Mensagens de Esperança para a Quaresma - Hora Luterana
|
|
Posted: 26 Feb 2013 06:30 PM PST
Diante de situações aparentemente impossíveis, é comum ouvirmos as pessoas dizerem: “Sou como Tomé. Só acredito vendo!” Esse ditado popular é uma referência ao comportamento incrédulo de um personagem bíblico, o apóstolo Tomé no dia da Páscoa, ao receber a notícia da ressurreição de Jesus. Por isso, o apóstolo Tomé ficou conhecido como alguém que teve grandes dificuldades para crer. Você também tem dúvidas? É natural que todos nós tenhamos. Mas precisamos nos apegar às palavras de Paulo, um outro apóstolo, que nos diz: “Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês!”. A ressurreição de Jesus é prova da vitória da vida sobre a morte. Alegre-se com essa boa notícia. Dedique tempo para
ouvir ou ler a Bíblia. Freqüente uma igreja cristã. Ouça as palavras de Jesus: “Pare de duvidar e creia!” E tenha vida por meio do Senhor e Salvador Jesus Cristo! Oremos: Amado Deus, agradeço de coração pela morte e ressurreição de Jesus. A tua misericórdia não tem fim. Aumenta a minha fé, lançando fora toda dúvida. Amém Leia em sua Bíblia: Jo 20.19-31 20.19 Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam
reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou,
ficou no meio deles e disse: — Que a paz esteja com vocês!
20.20 Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 20.21 Então Jesus disse de novo: — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. 20.22 Depois soprou sobre eles e disse: — Recebam o Espírito Santo. 20.23 Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados. 20.24 Acontece que Tomé, um dos discípulos, que era chamado de “o Gêmeo”, não estava com eles quando Jesus chegou. 20.25 Então os outros discípulos disseram a Tomé: — Nós vimos o Senhor! Ele respondeu: — Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer! 20.26 Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: — Que a paz esteja com vocês! 20.27 Em seguida disse a Tomé: — Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia! 20.28 Então Tomé exclamou: — Meu Senhor e meu Deus! 20.29 — Você creu porque me viu? — disse Jesus. — Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! 20.30 Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. 20.31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele. |
| You are subscribed to email updates from Mensagens de Esperança
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. |
Email delivery powered by Google |
| Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 | |
|
Posted: 27 Feb 2013 06:30 PM PST
Há situações na nossa vida em que parece que estamos no meio de fogo cruzado. São tantos os problemas que vêm de todas as direções: família, vida financeira, profissional, insatisfação consigo mesmo, etc... Dá vontade de se esconder, mas não vemos um lugar seguro ou algo que nos proteja. Mas, saiba que você pode contar com Deus. Ele está sempre ao seu lado. As circunstâncias podem querer mostrar o contrário, mas não se deixe enganar. Deus está com você. Ele é o seu escudo. Cristo é a prova disso. Ele foi enviado por Deus para carregar sobre si todos os nossos pecados. Ao morrer na cruz ele estava livrando você da condenação. Não se desespere e repita com o salmista Davi: “Mas, tu, ó Senhor, me proteges como um
escudo” (Salmo 3.3). Oremos: Transforma, Senhor, o meu viver. Que eu seja mais sábio e tranqüilo na certeza de que o Senhor está comigo hoje e por todo o sempre. Amém. Salmo 3.3 Mas tu, ó Senhor, me proteges como um escudo. Tu me dás a vitória e renovas a minha coragem. (NTLH-SBB)
|
|
Posted: 28 Feb 2013 06:30 PM PST
Reconhecer os seus erros sempre foi um grande desafio para o ser humano. Ninguém quer admitir que ofendeu ou agiu de forma errada com outra pessoa. E, assim, muitos vão levando a sua vida de forma incorreta. E você? Como tem refletido sobre os seus erros? Quando paramos para pensar em nossas atitudes, começamos a ver o quanto temos sido negligentes com as outras pessoas. Reconhecer os próprios erros nada mais é do que tomar uma iniciativa de limpeza de coração. Reflita sobre o que você tem feito e se as suas atitudes têm agradado a Deus. Reconheça os seus erros com a certeza de que Jesus perdoa todos os seus pecados. Com humildade, quando assumimos as coisas erradas que fizemos, também as pessoas passam a confiar e a
respeitar ainda mais em nós. Pense nisso! Oremos: Senhor, muito obrigado por me ofereceres o perdão dos pecados. Eu sei que posso confessar a ti todas as coisas que faço de errado. Ajuda-me a viver uma vida em humildade no relacionamento com outras pessoas. Amém. Leia em sua Bíblia: Salmo 51.1-5Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu
pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei - somente contra ti - e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas. De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. (NTLH-SBB)
|
|
Posted: 04 Mar 2013 06:30 PM PST
Você já foi acusado de algo que não fez? Ver o seu nome jogado na lama traz sofrimentos. Não é nada fácil passar por isso. Não se desespere por causa de uma sociedade que, por vezes, se mostra injusta. Aja olhando para Deus, mesmo que com lágrimas nos olhos. Como disse Jó: “O nosso defensor vive” (Jó 19.25). E é assim que o próprio Jesus nos é apresentado. O nosso defensor (1Jo 2.1). Aquele que nos aceita através do perdão, irá fazer justiça, nos defenderá e enxugará os nossos olhos. Oremos: Salvador Jesus, quando a injustiça me cercar, ajuda-me a não me entregar a ela, e sim, a colocar a minha vida sob os teus cuidados. Amém. Leia 1 João 2.1: Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. (NTLH-SBB)
|
|
Posted: 05 Mar 2013 06:30 PM PST
Orgulhosos, lutamos contra a verdade de que somos imperfeitos, pecadores. Por vezes, lutamos tanto que nos cansamos, tentando esconder a maldade que, furtiva, continua agindo em nós. E sofremos, nosso corpo sofre, nossos ossos doem. Pare de lutar e, como o salmista, encontre refúgio no Deus que perdoa. “Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.” (Sl 32.5) Perdoado, por causa do sacrifício de Jesus, você desfrutará de alegria e paz. Oração: Jesus
amado, por seu ato de amor eu tenho paz com Deus. Ajude-me a não lutar, orgulhoso, contra a sua vontade e contra o seu amor. Perdoe os meus pecados. Amém. Leia em sua Bíblia o Salmo 32 32.1 [Poesia de Davi.] Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos
pecados ele apaga!
32.2 Feliz aquele que o SENHOR Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade! 32.3 Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. 32.4 De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão. 32.5 Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. 32.6 Por isso, nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar. Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles. 32.7 Tu és o meu esconderijo; tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido. 32.8 O SENHOR Deus me disse: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo. 32.9 Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam.” 32.10 Os maus sofrem muito, mas os que confiam em Deus, o SENHOR, são protegidos pelo seu amor. 32.11 Todos vocês que são corretos, alegrem-se e fiquem contentes por causa daquilo que o SENHOR tem feito! Cantem de alegria, todos vocês que são obedientes a ele! |
|
Posted: 06 Mar 2013 06:30 PM PST
“Sempre em frente, sem olhar para trás.” Apesar de parecer uma frase forte e bonita, muitas vezes voltar é o melhor caminho. Quando nos afastamos de Deus, de seus caminhos e vontade, continuar em frente é continuar desperdiçando a vida, e, voltar, é investir no futuro. A morte de Jesus trouxe a possibilidade da volta a Deus, de graça, com culpas perdoadas e um recomeço na esperança. Se você se afastou de Deus, volte. E os que voltarem, arrependidos e perdoados, “cheios de alegria, todos irão até as fontes e beberão da água que os salvará.” (Is 12.3) Oração: Salvador Jesus, fonte da vida, perdoe meus pecados. Eu canto de alegria porque Deus é o meu Salvador; eu confiarei nele e não terei medo. Pois o Senhor me dá força e poder, ele é o meu Salvador. Amém. Leia em sua Bíblia Isaías 12.1-6 Naquele dia, todos cantarão assim: “Eu te louvo, ó Senhor! Tu estavas irado comigo, mas a tua ira já passou, e agora tu me consolas. Deus é o meu Salvador; eu confiarei nele e não terei medo. Pois o Senhorme
dá força e poder, ele é o meu Salvador. Cheios de alegria, todos irão até as fontes e beberão da água que os salvará.” Naquele dia, todos cantarão esta canção: “Louvem o Senhor! Gritem pedindo a ajuda de Deus! Digam a todos os povos o que ele tem feito e anunciem a sua grandeza. Cantem hinos de louvor ao Senhor, pois ele fez coisas maravilhosas. Que o mundo inteiro saiba disso! Moradores de Sião, alegrem-se e louvem a Deus, pois o santo e poderoso Deus de Israel mora no meio do seu povo.” (NTLH-SBB) |