Vida nova!
O Ciclo Virtuoso agora tem mais a ver com movimento de
empreendedorismo aberto do que como projeto ou mesmo meta-projeto. Ele
entra, então, em sua terceira fase - graças à convergência de idéias
de pessoas positivas e energizadas como Edmar Ferreira (
twitter.com/
edmarferreira, finalista do concurso internacional de aplicativos
sociais Change the Web) e Heloísa Andrade de Paula (
twitter.com/
maffalda, blogueira que interagiu direto com os organizadores e
divulgou o concurso no Brasil). Ou seja, o Ciclo Virtuoso se soma ao
embalo de projetos existentes e que tenham a ver com contribuir na web
para facilitar a vida coletiva no dia-a-dia. Uma série de pessoas e
projetos inspiram o Ciclo Virtuoso e combinam com ele, e serão
mencionados aqui em posts seguintes - sintam-se livres para fazerem
isso primeiro!
E você com isso?
A oportunidade agora é aproveitar que o Brasil vive um momento
especial de empreendedorismo social, que a web social já está um tanto
amadurecida e que os desafios começam a surgir enquanto obstáculos e
possibilidades. O talkshow que Juliano Spyer (
twitter.com/jasper)
promove na web dia 29 de maio com Andrew Keen (
twitter.com/ajkeen),
autor do livro O culto do amador (considerada uma bíblia anti-web2.0,
acusando-a de destruir a cultura e a economia), é também uma
oportunidade excelente de darmos luz a questionamentos e idéias
relacionadas. Vamos nos preparar para este encontro virtual, gerarmos
massa crítica sobre os desafios do achatamento cultural e a cauda
longa das possibilidades de articulação? Vamos alimentar um
repositório de exemplos e idéias para um mundo melhor?
Como assim?
Poste nesta lista suas idéias sobre como a web pode facilitar a vida
das pessoas, tanto individual como coletivamente. Poste aqui exemplos
de uso da web com a finalidade do bem comum. Poste aqui sua vontade de
participar, ou sua sugestão de projeto, ou sua crítica, ou sua dúvida.
Espalhe a idéia desta lista para pessoas que você considera
interessadas, que tenham algo a acrescentar. Vamos usar a lista para
combinar como podemos estimular estas conversas lá fora, no resto da
web e no resto da vida em sociedade.
Simples! Comece comentando em resposta a este email e indicando a
lista para outras pessoas que você considera interessadas em caminhar
junto, ou ao menos para lugares parecidos, ou que já estejam trilhando
caminhos exemplares dentro das temáticas de we, desenvolvimento
social, sustentabilidade, empreendedorismo aberto, virtudes. Há uma
sequência de posts planejados para ajudar a nos engrenarmos aqui.
Histórico do Ciclo Virtuoso
A primeira fase do Ciclo Virtuoso consistiu em um projeto que planejei
e ia encaminhar pela Mercado Brasil (
revistamercadobrasil.com.br), uma
revista nacional de gestão e negócios que eu editava em Santa
Catarina. Seus pilares principais eram o networking e a corretagem de
conhecimento (knowledge brokering), com versões impressas, em lista de
discussão, em blog, em eventos presenciais e em formatos multimídia
gerados nos eventos. Mas não ativei o plano porque preferi (por uma
série de motivos pessoais e profissionais) me mudar para São Paulo e
trabalhar com o Marcelo Pimenta (
twitter.com/menta90) em um grupo de
Gestão do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação.
A segunda fase do Ciclo Virtuoso começou quando criei o repositório de
exemplos e dicas em
http://migre.me/1jnY com esta lista de discussão,
depois o blog
http://migre.me/1jo3, uma comunidade no Ning e os
twitters
www.twitter.com/ciclovirtuoso e
www.twitter.com/redemocracia
para tudo ficar mais participativo. O blog teve uns posts, mas pouca
participação (mesmo com a divulgação via twitter). Foi nesta fase, a
partir do Ning, que o Edmar me procurou e vimos possibilidades de
convergência com o Democracia2.com que ele fez.
A terceira fase começou quando eu usei a logomarca do Change The Web
como imagem de fundo do
www.twitter.com/diegoremus. A organização me
elogiou, e eu mostrei que o Alexandre Fugita (
twitter.com/fugita)
tinha divulgado o concurso no blog
www.Startupi.com.br (
twitter.com/
startupi).
Um abraço e vamos nessa!
"No caminho do bem", como canta menta90, lembrando Tim Maia!