novo CODIGO DE PROCESSO CIVIL. anteprojeto da comissao de juristas. leia

5 views
Skip to first unread message

Alberto Puga

unread,
Aug 25, 2010, 9:01:19 AM8/25/10
to cevleis
cevnauta!
para saber/leer acesse
http://www.senado.gov.br/senado/novocpc/default.asp

alberto puga
dia 19 de setembro[1997]: 13o aniversario da CEVLEIS

adema...@terra.com.br

unread,
Aug 25, 2010, 5:00:16 PM8/25/10
to cev...@googlegroups.com
CEVnautas,

O caput do artigo 32 do APL, mantendo a regra contida no atual atigo 94 do CPC,   diz:

Art. 32.

A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre

bens móveis será proposta, em regra, no foro do domicílio do réu.


Ora, tal regra não mais se concebe no direito moderno, a exemplo do que já está inserido em diplomas mais recentes(CDC, ETorcedor, etc).
O autor(ofendido em seu direito pessoal) terá que se deslocar ao domicílio do Réu(Ofensor) para buscar reparação. E a continuação disso é um absurdo!! Enquanto o causador do dano terá o privilégio de ser demandado em seu domicílio, podendo arguir a Exceção sem sair da sua Comarca, se demandado em outro foro, o autor terá que abandonar o seu domicílio para tentar recuperar o prejuízo. Será que a Comissão de Notáveis não se dseu conta disso?? Ou será que o Réu continua sendo tratado como Excelência no novo CPC. É lei e mais lei!!. A propósito disso, transcrevo, abaixo, artigo que foi publicado em Jornal(ZH) de ampla circulação no RGS, em 27 de junho de 2010, a saber:

 

O BRASIL E AS LEIS

 

 A “produção” e emissão de leis no Brasil é profícua, certamente em busca da medalha de ouro, já que o país ostentaria,  apenas, o título de vice-campeão mundial em número de leis. Nem mesmo os especialistas, também envoltos nesse verdadeiro “cipoal legislativo”,  sabem quantas são as leis efetivamente vigentes no país. Mas, só no âmbito federal chegam a quase duas dezenas de milhares, floreadas por  mais de cento e vinte mil decretos e cerca de um milhão e meio de outros normativos. Por isso, o Brasil não precisa de mais leis, basta aplicar e cumprir as existentes. De que adiantam mais e mais  leis se a cultura do respectivo cumprimento continuar a mesma??

 Aliás, a interpretação das normas legais sempre levou em conta o chamado “espírito do legislador”, para que a sua aplicação não fosse desvirtuada dos motivos que o levaram à respectiva edição. Esse princípio tão festejado pelos aplicadores do Direito, entretanto, sofreu duro golpe recente, quando o legislador, depois de parir a chamada “lei da Ficha Limpa” consultou o Judiciário(TSE) se a sua “intenção era, ou não, de que a lei valesse para a próxima eleição”.

Seria muito mais eficaz se o Legislativo e o Executivo, em todos os âmbitos, adotassem e praticassem a “ética na política e na administração”, que tanto pregam , em vez de praticarem  a “ética da política”. A corrupção, aliás, chegou a patamares preocupantes e inaceitáveis. Por outro lado, enquanto “Comissões de Notáveis” estão a gestar novos Códigos na esfera Penal e de Processo Civil, que continuam a favorecer devedores e réus,  seria muito mais conveniente e oportuno que o Judiciário olhasse mais para dentro de si próprio e se preocupasse com a qualidade das decisões judiciais, a gestão dos órgãos jurisdicionais em toda as instâncias e a qualificação de magistrados, especialmente sobre a sua conscientização de que a conciliação e o  adequando desempenho dos órgãos que presidem são de sua responsabilidade e iniciativa.     

Finalmente, oportuno dizer que a OAB( Ordem dos Advogados do Brasil), essa instituição fundamental para a manutenção e o aperfeiçoamento do estado democrático de Direito, tão empenhada na moralização da coisa pública e privada, de atuação importante e imprescindível, inclusive em “afastamentos” de Presidentes, Governadores e outros gestores públicos, também deve se preocupar mais com o chamado “dever de casa”, olhando  de forma mais crítica e efetiva para dentro de si própria, especialmente em relação às questões éticas e atuação de seus inscritos, já que são eles que, juntamente com o Ministério Público, têm a função institucional de atuar na garantia dos direitos e deveres individuais e coletivos da Sociedade.  

Portanto, menos leis, menos demagogia, menos discursos  e mais ética, seriedade e comprometimento de todos com o Brasil.

 

Ademar Pedro Scheffler-Advogado-Porto Alegre(RS).




On Qua 25/08/10 10:01 , Alberto Puga pugar...@gmail.com sent:
--
cevleis- ADM Alberto Puga <http://cev.org.br/qq/alberto-puga/>
Para postar neste grupo, envie um e-mail para cev...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
cevleis+unsub...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/cevleis?hl=pt-BR

Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Atualizado em 25/08/2010


cfpor...@chermontdebritto.adv.br

unread,
Aug 25, 2010, 5:19:09 PM8/25/10
to cev...@googlegroups.com
Entendo o ponto de vista e reconheco os precedentes. Mas me filio a tese da ampla defesa, o que significa não criar obstaculos a defesa do reu, como cria a acao proposta no domicilio do autor.
Embora concorde que ha privilegios desmedidos ao reu, por exemplo na execucao ('quando menos gravosa...')

Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel


Date: Wed, 25 Aug 2010 21:00:16 +0000
Subject: Re: [cevleis-google:4725] novo CODIGO DE PROCESSO CIVIL. anteprojeto da comissao de juristas. leia
cevleis+u...@googlegroups.com

norberto cavalheiro

unread,
Aug 25, 2010, 7:10:56 PM8/25/10
to cev...@googlegroups.com
Caro Ademar,
 
Parece que vivemos no século tão anunciado pelos pregadores do antigo deserto onde  prenunciavam entre serpentes peçoentas o caos da humanidade. A duvida que urtiga no coração dos homaens de bem é como distinguir  limites  entre a violencia e a energia  , a artimanha enganosa da inteligencia  sadia, a justiça verdadeira da  politicagem hipócrita. Por isso é humanamente  impossivel nos dias de hoje,  levantar-se bandeiras de ética dentro de qualquer organismo,  enquanto as barbaries estão ai proliferando nos pilares mais sagrados da sociedade. Mude-se os homens e sequer precisar-se-iá de leis, ou mesmo  instituições,  que muitas vezes  utilizam subversivamente o código da blindagem cooperativa sob o manto de uma ética nada aristotélica. Enquanto não operar-se uma mudança radical no proprio homem a violencia será a unica regra contra esse universo de leis contraditórias e inoperantes. As favelas do Rio de janeiro em seus aparatos bélicos não podem ser substimados. É passada a hora de mudanças...!
 
abraços
 
NGC
 

 

NEWTON ANTUNESOJR.

unread,
Aug 27, 2010, 7:51:42 AM8/27/10
to puga
CAVALHEIRO, AQUI É O ANTUNES DO MINAS. CONFIRME SE VOCE É QUEM EU PENSO QUE SEJA. APÓS CONFIRMAÇÃO , PODEREMOS CONVERSAR. DE QUALQUER FORMA, PARABÉNS PELAS IDÉIAS E MANIFESTAÇÕES. CONCORDO IN TOTUN . AGUARDO.
 

Date: Wed, 25 Aug 2010 20:10:56 -0300
Subject: Re: [cevleis-google:4727] novo CODIGO DE PROCESSO CIVIL. anteprojeto da comissao de juristas. leia
From: cavalheir...@ibest.com.br
To: cev...@googlegroups.com

NEWTON ANTUNESOJR.

unread,
Aug 27, 2010, 8:12:24 AM8/27/10
to puga
prezado ademar. voce tem plena razão. um absurdo os privilégios concedidos ao réu. conte comigo para qualquer proposta de mudança a ser enviada para legisladores , via congresso nacional. morando em brasília, posso cuidar de protocolar e acompanhar o expediente.só não tenho tempo para iniciar e captar adeptos. nomino o expediente de "proposta de mudança de lei ".aguardo.  
 

Subject: Res: Re: [cevleis-google:4726] novo CODIGO DE PROCESSO CIVIL. anteprojetoda comissao de juristas. leia
To: cev...@googlegroups.com
From: cfpor...@chermontdebritto.adv.br
Date: Wed, 25 Aug 2010 21:19:09 +0000

norberto cavalheiro

unread,
Aug 27, 2010, 8:46:01 AM8/27/10
to cev...@googlegroups.com
Caro Antunes,
 
Embora sob  cuidados, e, antecipando pedido de permissão ao andar superior   diretivo da familia cevleis, que não autorizam mensagens pessoais via esse espaço , recorro ao bom senso e a atençao que o colega merece para tentar situar minha pessoa de modo a podermos nos identificar . Não sem antes agradecer seu voto de aprovação à minha última mensagem que penso ser a preocupação de todos que utilizam a vida como forma de sucessão a ensinamentos e aprendizados. Grato.
 
Evocas o nome de Minas ( que pode ser um clube ou mesmo o Estado de Minas Gerais).  Me ocorreu por isso, saudosa lembrança da minha longinqua juventude aos tempos em que ainda jogava futebol, pelos gramados da querida e saudosa Zona da Mata mineira. Eu como gaúcho penso ser hoje a melhor referência para um começo de identificação nesse universo de tantas passagens, onde talvez tenhamos nos encontrado um dia. Se nos conhecemos naqueles tempos saberás do que estou falando, se não, tenha certeza que de qualquer forma é com imenso prazer que isso ocorre agora.
 
Um grande abraço
 
Norberto Cavalheiro.

NEWTON ANTUNES O. JUNIOR

unread,
Aug 11, 2021, 4:23:22 PM8/11/21
to cev...@googlegroups.com
Favor cancelar minha inscrição. Motivo....80 anos...aposentado de tudo. Obrigado e um abraço.



De: cev...@googlegroups.com <cev...@googlegroups.com> em nome de cfpor...@chermontdebritto.adv.br <cfpor...@chermontdebritto.adv.br>
Enviado: quarta-feira, 25 de agosto de 2010 16:19
Para: cev...@googlegroups.com <cev...@googlegroups.com>
Assunto: Res: Re: [cevleis-google:4726] novo CODIGO DE PROCESSO CIVIL. anteprojetoda comissao de juristas. leia
 
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages