Boa parte dos exemplos aqui foram produzidos pela galera do #thackday, que é um movimento de transparência e dados públicos do qual eu e a Dani participamos.
Many Eyes
SACSP
Esse não usa plataformas de visualização, ao invés disso o Bruno Barreto programou direto uma integração com o Google Maps. Mas o legal aqui é que ele montou um robozinho que visita o site do SAC (serviço de atendimento ao cidadão) e vai anotando reclamação por reclamação, onde, quando e em quem status ficou. Isso é o que a gente chama de scraping e é uma técnica usada quando as informações estão lá... mas não foram pensadas para serem remixadas.
Ranking de IDH x Reclamações
O Pedro Belasco correlacionou duas bases de dados. IDH e o número de reclamações no 156 por distrito, retirado do projeto que o Bruno já havia desenvolvido. O resultado é simples e talvez óbvio, mas não deixa de ser impactante. Existe uma relação direta (e inversamente proporcional) entre o IDH dos distritos e a quantidade de reclamações... isso é, bairros com maior IDH (e que portanto deveriam ter menos problema) reclamam bem mais de seus problemas do que bairros com baixo IDH.
Marco Civil
Durante a Campus Party, estava rolando a discussão do Marco Civil, um marco regulatorio para a internet que esta sendo escrito de forma coletiva. A primeira versão foi escrita pela FGV / Ministério e disponibilizada em um blog para que todos pudessem comentar. O Ricardo Poppi, que esta no curso e participa do #thackday pegou o banco de dados de comentário e montou algumas visualizações para explicitar quem estava comentando aonde e assim - quando sair a segunda versão revisada - podermos ter alguma noção do que de fato foi incorporado.
Estadão
O Estadão, inspirado pela fala da Fernanda Viegas ( uma brasileira que trabalha na construção do Many Eyes ), publicou uma reportagem multimidia usando varias visualizações no Many Eyes tb.
MapaEleitoral
Estou desenhando um mapa eleitoral no dabbledb, a idéia aqui é descobrir quem são os representantes eleitos com mais votos em cada zona eleitoral. Com isso a idéia é evidenciar eventuais currais eleitorais e tambem publicizar representantes legitimos, enfim, mostrar para as pessoas que tem um cara que as vezes foi eleito com 30, 40% dos votos daquela região então ele precisa prestar mais atenção nas demandas desses caras.
Ainda não consegui importar os dados todos e a visualização ainda não é perfeita como eu queria que fosse, mas estou trabalhando nisso.
Nesse mesmo sentido, o Bruno Barreto e o Ricardo Poppi (ó ele aqui traveis) lançaram durante o Yahoo! Open Hack um mapa dos xerifes de brasilia!
Por sorte, existem formas de facilitar a vida do scraper! Uma delas é o Mozenda (
www.mozenda.com ), um software que é pago, mas pode ser usado para até 1000 páginas em modo de tese. Eu estava lá com eles e vi que apesar de ser meio dificil de aprender no começo... se tivermos uma arma dessa em nosso arsenal, as possibilidade serão muito maiores.
Por fim, se quiserem ver outras visualizações fantasticas, aqui tem uma página bastante completa:
abs,
Pedro Markun