Enc: Resultado II Concurso de Escrita Científica

3 views
Skip to first unread message

Direção CEFETNI

unread,
Nov 20, 2018, 10:42:11 AM11/20/18
to

Para ampla divulgação.




De: Marta Maximo <marta...@yahoo.com>
Enviado: domingo, 18 de novembro de 2018 16:42
Para: cefet1i...@gmail.com; cefet...@gmail.com; cefet1i...@gmail.com; t1en...@gmail.com; 1telce...@gmail.com; automaca...@hotmail.com; enf201...@outlook.com; cefet2i...@gmail.com; automaca...@gmail.com; 1telce...@gmail.com; cefet.1...@hotmail.com; Rodrigo Ferreira de Moraes; Almir Guedes Dos Santos
Cc: Direção CEFETNI; Julius Monteiro de Barros Filho; Viviane Marquezini; Gisele Cohen CEFET 2
Assunto: Resultado II Concurso de Escrita Científica
 
Olá a todos!
Compartilho na comunidade do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu os nomes dos alunos vencedores do II Concurso de Escrita Científica, atividade integrante da SEPEX 2018 e promovida pelo LaPEC.
 
Vencedores:
 
1-      Categoria: Relatório de experimento sobre determinação dos locais em que há mais probabilidade de queda por escorregões no CEFET/RJ Nova Iguaçu (turmas 1INFO e 1TEL – em grupo)
Vencedores: André Felipe, Carlos Borges, Lucas Francisco, Kaio Victor, Otávio Felipe, Thiago Fust, Vanderson Yuri (1TEL)
 
2-      Categoria: Relatório de experimento sobre determinação da velocidade da bola em um chute (1INFO e 1TEL – em grupo)
Vencedores: Ana Carolina Medeiros, Dayane Marques, Letícia dos Santos, Mariana Mendes, Nathalia Vitoria, Nicole Laurentino, Samuel Victor (1TEL)
 
Avaliadoras dos textos:
Professora Gisele Cohen (Língua Inglesa – Ensino Médio)
Professora Viviane Marquezini (Língua Portuguesa – Ensino Médio)
 
Agradeço a colaboração das avaliadoras dos textos para o sucesso do Concurso!

Parabéns aos alunos vencedores!

Segue abaixo um resumo do Concurso.
Solicito divulgação na comunidade do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu.
 
Abraços,
Marta Maximo
 
II Concurso de Escrita Científica
Resumo:
A pesquisa em ensino de ciências tem apontado a escrita como uma possibilidade interessante para promover nos estudantes a reflexão sobre o conhecimento científico com o qual tiveram contato e a sistematização de ideias (SASSERON e CARVALHO, 2010; MAXIMO-PEREIRA, SOARES e ANDRADE, 2011). Além disso, a escrita coletiva de textos auxilia não só a reconstrução interna do aluno, mas também intensifica a negociação de significados entre os membros do grupo. O entendimento da ciência como linguagem (LEMKE, 1997) também demanda uma apropriação de conceitos, ideias, formas de dizer e tipologias textuais característicos dessa forma de conhecimento do mundo. Considerando esse panorama e a possibilidade de que diferentes disciplinas escolares contribuam para o desenvolvimento da escrita por parte dos estudantes, retomamos o Concurso de Escrita Científica, que teve sua primeira edição em 2016. O II Concurso de Escrita Científica tem por objetivo não só selecionar os melhores textos elaborados pelos alunos, mas também contribuir para a melhoria da escrita dos estudantes participantes. Ele envolveu a escrita coletiva de relatórios de experimentos realizados em aula. Os textos foram corrigidos pela professora de Física e os mais bem elaborados foram convidados a serem reescritos, considerando as sugestões de correção feitas, a fim de avançarem para a etapa final. Nessa última, duas professoras de diferentes disciplinas foram convidadas a ler os textos e a atribuir-lhes notas, considerando seu conteúdo, sua forma e sua capacidade de comunicar bem o que havia sido feito no experimento.  Os textos mais bem pontuados ao final foram os vencedores do concurso. O resultado final será divulgado durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2018 do CEFET/RJ. Participaram do concurso as seguintes turmas do Ensino Médio Integrado: 1º ano dos cursos de Telecomunicações e Informática do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu.
 
Referências:
LEMKE, J.L. Aprender a Hablar Ciência: lenguage, aprendizaje y valores. Madrid: Editora Paidós, 1997.
MAXIMO-PEREIRA, M.; SOARES, V.; ANDRADE, V. A. Escrita como ferramenta indicativa das possíveis contribuições de uma atividade investigativa sobre temperatura para a aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 3, p. 118-132, 2011.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, 2010.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages