Uma orientação a respeito de parcerias entre clube x empresários

1 view

martinsmanoel

to cev...@googlegroups.com
Prezados Cevilistas, peço um favor aos estudiosos colegas. Acompanho o grupo de longa data por ser um entusiasta do Direito Desportivo, mas, efetivamente, nunca atuei nessa área.
Um cliente (e amigo) meu me procurou pedindo orientação, pois foi convidado a participar de um grupo de investidores que irá aportar valores para ajuda de custo nas categorias de base de um pequeno clube de futebol Português (salvo engano da 3ª divisão). Em contra partida, esse grupo de investidores poderá levar jogadores brasileiros para realização de testes no profissional e, também, passará a ter direitos (percentual) sobre os valores obtidos nas futuras negociações dos atletas do clube com outras agremiações desportivas. Pelo que acompanho aqui no Brasil, por deliberação da CBF, isso não é mais permitido e o clube que negociar os “direitos econômicos” com terceiros, inclusive, poderá sofrer severas sansões. E na Europa, especificamente em Portugal, é permitida essa parceria entre clubes e grupos empresariais? Eu fiz um busca em alguns artigos especializados e entendi que lá também não é permitido, pois essa deliberação vem de cima, da própria FIFA. Algum colega poderia dar uma contribuição sobre esse assunto para que eu possa responder de forma mais segura e assertiva. Desde já, muito obrigado!!

Manoel de La Fuente Martins Filho
21 96413.3339