Fwd: Enc: Re: Fwd: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - o descalabro - Marco Antonio Villa

0 views
Skip to first unread message

Alceu Mendes

unread,
Nov 9, 2015, 3:49:03 PM11/9/15
to aleks...@uol.com.br, cinquentoesd...@googlegroups.com, gatin...@yahoo.com.br, jonas...@hotmail.com, betobor...@yahoo.com.br, lidi...@hotmail.com, mendes-...@hotmail.com, mlo...@uol.com.br, analetici...@yahoo.com.br, bloco...@uol.com.br


 




De: alceu...@uol.com.br
Enviada: Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015 23:05
Para: bloco...@uol.com.br
Assunto: Enc: Re: Fwd: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - o descalabro - Marco Antonio Villa








 
.x_notviscode, .notviscode { visibility: hidden; width: 0px; height: 0px; display: none; }

De: "Caio Teixeira de Freitas" <cai...@yahoo.com.br>
Em: Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015 17:03,
Para: "luiz pitta" <lfp...@produx.com.br>
Assunto: Re: Fwd: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - o descalabro - Marco Antonio Villa
Obrigado pela notícia. Aliás, todas que tenho recebido de você têm sido muito boas e esclarecedoras.
Esse texto do Marco Antonio Villa mostra muito bem o que o FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS brasileiros fazem com o Brasil. Pena que sejam tão poucos os que têm a coragem de mostrar essas feridas. E, a Sra. Presid'anta ainda vem falar em ajuste fiscal!!!
Abraços
Caio
 



Em Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015 9:26, luiz pitta <lfp...@produx.com.br> escreveu:


 
-------- Mensagem original --------
Assunto: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - o descalabro - Marco Antonio Villa
Data: 12.08.2015 08:44
De: João - Salesco <jo...@salesco.com.br>
Para: "senastudio" <senas...@terra.com.br>, <zuca...@terra.com.br>, <lfp...@produx.com.br>, 'Carlos Eduardo José' <cadu...@ig.com.br>, "'Joaquim Mori'" <joaqu...@yahoo.com.br>, "'Stefano Del Sordo Neto'" <ste...@stefanodelsordo.adv.br>
 
 
 
 
PRECISAMOS ACERTAR AS CONTAS MAS O GOVERNO TEM QUE FAZER A PARTE DELE, PORQUE TANTOS MINISTÉRIOS,
COMISSIONADOS ETC..ETC.....PRIMEIRO VAMOS ARRUMAR A NOSSA CASA DEPOIS O RESTO...!
POBRE BRASIL..POBRE POVO QUE SE DEIXOU ENGANAR POR ESSA CORJA DE LADRÕES....!
MIGALHAS PARA O POVO (BOLSAS) E MONEY PARA O NOSSO BOLSO....!!!
E VIVA A DEMOCRACIA BRASILEIRA..
 
    Então porque o STJ com 33 ministros, não pode ter 2840 funcionários concursados, MAIS 1573  comissionados?
    Não duvidem, o BRASIL será a GRÉCIA amanhã. Para aceitar esta afirmativa, imperdível o levantamento, logo abaixo!

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
 
Publicado no Globo
MARCO ANTONIO VILLA
 
O Superior Tribunal de Justiça, que se auto intitulou "tribunal da cidadania", foi uma criação da Constituição de 1988.
 
É formado por 33 ministros.
 
O STJ recebe pouca atenção do grande público.
O Supremo Tribunal Federal acaba ocupando todos os espaços.
Uma designação de um ministro para o STJ passa geralmente em branco; já o mesmo não ocorre com o STF.
 
Em 2011 e 2013, examinei os gastos do STJ e fiquei estarrecido.
 
 
O curioso é que todos os dados aqui apresentados estão disponíveis no site do STJ, mais especificamente no Portal da Transparência.
 
O último relatório de gestão anual disponibilizado é de 2013.
 
Os dados são estarrecedores.
 
O orçamento foi de R$ 1.040.063.433,00!
 
Somente para o pagamento de aposentadorias e pensionistas foram despendidos R$ 236.793.466,87, cerca de um quarto do orçamento.
Para os vencimentos de pessoal, foi gasta a incrível quantia de
R$ 442.321.408,00.
 
Ou seja, para o pagamento de pessoal e das pensões e aposentadorias, o STJ reservou dois terços do seu orçamento.
 
Setembro é considerado o mês das flores.
 
Mas no STJ é o mês do Papai Noel. O bom velhinho, três meses antes do Natal, em 2014, chegou com seu trenó recheado de reais.
 
Somente a dois ministros aposentados pagou quase 1 milhão de reais. Arnaldo Esteves Lima ganhou R$ 474.850,56 e Aldir Passarinho, R$ 428.148,16 - os dois somados receberam o correspondente ao valor da aposentadoria de 1.247 brasileiros.
 
A ministra Assusete Dumont Reis Magalhães embolsou de rendimentos R$ 446.833,87, o ministro Francisco Cândido de Melo Falcão de Neto foi aquinhoado com R$ 422.899,18, mas sortudo mesmo foi o ministro Benedito Gonçalves, que abocanhou a módica quantia de R$ 594.379,97.
 
Também em setembro, o ministro Luiz Alberto Gurgel de Faria recebeu
R$ 446.590,41.
 
Em novembro do mesmo ano, a ministra Nancy Andrighi foi contemplada no seu contracheque com R$ 674.927,55, à época correspondentes a 932 salários-mínimos, o que - incluindo o décimo terceiro salário - um trabalhador levaria para receber 71 anos de labuta contínua.
 
Nos dados disponibilizados na rede, é impossível encontrar um mês, somente um mês, em que ministros ou servidores - não exemplifiquei casos de funcionários, e são vários, para não cansar (ou indignar?) ainda mais os leitores - não receberam acima do teto constitucional.
 
São inexplicáveis estes recebimentos.
 
Claro que a artimanha, recheada de legalismo oportunista (não é salário, é "rendimento"), é de que tudo é legal.
Deve ser, presumo. Mas é inegável que é imoral.
 
Em maio de 2015, o quantitativo de cargos efetivos era de 2.930 (eram 2.737 em 2014).
 
Destes, 1.817 exerciam cargos em comissão ou funções de confiança (eram 1.406 em 2014).
 
Dos trabalhadores terceirizados, o STJ tem no campo da segurança um verdadeiro exército privado: 249 vigilantes.
 
De motoristas são 120.
 
Chama a atenção a dedicação à boa alimentação dos ministros e servidores.
 
São 4  cozinheiras, 29 garçons, 5  garçonetes e 54 copeiros.
 
Isto pode agravar a obesidade, especialmente porque as escadas devem ser muito pouco usadas, tendo em vista que o STJ tem 32 ascensoristas.
 
Na longa lista - são 1.573 nomes em 99 páginas - temos pedagogas, médicos, encanadores, bombeiros, repórteres fotográficos, recepcionistas, borracheiros, engenheiros, auxiliares de educação infantil, marceneiros, jardineiros, lustradores e até jauzeiros (que eu não sei o que é).
 
 
Para assistência médica, incluindo familiares, foram gastos, em apenas um ano, R$ 63 milhões de reais e mais R$ 4 milhõespara assistência pré-escolar. (??)
 
Pela quantia dispendida em auxílio-alimentação - quase R$ 25 milhões - creio ser necessário um programa de emagrecimento de ministros e servidores.
 
Mas os absurdos não param por aí.
 
Somente para comunicação e divulgação institucional foram reservados mais de R$ 7 milhões de reais.
 
E não será por falta de veículos que o STJ vai deixar de exercer sua atribuição constitucional.
 
Segundo dados de 31 de janeiro de 2015, a frota é formada por:
 
57 GM/Omega,
13 Renault/Fluence e
07 GM/Vectra,
 
além de 68 veículos de serviço,
perfazendo um total de 146 veículos novos .
 
E como são 33 ministros, cada excelência tem,
em média, à sua disposição, 4  veículos.
 
Como foi exposto, há 2.840 efetivos e mais 1..573 servidores que são terceirizados, perfazendo um total de 4.413, que já é um número absurdo para um simples tribunal, apenas um.
 
 
Ah, leitor, não se irrite. Ainda tem mais gente.
 
Segundo o relatório anual de 2013 (volto a lembrar que é o último disponibilizado) há mais 523 estagiários.
 
Sendo assim, o número total alcança 4.936 funcionários!
 
É raro uma Corte superior no mundo com os gastos e número de funcionários do STJ.
 
Contudo este não é o retrato da Justiça brasileira.
 
Onde a demanda é maior - como na primeira instância - faltam funcionários, o juiz não tem a mínima estrutura para trabalhar e está sobrecarregado com centenas de processos, além de - e são tantos casos - sofrer ameaças de morte por colocar a Justiça acima dos interesses dos poderosos.
 
No conjunto não faltam recursos financeiros ao Judiciário.
 
A tarefa é enfrentar, combater privilégios e estabelecer uma eficaz alocação orçamentária.
 
Este dever não pode ser reservado somente aos membros do Poder Judiciário.
 
Ele interessa a toda a sociedade.
________________________________________________________
 
Isto explica em parte a falta de dinheiro para a sade.
 
É preciso modificar isto !
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Avast logo
Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
www.avast.com
 
 
 
 

Avast logo
Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
www.avast.com
 
Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 2015.0.6086 / Banco de dados de vírus: 4392/10423 - Data de Lançamento: 08/12/15
 


 
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages