Estagiário Eng.ª Civil - RG 10158
Manutenção Predial
ZF Sistemas de Direção Ltda.
Tel: (15) 4009-5967 Celular: (15) 9764-0846
Horário: 7:30 às 13:30 hs
E-mail: celso....@zf-lenksysteme.com
Curitiba discute Eficiência Energética
Palestra na UTFPR aborda questão energética no país e aponta que cerca de 12% do consumo do Brasil poderia ser racionalizado através de sistemas simples adotados no setor industrial
No dia 19 de maio, será debatido na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) um dos temas mais abordados desde a “crise do apagão” que ocorreu no país em 2001: Eficiência Energética. Diversas iniciativas vêm sendo adotadas a fim de diminuir o desperdício de energia de modo que esta atenda às necessidades do país, visando à manutenção de suas fontes para as gerações futuras e preservando o meio ambiente.
“A sociedade moderna vive sobre um modelo econômico fortemente apoiado no uso da energia. Sob vários aspectos, os principais índices de desenvolvimento humano estão relacionados com os níveis de consumo de energia per capita. Portanto, para que seja possível um aumento do potencial de consumo energético global, é necessário antes saber como extrair e utilizar a energia da maneira mais racional possível”, comenta o palestrante e Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios da Siemens, especialista em Aplicações Racionais de Energia Elétrica, Peter Douglas Kierton Cunha.
O evento, promovido pela Reymaster, distribuidora de Materiais Elétricos de Curitiba, irá abordar cases de sucesso da indústria nacional, setor que consome atualmente cerca de 50% do total de energia elétrica no país. “Focamos na economia de energia em motores industriais, que representam 49% do consumo de energia do setor industrial. Melhorias nos motores elétricos e no seu gerenciamento podem significar redução de consumo de até 42%”, afirma o Engenheiro.
Os dados da Procel/Eletrobrás apontam para a realidade de que se a indústria brasileira implantasse sistemas de consumo racional de energia em seus motores elétricos, o consumo de energia em todo o país reduziria em até 12%, impactando significativamente no aquecimento global. Mas, segundo Peter, a economia até agora alcançada com os motores elétricos de alta eficiência é apenas a ponta do iceberg. “O trabalho é uma discussão das tecnologias e padrões atuais de motores e de controles de motores. Abrange também ventiladores, bombas e sistemas de ar comprimido. A importância de motores elétricos na matriz energética de consumo é bem significativa. Estes equipamentos são considerados o mais importante uso final de energia elétrica”, conclui.
A palestra é aberta ao público e acontece às 19h30 no Grande Auditório da UTFPR. As inscrições podem ser feitas através do site: www.reymaster.com.br/participar.
Serviço:
Evento: Palestra “Uso Eficiente de Motores Elétricos: Eficiência Energética”
Palestrante: Eng. Peter Douglas Kierton Cunha
Data: 19/05/2009
Horário: 19h30
Local: Mini-Auditório da UTFPR (Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças)
Mais informações: (41) 3075-5072
O que é Eficiência Energética - “Consome-se menos energia para um mesmo resultado final, obtendo assim maior rendimento”. (segundo Eng. Peter D. K. Cunha)
Há aproximadamente trinta anos, a civilização ocidental deparou-se com sua primeira grande crise que poderia ameaçar o estilo de vida do homem moderno. A grande crise do petróleo da década de 1970 alertou o mundo no sentido de que a energia não pode ser fabricada ou criada, isto é, ela é transformada a partir de recursos naturais que, em sua maioria, não são inesgotáveis. Além disso, o uso inadequado desses recursos poderia comprometer substancialmente as condições ambientais que permitem a vida humana na Terra. Em meio à busca de uma solução ou minimização destes problemas surgiu o conceito de Eficiência Energética, ou seja, padrões de utilização da energia de modo que esta atenda às necessidades humanas com um mínimo de desperdício, visando a manutenção de suas fontes para as gerações futuras, preservando o meio ambiente, sem que isso comprometa a segurança e o conforto das pessoas envolvidas. Tendo em vista que a energia elétrica constitui um dos sustentáculos do modo de vida do homem contemporâneo e que, na época da primeira grande crise energética (e até hoje) a maior parte desta energia era proveniente de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão), o conceito de Eficiência Energética se estendeu em profundidade à questão da eletricidade, de modo que nesses últimos trinta anos vem-se buscando não só fontes alternativas de produção de energia elétrica, bem como medidas que se caracterizam a racionalização de seu uso.
A crise de energia no Brasil em 2001 teve pelo menos um lado positivo: em pouco tempo o tema foi discutido em tempo integral levando uma importante parcela da sociedade a se informar sobre o assunto e a praticar algumas ações concretas. Todavia, ainda é crescente o risco dos blackouts, devido ao fato de o sistema elétrico brasileiro ser baseado em centrais geradoras instaladas longe dos centros de carga e de uma elevada complexidade, aumentando a probabilidade para que fatos pouco prováveis derrubem o sistema, principalmente devido à sobrecargas provocadas por consumo excessivo. Entende-se que o índice de eficiência energética cresce quando é executado um serviço ou produzido um bem com uma quantidade de energia menor do que seria normalmente consumida sem afetar a qualidade do bem ou do serviço nem tampouco a segurança das pessoas envolvidas no processo. Ou seja, consome-se menos energia para um mesmo resultado final, obtendo assim maior rendimento. O conceito de eficiência energética não deve ser confundido com racionamento de energia ou racionalização forçada. Para que sejam melhorados os índices de eficiência energética, deve-se considerar as questões de natureza técnica e as questões de natureza econômica.
Sobre a Reymaster
Com mais de 20 anos de mercado, a Reymaster é formada pelas empresas: Reymaster Materiais Elétricos, Engerey e Reynet.
A Reymaster Materiais Elétricos é uma empresa que distribui mais de 150 marcas nacionais e internacionais, desde eletrodutos e caixas de passagem até inversores de frequência e CLP's. Possui mais de 5.000 m² de estoque a pronta entrega para todo o Brasil.
A Engerey foca sua atividade no desenvolvimento de soluções em montagem de painéis elétricos e automação industrial. Possui mais de 40 funcionários e em 2 de maio inaugurou sua nova sede com mais de 1.000 m².
A Reymaster ainda atua na linha de conectividade com a Reynet, que oferece soluções em dados, voz, imagem e identificação.
Ao todo são mais de 150 colaboradores e 30.000 itens em estoque para pronta entrega.
Contato:
Engenharia de Comunicação/ Assessoria de Imprensa
Patrícia Stedile
(41) 3527-7727 . 9121-0650
----- Original Message -----From: Alexandre MorgadoSent: Friday, May 15, 2009 2:06 PMSubject: [Clube dos Engenheiros Civis] Re: rejunte em torno de vaso sanitario
Estagiário Eng.ª Civil - RG 10158
Manutenção Predial
ZF Sistemas de Direção Ltda.
Tel: (15) 4009-5967 Celular: (15) 9764-0846
Horário: 7:30 às 13:30 hs