tocha,
Os gregos antigos tinham Lampadedromia - corridas de revezamento da tocha - onde a equipe vencedora acendia uma chama sagrada, possivelmente como parte da adoração no culto de Prometeu e seu desafio dos deuses para transmitir conhecimentos aos mortais. Os atletas passavam a tocha entre si até que o vencedor cruzasse a linha de chegada.
O revezamento da tocha olímpica nos tempos atuais nos remete aos mensageiros da Grécia Antiga que viajavam pelas cidades anunciando a data dos Jogos. Além do convite aos cidadãos a irem prestigiar os Jogos, proclamavam, estes, a “trégua sagrada” um mês antes e enquanto durassem as competições esportivas.
O revezamento moderno tem um aceno para as virgens vestais acenderem a chama da civilização romana rival.
Em tempo: Em pronunciamento hoje na cerimônia de acendimento da chama olímpica dos Jogos Rio 2016 o Presidente do COI Thomas Bach enviou a seguinte mensagem: “A chama é um símbolo antigo de paz e harmonia, um símbolo do poder da humanidade a se unirem apesar de nossas diferenças. Este será o maior legado dos Jogos Olímpicos para o Brasil e para o mundo.”
pira,
No centro de cada cidade-estado grega havia um altar com uma chama que nunca se apagava, em homenagem à deusa Hestia ou Vesta, protetora da família.
Em Olímpia havia um altar dedicado a Hera, deusa da vida e do casamento. No início dos Jogos Olímpicos, os gregos acendiam a pira de fogo no altar de Hera.. Durante a celebração dos Jogos, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições como um sinal de pureza, razão e paz.
A pira olímpica na era moderna queimou pela primeira vez nos Jogos de Amsterdã, na Holanda em 1928 e depois em Los Angeles, nos Estados Unidos , em 1932.
chama, fogo olimpica(o)
O fogo, ou a chama olímpica, é um símbolo sagrado desde os tempos da Grécia antiga. Para os antigos gregos, representava a criação do mundo e sua renovação. Também era o símbolo de Deus Vulcano e considerado um presente para os humanos de Prometeu, que o havia roubado de Zeus.
Uma chama queimando constantemente era mantida por toda a Grécia. Ela adornava os altares dos deuses.
O fogo olímpico é aceso a cada edição dos jogos em frente ao templo de Hera na cidade de Olímpia através dos raios de sol utilizando um disco ou espelho côncavo chamado “skaphia” que, como um moderno espelho parabólico, direciona os raios do sol a um ponto determinado para acender o fogo.
Este ritual tem sua origens na Grécia Antiga, cujos Deuses do Olimpo eram homenageados com chamas perpétuas.
Nos tempos atuais esta cerimônia nos Jogos Olímpicos simboliza a continuidade de um movimento de união e amizade entre os povos que começou com os Jogos da Antiguidade.
Fontes Consultadas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chama_Ol%C3%ADmpica
http://www.rio2016.com/noticias/tocha-olimpica-da-grecia-antiga-ao-rio-2016
http://www.adcamigosparasempre.com.br/2012/05/origem-da-tocha-olimpica.html
http://midiailluminati.blogspot.com.br/2011/05/londres-2012-o-simbolismo-da-tocha.html