Fwd: Opinião e Comentários

4 views
Skip to first unread message

ALEXANDRE FRANCISCO DA SILVA

unread,
Mar 19, 2010, 11:16:42 AM3/19/10
to ClubedosEnge...@googlegroups.com
Boa Tarde Amigos,
 
   Um amigo criou um blog voltado para engenharia e gostaria de
contar com vocês para que esse blog se torne uma ferramenta a mais
para aumentarmos nossos conhecimentos.
   Este blog foi criado há alguns dias e, com certeza, será mais um ótimo recurso para troca de informações e novas tecnologias.
   Aí vai o link: http://falandodeengenharia.wordpress.com/
   Eu gostei e espero que vocês também gostem.
 
Saudações,
--
Alexandre Francisco da Silva
Técnico em Edificações
alexf...@gmail.com

Convite-blog-1.jpg

Valter Sarmento

unread,
Mar 20, 2010, 7:48:13 PM3/20/10
to clubedosenge...@googlegroups.com
Caros colegas,
 
Não posso deixar de expressar minha satisfação pelas características que noto neste grupo.
 
É um espaço onde os engenheiros civis estão podendo se comunicar, trocando experiências e informações, em um momento em que cada vez mais se faz necessária a integração da nossa modalidade.
 
Para aqui são remetidos temas técnicos de várias naturezas, com profundidade e clareza compatíveis  com as experiências dos respectivos remetentes, todos tratados muito respeitosamente, sem que seja filtrado qualquer assunto por se tratar desta ou daquela especialidade.
 
Também são focadas questões de interesses profissionais e sociais que torna este grupo um espaço plural e de aproximação dos engenheiros civis.
 
Provocou-me esta manifestação as mensagens do Alexandre, a abaixo e outra anterior relativa a um trabalho jornalístico, além de diversas outras de muitos colegas. São sinais de como os integrantes deste grupo se sentem à vontade para se manifestarem e da confiança da receptividade.
 
Meus reconhecimentos ao criador e moderador deste grupo.
 
Cordialmente
 
Valter Sarmento
--
Clube dos Engenheiros Civis
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
ClubedosEnge...@googlegroups.com
 
1) Colega, não pratique ofensas, pratique o coleguismo, a discussão e o debate.
2) Corrigir o colega no português ou tecnicamente deixando-o humilhado foge à conduta do grupo.
3) Aquele que se sentir no direito de ofender ou humilhar o colega, será excluído do grupo.
4) Assine sempre suas mensagens e de preferência com sua Cidade e Estado.
5) Seja Bem Vindo, participe, coloque suas perguntas e pratique o debate aberto sem receios.
 
Vamos ser colegas num Clube Organizado e democrático, denuncie atitudes que você achou fora dos padrões.
http://groups.google.com.br/group/ClubedosEngenheirosCivis?hl=pt-BR
 
To unsubscribe from this group, send email to ClubedosEngenheirosCivis+unsubscribegooglegroups.com or reply to this email with the words "REMOVE ME" as the subject.

myrtes amaral

unread,
Mar 21, 2010, 7:58:20 PM3/21/10
to clubedosenge...@googlegroups.com
Boa noite, Clube!

Faço minhas suas impressoes, Valter, pois, mesmo nao sendo engenheira - minha formaçao vem do desenho industrial - ao me preparar para o mestrado em engenharia, procurei o Grupo (por indicaçao do amigo Luciano - engenheiro de Sete Lagoas) e continuo aprendendo muito a cada dia!!

Meus especiais agradecimentos ao Vicente Menta - profissional competentíssimo e amigo - que se torna mais importante A CADA DIA - pela disponibilidade em TROCAR INFORMAÇOES relevantes... com uma simplicidade desconcertante!, e ao Luciano, amigo querido!!

Me sinto em casa aqui! Muito obrigada a todos!

Abraços,
Myrtes Amaral


De: Valter Sarmento <vsmsa...@yahoo.com.br>
Para: clubedosenge...@googlegroups.com
Enviadas: Sábado, 20 de Março de 2010 20:48:13
Assunto: Re: [Clube dos Engenheiros Civis] Fwd: Opinião e Comentários


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Rodrigo Mendes

unread,
Mar 24, 2010, 10:41:03 AM3/24/10
to clubedosenge...@googlegroups.com, hosana...@hotmail.com, lhivinh...@hotmail.com, ten.a...@hotmail.com, rosin...@hotmail.com, figuere...@hotmail.com, dvss...@hotmail.com, lucieude...@hotmail.com, junior...@hotmail.com, zacaria...@hotmail.com, janio...@hotmail.com, mary_...@hotmail.com, keniaar...@hotmail.com, dantas_...@hotmail.com, des...@hotmail.com, linc...@hotmail.com, dayanea...@hotmail.com, gustav...@hotmail.com, kaline...@hotmail.com, kalian...@hotmail.com, rafaela...@hotmail.com, arthu...@hotmail.com, nando_...@hotmail.com, bento...@hotmail.com, maxwes...@hotmail.com, ceicat...@hotmail.com, jsergio...@hotmail.com, wglf...@hotmail.com, bruno_...@hotmail.com, giuliano...@hotmail.com, izabelin...@hotmail.com, frankl...@hotmail.com, dayan...@hotmail.com, arthu...@live.com, livia...@hotmail.com, junio...@hotmail.com, virgia...@hotmail.com, andrez...@hotmail.com, sweet...@hotmail.com, led...@yahoo.com.br, tercioperei...@hotmail.com, camil...@hotmail.com, cassia....@hotmail.com, suelensf...@hotmail.com, marcobez...@hotmail.com, homer...@hotmail.com

Achei nesse link: 
 
http://abeldomoemas.blogspot.com/2009/05/concreto-flexivel-e-capaz-de-se.html
 

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Concreto flexível é capaz de se autoconsertar sem intervenção humana


Um concreto desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, é capaz de se autoconsertar apenas com a adição de água e dióxido de carbono (CO2).

O autoconserto é possível porque o novo concreto foi desenvolvido para dobrar e se quebrar em finíssimas lacunas, equivalentes à metade do diâmetro de um fio de cabelo humano, em vez de se quebrar em pedaços ou criar fissuras grandes, como acontece com os concretos normais.


"É como quando você faz um pequeno corte na sua mão, o seu corpo pode se reparar sozinho. Mas se você tem um grande ferimento, então precisará de ajuda. Nós criamos um concreto que se fratura em fissuras pequenas o suficiente para que possa se autoconsertar," explica o professor Victor Li.


Concreto flexível


Segundo Li, o novo concreto poderá tornar as obras mais seguras e mais duráveis. Uma ponte danificada por sobrecarga ou por abalos sísmicos, por exemplo, poderia voltar a operar normalmente em poucos dias.


A imagem mostra o grande segredo do concreto, a sua flexibilidade. Os testes mostram que uma peça feita com o novo material pode sofrer um estiramento de até 3% e recuperar integralmente sua resistência - isso equivaleria a esticar uma ponte de concreto com 100 metros de comprimento (se ela fosse feita por uma peça única) até que ela atingisse 103 metros, sem que ela se quebrasse.


E, tão logo curada dos danos, a ponte recupera inteiramente sua capacidade de operação. "Nós descobrimos, para nossa surpresa, que quando é forçada de nova após se curar, a peça se comporta como se fosse nova, praticamente com a mesma dureza e resistência," diz Li.


Cimento extra-seco


Concreto flexível é capaz de se autoconsertarA capacidade de se autoconsertar do novo concreto deve-se ao uso de um cimento extra-seco que, quando exposto por uma fissura, reage com a água e o dióxido de carbono do ambiente para formar uma espécie de "cicatriz" de carbonato de cálcio - o mesmo material encontrado nas conchas de animais marinhos. Nos testes em laboratório, o processo de cura levou entre 1 e 5 ciclos de molhagem e secagem.


A imagem ao lado mostras as "cicatrizes" do concreto, as linhas brancas de carbonato de cálcio que se formam depois que o processo de cura se completa.


O processo de autoconserto atinge 100% de eficiência quando as fissuras individuais têm menos do que 50 micrômetros, mas o processo opera com aberturas de até 150 micrômetros.


Concreto reforçado com fibras


O novo material é chamado ECC ("Engineered Cement Composite"), é mais flexível do que o concreto tradicional e se comporta mais como um metal do que como um vidro.


O concreto tradicional é considerado uma cerâmica, sendo rígido e quebradiço, suportando um estiramento máximo de 0,01% antes de se partir. Já o ECC dobra-se sem se quebrar, suportando um estiramento máximo de 5% (a recuperação total dá-se até os 3%).


Hoje, os construtores reforçam o concreto com barras de aço, com o objetivo de manter as trincas tão pequenas quanto possível. O problema é que essas trincas, por minúsculas que sejam, deixam entrar líquidos que corroem o aço, o que reduz a resistência da construção ao longo dos anos.


O EEC é reforçado com fibras sintéticas, não estando sujeito à corrosão.
 


Coloque sua foto num tema anos 60, 70 e 80. Conheça o novo site de I Love Messenger.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages