671-0466
Engenheiro Civil - Poli-USP/1972
Registro no Conselho Regional de Engenharia -
CREA n0 0600.36232-1
Email: rob...@ebanataw.com.br
Site: www.ebanataw.com.br/
Em 1980, já com 8
anos de formado, ficava imaginando se eu teria o privilégio de
ver esta obra pronta.

[...]"A melhor forma de saber se a grua é ou não viável em uma determinada obra é elaborando, antes da construção começar, um projeto de canteiro que inclua logística, transportes internos, pontos de recebimento de materiais e acessos à obra. Com isso em mãos, o construtor tem condições de saber o que a grua movimentaria e fazer um comparativo de produtividade, perda de materiais e velocidade de execução."
"[...]Além das questões financeiras e gerenciais, há aspectos técnicos que podem ser determinantes na escolha do meio de transporte vertical da obra. Por exemplo: se o projeto prevê a adoção de componentes pesados como painéis, estruturas pré-moldadas ou banheiro pronto, as gruas são obrigatórias. "
[...] "Caso a construtora defina o uso da grua, deve informar o calculista." -> Aumento de cargas horizontais!!
Prezado(a) amigo(a),
2014 é ano eleitoral, onde vamos eleger pessoas que irão nos representar e desenvolver trabalhos e melhorias em prol das cidades, estados e país em que vivemos. É necessário cautela na hora desta escolha. Saber quem será escolhido, porque e quais os méritos que o levarão a honra de estar ocupando e trabalhando neste lugar. Atualmente sabemos que a Educação está defasada, recentemente foi publicada uma matéria no site da Globo.com lastimável: Apenas 30% dos alunos com 8 ou 9 anos de idade sabem ler e escrever (http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/07/apenas-30-dos-alunos-com-8-ou-9-anos-de-idade-sabem-ler-e-escrever.html). A Educação de um ser humano começa desde o nascimento e perdura a vida toda, a cada momento aprendemos, sempre… Porém a Educação precisa ser feita de maneira correta, e para isto exige uma grande cautela na formação dos indivíduos: É necessário que o Educador queira Educar, apresentar o novo, promover para o aluno o encontro com algo (até então) desconhecido, despertar o interesse, despertar o lado ocioso, despertar o prazer pelo aprendizado. Dentre estas exigências citadas, contemplam também o lado político da Educação as melhorias dos ambientes de ensino, valorização do Educador na Sociedade e o reconhecimento da importância dos estudos na vida das pessoas. Para um Educador pode até ser difícil despertar o desejo de um aluno, mas Jamais será impossível. Talvez esta seja a tarefa mais árdua que ele encontre em sua jornada, mas, se apoiado, ele irá honrar sua profissão e conseguirá cumprir o papel de um glorioso Educador. Por estes e outros motivos estamos apoiando e solicitando seu apoio ao nosso candidato a Deputado Federal, Professor e Educador Walter Vicioni (http://wvicioni.com.br/curriculo-completo/). Queremos que esteja lá para nos representar, apoiar e labutar, quem sabe, quer fazer e falar sobre Educação.
Se quisermos melhorar a situação do nosso País, vamos começar pelo principal Abertura: Educação!
Esperamos contar com sua atenção nas urnas
Forte abraço
Equipe #WalterVicioni1510