Oi, pessoal!
Vamos começar de vez o curso de Civic Hacking então? Segue uma introdução para a nossa primeira semana.
Antes de tudo, uma breve explicação.
Quem deu uma olhadinha no programa que sugerimos (
http://p2pu.org/node/716/document/721) deve ter percebido que o curso não começa com "O que é Civic Hacking?". Tem alguns motivos pra isso. Pra começar, nós não gostamos muito dessa moda de criar conceitos arbitrários para abarcar práticas comuns da rede. Adotamos a ideia de civic hacking para abordar um monte de coisa que estava nos preocupando porque ouvimos falar desse nome por aí e achamos que tinha a ver abrir essa discussão – não porque já exista uma ideia consolidada do que é isso. Usar a lógica hacker para descrever fenômenos é algo que já acontece há bastante tempo, mas especificamente civic hacking é um termo novo, tanto no Brasil quanto no mundo.
Acreditamos que esse curso é uma forma sensacional de abordar civic hacking pelo caminho contrário da inventologia de termos. Aqui nós podemos primeiro discutir de forma horizontal as práticas da rede que tratam política e cidadania de um jeito "hacker", podemos também efetivamente praticar alguns "hacks" políticos ou cívicos, para enquanto isso construirmos juntos uma ideia emergente do que é civic hacking – que também não precisará ser um conceito universal e final, mas sim uma provocação constante.
Como vamos trabalhar?
A semana 1 tem como proposta discutir coletivamente o conceito de esfera pública interconectada – com base em uma descrição desse conceito, que vem do professor de direito Yochai Benkler. A ideia é trabalharmos da seguinte forma: tomamos por base um material de leitura (que é um texto que descreve esse conceito), e enquanto vamos lendo, vamos postando questões na lista, discutindo o tema, e tentando entender o Brasil nesse contexto. Nada muito diferente de uma discussão de referência que acontecem nas outras listas de discussão que alguns de nós frequentamos.
Essa é a única semana com mais discussão "teórica" do curso – ela serve pra gente se colocar num ponto de partida comum antes de avançar mesmo pras discussões do civic hacking.
Vocês tem outras sugestões sobre como podemos trabalhar?
Material de apoio
Como a semana termina?
Temos uma proposta pra concluir nossas ações dessa semana, que vamos apresentar como "assignment" do curso (a P2Pu têm esse propósito de colocar algumas tarefas para os pares no decorrer dos cursos). Mais tarde mando para a lista essa proposta.