Enc: Esclarecimento sobre o curso de formação de psicólogos antroposóficos em Curitiba- posição da ABPA

5 views
Skip to first unread message

Elenice Dias

unread,
Jun 20, 2017, 5:29:01 PM6/20/17
to cipsi...@googlegroups.com



Elenice Saporski Dias

Psicoterapeuta Antroposófica e Sistêmica

Especialista Clínica

CRP 08/03469

(41) 3016-5661

(41) 9915-5377





De: ABPA <con...@abpapsi.com.br>
Enviado: terça-feira, 20 de junho de 2017 18:14
Para: ave...@ig.com.br; aline...@hotmail.com; PSYC...@GMAIL.COM; luer...@uol.com.br; anitaber...@gmail.com; antonel...@gmail.com; beatriz....@gmail.com; carla....@yahoo.com.br; claricem...@yahoo.com.br; cb...@uol.com.br; carla.c...@yahoo.com; claudiac...@hotmail.com; danie...@gmail.com; denise-...@uol.com.br; denisep...@hotmail.com; egre...@gmail.com; eleni...@hotmail.com; elizabeth...@hotmail.com; gabriela...@yahoo.com.br; helov...@gmail.com; izabel...@gmail.com; jame...@gmail.com; johnnycar...@hotmail.com; ksan...@terra.com.br; leo-f...@uol.com.br; luziann...@bol.com.br; lufati...@uol.com.br; mfrasc...@ig.com.br; marciai...@gmail.com; marcia...@yahoo.com.br; malice...@hotmail.com; guta...@gmail.com; mari...@gmail.com; mpcar...@gmail.com; maril...@gmail.com; meiri...@terra.com.br; moacyr...@uol.com.br; paula...@hotmail.com; pattyfi...@gmail.com; cpro...@hotmail.com; rossan...@hotmail.com; andr...@uol.com.br; simo...@yahoo.com.br; mart...@gmail.com; thi...@uol.com.br; thaisp...@gmail.com; swee...@terra.com.br; liliamc...@uol.com.br; martha_...@yahoo.com.br; jgsp...@hotmail.com; raquel.m...@gmail.com; elianeu...@gmail.com; elizabeth...@hotmail.com; glau...@uol.com.br; darcinas...@ig.com.br; rosana...@gmail.com; andr...@uol.com.br; rosa...@terapiabiografica.com.br; ksan...@terra.com.br; mob...@uol.com.br; mirna.di...@gmail.com; libem...@hotmail.com; sel...@uol.com.br; teresacr...@uol.com.br; regi...@uol.com.br; alvar...@yahoo.com.br; alvar...@yahoo.com.br; con...@sandraokajima.com.br; patbo...@terra.com.br; cur...@hotmail.com; paulafr...@gmail.com; priscil...@yahoo.com.br
Assunto: Esclarecimento sobre o curso de formação de psicólogos antroposóficos em Curitiba- posição da ABPA
 

São Paulo, 20 de junho de 2017. 

 

Caros associados da ABPA 

Conforme o nosso estatuto, no ARTIGO 2º, item d, é uma das nossas responsabilidades estabelecer critérios éticos e técnicos para as práticas e os cursos de formação de psicólogos antroposóficos e zelar pela qualidade dos mesmos”.

Com esse propósito enviamos este comunicado para esclarecer dúvidas geradas sobre o Curso de Formação em Psicologia Antroposófica do Instituto Rudolf Steiner de Curitiba, previsto para iniciar em julho de 2017.

Quando fomos comunicados sobre a intenção de dar início a um curso de formação em Curitiba, apoiamos a iniciativa (Congresso em Juiz de Fora – 2015).

Entretanto, quando foi realizada a divulgação do mesmo agora em 2017, surgiram dúvidas em relação a vários aspectos e recebemos também questionamentos de alguns sócios e parceiros da ABPA.

A diretoria da ABPA realizou reuniões (verbais por telefone, por e-mail e  presencial durante o Congresso de Psicologia e Antroposofia ocorrido nos dias 01 a 04 de junho passado)  com a coordenadora do curso  Elenice Dias. O objetivo das reuniões foi no sentido de esclarecer os pontos que não estão dentro dos preceitos éticos e práticos para uma formação de psicólogos antroposóficos e que também não estão de acordo com a orientação do CRP e do Goetheanum.

Existem aspectos que consideramos importantes:

1- o nome Psicologia Antroposófica não é usado pela ABPA em cursos, eventos e formações por questões relacionadas ao CRP.

2- a ABPA não certifica cursos de formação em Psicologia ampliada pela Antroposofia.

3- No Brasil, a formação de Psicologia Antroposófica só pode ser ministrada à profissionais da área da Psicologia.

4- a Subseção de Psicoterapia do Goetheanum indica que apenas psicólogos e médicos devam fazer formação e atuar como psicoterapeutas.

5- alguns profissionais que constam da lista de professores convidados não foram antecipadamente consultados sobre sua disponibilidade em participar.

Assim, diante de tais fatos e como esses pontos ainda não foram alterados, suspendemos o apoio para esta formação. Poderemos revê-lo quando forem alteradas estas questões.

Colocamo-nos à disposição caso ainda exista alguma dúvida quanto a este  comunicado.

 

 

Atenciosamente, 

Mariângela Motta Luca

Edgard Correia

Patrícia Gimael

Leonor Fronza

Sandra Stirbulov

Adelina Rennó

Diretoria da ABPA 2017/2020 

(Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos)

Rua: Cristóvão Pereira, 1415 Campo Belo - SP
Tel. 11 5041-9039
E-mail: con...@abpapsi.com.br
Site: www.abpapsi.com.br

 

Carta aos sócios - ABPA.pdf

Elenice Dias

unread,
Jul 8, 2019, 9:55:07 AM7/8/19
to cipsi...@googlegroups.com

Elenice Saporski Dias

Psicoterapeuta Antroposófica e Sistêmica

Especialista Clínica

CRP 08/03469

(41) 3016-5661

(41) 99915-5377



De: cipsi...@googlegroups.com <cipsi...@googlegroups.com> em nome de Elenice Dias <eleni...@hotmail.com>
Enviado: terça-feira, 20 de junho de 2017 18:28
Para: cipsi...@googlegroups.com
Assunto: Enc: Esclarecimento sobre o curso de formação de psicólogos antroposóficos em Curitiba- posição da ABPA
 
--
--
CIPSIA 2011
Círculo de Psicologia Antroposófica
Curitiba - PR

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "CIPSIA2011" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cipsia2011+...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Carta aos sócios - ABPA.pdf
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages