E= E: para a comunidade Rede de Escolas, a escola é a rede

0 views
Skip to first unread message

Diego Remus

unread,
May 20, 2009, 11:25:32 PM5/20/09
to Ciclo Virtuoso
Ao chegar na comunidade http://escoladeredes.ning.com, li o seguinte e
me cadastrei (sugiro ao menos uma passada de olho):

"Para saber se você está no lugar certo e se concorda com as regras da
Escola-de-Redes, por favor, leia até o fim - antes de fazer qualquer
coisa aqui - o texto Sobre a constituição da Escola-de-Redes (http://
escoladeredes.ning.com/page/sobre-a-constituicao-da)".

"Escola-de-Redes é uma rede de pessoas dedicadas à investigação
teórica e à disseminação de conhecimentos sobre redes sociais e à
criação e transferência de tecnologias de netweaving.

A Escola-de-Redes é um misto de escola (ambiente favorável à
realização de processos educativos) e think tank, ambos organizados em
rede. Ela é uma coligação de pessoas e grupos que integram comunidades
de projeto e de prática, de aprendizagem e de pesquisa.

Em um sentido amplo, trata-se de uma não-escola. Como mostra a logo
escolhida para a escola: E = R, quer dizer: a escola é a rede. Em
palavras: se a escola já é a rede, para que escola? Se a própria rede
é uma escola…

A Escola-de-Redes não é uma organização hierárquica nem uma
articulação centralizada ou descentralizada de instituições ou
organizações formais. Em última instância, são “apenas” pessoas,
conectadas em rede, que cooperam entre si para desenvolver os temas
acima, compartilham voluntariamente seus conhecimentos, divulgam e
aplicam os produtos que desenvolveram."

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages