Começando o curso - apresentações

1 view
Skip to first unread message

Daniela B. Silva

unread,
Mar 12, 2010, 6:52:50 PM3/12/10
to civich...@googlegroups.com
Oi, pessoal!

Tudo bem?

Já mandei algumas mensagens a respeito, mas nesse comecinho, é sempre bom retomar. Esse é o grupo de discussões do curso Civic Hacking da P2PUniversity. Bem-vindos!

Mandei há pouco uma mensagem pra vocês, pelo sistema da P2Pu, sobre as dinâmicas do curso, a inserção de todo mundo aqui no grupo de e-mails e um formulário que gostaríamos que vocês respondessem (http://moourl.com/civichackingsem1). Copio o conteúdo dessa mensagem abaixo (peço desculpas pra quem receber duas vezes, é só pra confirmar que estamos todos no mesmo ponto de partida).

Agora que temos uma ferramenta aberta de comunicação, acho que é uma boa nos apresentarmos!

Já contei no e-mail anterior que eu sou a Daniela, co-fundadora da Esfera (junto com o Pedro, que já já aparece por aqui) e membro da Casa de Cultura Digital. A Esfera é uma empresa que tem foco em política, comunicação e tecnologia, principalmente olhando pra questão da transparência pública – a ideia é entender transparência não apenas como uma obrigação do governo, de publicar suas ações, mas também da sociedade, que precisa se apoderar das informações de governo, atribuir sentidos a elas e fazer assim a tal da transparência acontecer de verdade. Criamos alguns projetos voltados pro poder público e outros voltados pra sociedade, todos com esse sentido. No ano passado, organizamos um encontro chamado Transparência HackDay – que é quando começamos a pensar nessa ideia de "civic hacking".  

Estou super animada com o curso, e espero que vocês também estejam! Seguimos nos falando no fim de semana, pra começar com o pé direito na segunda-feira.

Abraço,

Daniela

------------------------------------------------

Oi, pessoal!
Vocês estão recebendo essa mensagem porque estão inscritos no curso Civic Hacking, da P2PUniversity.
Sou a Daniela Silva, co-fundadora da Esfera – uma empresa que tem foco em política, comunicação e tecnologias – e membro da Casa de Cultura Digital, que está propondo os três primeiros cursos em língua não-inglesa da P2Pu. O Pedro Markun também é co-fundador da Esfera e membro da Casa de Cultura Digital. Nós somos os proponentes do curso – a P2Pu nos chama de "facilitiadores" – , mas a ideia é que todas as nossas interações sejam tão horizontais quanto for possível.
É a primeira vez que participamos de uma iniciativa como essa, como proponentes. Pensamos em uma série de propostas e estratégias pra fazer esse curso acontecer, mas o fato é que aqui nós também somos participantes. A ideia é todos nós construirmos conhecimento colaborativamente. Então vamos nessa juntos, experimentando e vendo no que dá!
Estamos felizes com a participação de vocês! Juntos nós somos um grupo bastante interessante e diversificado, e tenho certeza de que nossas trocas serão muitíssimo proveitosas :)
Hoje é o dia oficial do começo dos cursos da P2Pu. Mas o que nós propomos é que comecemos na segunda-feira, após algumas preparações iniciais:

1) Pra que a gente possa se comunicar aberta e horizontalmente, criamos um grupo de e-mails, que está hospedado emhttp://groups.google.com/group/civichacking. O endereço para enviar mensagens é civich...@googlegroups.com.
Essa será a nossa principal forma de interação – então, não tem jeito, todo mundo tem que fazer parte do grupo pra participar do curso. Por isso, assim que mandar essa mensagem pra vocês, vou tomar a liberdade de adicioná-los diretamente ao grupo de e-mails. Caso alguém ache que não pode mais participar do curso nessa rodada (esperamos que isso não aconteça!), ou de repente esteja aqui por engano, é só me escrever pelo form de contato do curso ou pelo meu e-mail (daniel...@gmail.com), que resolveremos a questão prontamente, ok?

2) Ficamos pensando em como fazer com que a interação do curso se desse realmente por uma lógica "par a par", que é a proposta da P2Pu. Tivemos a ideia de formarmos "pares" de participantes. Como na lógica das redes peer-to-peer, quem tem mais conhecimento num tema faz par com quem tem menos conhecimento sobre esse mesmo tema, o mesmo pra assuntos diferentes, todos discutimos em par e no coletivo, e assim as trocas vão se estabelecendo.
Os pares mudam toda semana, dependendo do programa. Nós também seremos pares, e assim a gente já dissolve um pouco a ideia do facilitador. Essa é uma ideia que gostaríamos de experimentar – se não der certo, decidimos juntos e mudamos no meio do caminho, numa boa.
Para que seja possível formarmos os "pares", nós criamos a seguinte metodologia: mandamos toda semana um formulário com algumas perguntas, pra vocês auto-avaliarem a sua familiariedade com conceitos que vão aparecer nas nossas conversas durante os próximos dias. De acordo com os índices apontados por vocês, formaremos os pares, que vão mudar uma semana depois, depois de uma nova rodada de formulário (porque também mudam os temas de interesse).
O formulário dessa primeira semana está disponível em http://moourl.com/civichackingsem1. O ideal é que todo mundo responda durante o fim de semana, para já começarmos com novas propostas na segunda-feira.

3) Durante o fim-de-semana e na segunda-feira nós conversamos melhor – já pelo nosso grupo de e-mails, com mais abertura para interação – sobre como a dinâmica do curso vai funcionar. 
Pra começar, é isso. Estamos animados! Bom curso pra gente!
Abraço,
Daniela e Pedro


Pedro Markun

unread,
Mar 12, 2010, 7:22:18 PM3/12/10
to civich...@googlegroups.com
Caros,

sou Pedro Markun, trabalho na Casa de Cultura Digital e estou 'facilitando' esse curso com a Dani na p2pu. Já trabalho com redes e colaboração tem algum tempo e além da Esfera tenho uma série de outras empresas e projetos como o Jornal de Debates, jornal colaborativo online, o LivroLivre, uma rede de distribuição p2p de livros e estar agora ajudando a tropicalizar a OpenVideo Alliance, uma aliança internacional pelo videolivre.

Estamos aqui propondo um modelo novo para troca de conhecimentos. Acho que pode rolar legal, mas depende muito da participação do grupo como um todo. Numa das perguntas do questionario (que vamos refazer semanalmente) esta a quantidade de energia que você pode colocar no curso naquela semana especifica... é essencial que a gente tente ser o mais honesto possível com nós mesmo nessa resposta.

Não adianta muito a gente querer participar 100% se sabemos que não vamos ter a condição de fazer isso. E ao mesmo tempo subvalorizar o tempo e a disposição (para evitar de atrapalhar os outros, just in case, sei lá...) pode acabar gerando uma experiência frustrante.

O lance aqui não é tentar identificar quem sabe mais, quem sabe menos, quem pode mais ou quem pode menos... mas meramente buscar uma forma de tornar essas dinâmicas de troca mais efetivas.

Por último, para quem não conhece p2p (e mesmo para quem já conhece), eu realmente sugiro o exercicio ludico de acessar o http://www.thepiratebay.org ou outro site de distribuição de torrents, escolher algum conteúdo que te interesse e ver como é que pode uma estrutura realmente distribuida fazer com que aquele filme/musica/texto/etc apareça por inteiro no seu computador através de centenas de fragmentos espalhados rede a fora.

No fundo a brincadeira nossa aqui é um pouco isso.

abs,
Pedro Markun 

2010/3/12 Daniela B. Silva <daniel...@gmail.com>
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages