Diversos filmes acompanhados de debates, oficina cultural e apresentação teatral farão parte da programação da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL/DEX) dentro da 11ª Semana Universitária .Os eventos serão realizados no Auditório Dois Candangos (Faculdade de Educação da UnB/Campus da Asa Norte), com entrada franca.
Programação
Dia 4 de outubro (terça-feira)
Hora: 10h às 12h
Exibição do filme O Veneno está na Mesa (Brasil). Direção de Silvio Tendler, 2011, 55 minutos. O mais novo documentário do cineasta aborda como a chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional. No lugar, surgiu um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar. Censura livre.
Após a exibição, haverá debate com o diretor.
Dia 5 de outubro (quarta-feira)
Hora: 10h às 12h
Oficina sobre Cultura religiosa de matrizes africanas no Brasil, com o grupo Fórum Religioso Afrobrasileiro do Distrito Federal e Entorno (FoAfro), que defende a diversidade religiosa. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no local.
Dia 6 de outubro (quinta-feira)
Hora: 10h às 12h
Apresentação da peça teatral Procura-se, de Denis Camargo e Gustavo Reinecken, integrantes do grupo BR S.A. - Coletivo de Artistas.
Montada em 2010, a peça tem a duração de 45 minutos. É o resultado de uma pesquisa cênica que apresenta o cotidiano de dois palhaços que procuram emprego, mostrando suas habilidades individuais e coletivas na arte da palhaçaria. Contém jogos clássicos às duplas de palhaços, interações e brincadeiras com a platéia, além do discurso político e individual dos artistas. O espetáculo recebeu o prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua. Censura livre.
O BR S.A. é um coletivo híbrido de artistas profissionais que possui formação acadêmica em Artes Cênicas, Artes Plásticas, formação musical e especializações em palhaço, direção teatral, iluminação, cenografia, figurino, produção, divulgação e programação visual. Após a peça, haverá debate com os atores.
Dia 7 de outubro (sexta-feira)
Hora: 10h às 12h
Lançamento do filme Os Filhos de João – admirável mundo Novo Baiano (Brasil), pelo projeto PET - Música em Etnografia da Universidade de Brasília.
Direção de Henrique Dantas, 2009, 76 minutos. O documentário traça um panorama da Música Popular Brasileira dos anos sessenta e setenta, através do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência exercida pelo cantor João Gilberto sobre o Grupo.
Após a exibição do filme haverá debate com participação de integrantes dos Novos Baianos.
--
Cláudia Fontes