Listas de problemas de programação de vários niveis de dificuldade

45 views
Skip to first unread message

Diego Damasceno

unread,
Nov 25, 2009, 8:38:46 PM11/25/09
to ccppb...@googlegroups.com
Olá amigos!

Estou precisando de uma lista bem extensa de problemas pra um grupo de
amigos e gostaria de saber se vocês sabem se existe algum site que tenha
indexado listas de problemas de programação de vários niveis de dificuldade.

Ou até mesmo se vocês tem algo ai no pc de vocês... se alguem tiver pdf,
doc, odf, txt,djvu... qqr formato... xD


--
--
Diego Damasceno
Bacheloring in Computing Science - UFPA - Pará's Federal University
Linux User - #481539

Alan Silva

unread,
Nov 25, 2009, 8:48:21 PM11/25/09
to ccppb...@googlegroups.com
Ola... 

Nos sites abaixo voce vai encontrar problemas de todos os níveis


[ ]'s

Alan


2009/11/25 Diego Damasceno <damasce...@gmail.com>

Rafael Soares

unread,
Nov 25, 2009, 8:48:36 PM11/25/09
to ccppb...@googlegroups.com
Diego,

Sugiro olhar o Topcoder e o Google Jam para níveis intermediário,
avançado e Master of Universe.

Se você vai começar com pessoas que ainda estão no start da coisa,
recursão é sempre um bom começo, Fibonnacci, Torre de Hannoi, Conversão de
bases numéricas, todos com implementação recursiva.

Livro do Cormen também é o guia pra quem quer ser programador TOP,
claro que o foco não é comercial (BANCO DE DADOS).

Tem também o livro do Cormen tem ótimos exercícios, alias o Cormen é
referência mundial de algoritmos saiu dali é advanced.

Livros do Deitel também são muito legais pra tirar exercícios pra
beginners e intermediários.

Isso claro ignorei o seu pedido, huahuahauhua, e te propus você
mesmo compilar sua lista. Me desculpe se desviei demais do pedido, mas achei
interessante lhe fornecer opções.

Abraço,

Rafael Soares

-----Mensagem original-----
De: ccppb...@googlegroups.com [mailto:ccppb...@googlegroups.com] Em nome
de Diego Damasceno
Enviada em: quarta-feira, 25 de novembro de 2009 23:39
Para: ccppb...@googlegroups.com
Assunto: [ccppbrasil] Listas de problemas de programação de vários niveis de
dificuldade


Olá amigos!

Estou precisando de uma lista bem extensa de problemas pra um grupo de
amigos e gostaria de saber se vocês sabem se existe algum site que tenha
indexado listas de problemas de programação de vários niveis de dificuldade.

Ou até mesmo se vocês tem algo ai no pc de vocês... se alguem tiver pdf,
doc, odf, txt,djvu... qqr formato... xD


--
--
Diego Damasceno
Bacheloring in Computing Science - UFPA - Pará's Federal University
Linux User - #481539



Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 9.0.709 / Banco de dados de vírus: 270.14.82/2525 - Data de
Lançamento: 11/25/09 05:31:00

Diego Damasceno

unread,
Nov 25, 2009, 9:06:56 PM11/25/09
to ccppb...@googlegroups.com
q nada rafael... agradeço pela sugestão....ja tinha visto esse do cormen
realmente ele é mto bom!

vou dar uma olhada nos links aew! thanks! =D

--
Diego Damasceno
Bacheloring in Computing Science - UFPA - Pará's Federal University
Linux User - #481539

Rafael Sales

unread,
Nov 26, 2009, 5:01:22 AM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
Livro do Cormen também é o guia pra quem quer ser programador TOP,
claro que o foco não é comercial (BANCO DE DADOS).
Não entendi a relação entre o Cormen e banco de dados.
 
Rafael Sales


2009/11/25 Rafael Soares <rafae...@gmail.com>

Pedro Vanzella

unread,
Nov 25, 2009, 10:07:22 PM11/25/09
to ccppb...@googlegroups.com
http://projecteuler.net

São independentes de linguagem e têm excelentes pdfs explicando as soluções mais comuns e dando dicas de optimização. Além disso, sempre têm soluções numéricas, e tem um verificador.

Vale muito a pena, já que vão de fáceis a insanamente difíceis.

www.ppvanzella.com
Don't Panic


2009/11/26 Diego Damasceno <damasce...@gmail.com>

Blabos de Blebe

unread,
Nov 26, 2009, 7:57:45 AM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
> Livro do Cormen também é o guia pra quem quer ser programador TOP,
> claro que o foco não é comercial (BANCO DE DADOS).

O livro do Cormen não é pra quem quer ser "TOP".
É o mínimo que todo programador decente deveria conhecer.

Não tem nada demais lá, senão estruturas de dados simples.

O Cormen pra mim é um livro básico.

Abraços

2009/11/25 Rafael Soares <rafae...@gmail.com>:

Rafael Soares

unread,
Nov 26, 2009, 8:33:50 AM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com

Exato!

 

Porque não existe. Quis dizer que uma coisa é um programador comercial que ganham dinheiro fazendo Telas e selects, outra coisa é programadores que participam de campeonatos como Google Jam.

 

Claro que todos podemos ser os 2, depende de o quanto você quer estudar. Eu conheço muitos analistas/programadores que ganham bem e não sabem resolver metade dos problemas do Cormen.

 

Abraço,

 

Rafael.

Blabos de Blebe

unread,
Nov 26, 2009, 9:28:01 AM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
É deprimente.

Salvo exceções, o que impera no Brasil é o desejo de se dar bem com o
mínimo esforço.

Eu olho para certos "estudantes" de Ciência da Computação e tenho
pena. Já ouvi absurdos como não ler um livro por causa do seu peso ou
quantidade de páginas, mas prefiro acreditar que estavam sendo
irônicos (eu ainda tenho fé nas pessoas, algumas...).

Hoje temos à nossa disposição muito mais referências que há 20 anos.
Livros, sites, fórums não faltam.

Hoje você não precisa ir para uma faculdade para ter acesso a esses
textos. Se você quiser, você tem acesso a Apostol, Halliday, Cormen,
Norvig, Turing, Tanembaum e muto mais sem precisar fazer parte de uma
faculdade para ter acesso à sua biblioteca.

E infelizmente o que impera é a lei do menor esforço.

Diego, se vocês querem estudar por hobby, a minha dica é divirtam-se.
Provavelmente, vocês vão se aprofundar muito mais do que se estivessem
tentando entrar na empresa da esquina. Com o tempo vocês perceberão
(se já não perceberam) que pra quem sabe muito, não falta vaga.

Um bom emprego é consequência de muitos fatores, dentre os quais,
conhecimento em profundidade.

Mas esse não é o foco da thread.

Tem o primo gringo do spoj:
http://www.spoj.pl/

Se vocês estão estudando para alguma maratona, a família spoj é uma
boa e provavelmente o Cormen será um dos livros de cabeceira,
indispensável.

Abraços e divirtam-se


2009/11/26 Rafael Soares <rafae...@gmail.com>:

Ronaldo Faria Lima

unread,
Nov 26, 2009, 10:40:38 AM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
[off-topic]
Eu concordo com você, Blabos. Infelizmente, os profissionais de TI no
Brasil estão com o nível cada vez mais baixo, de uma forma geral. O
conhecimento básico é deixado de lado em detrimento da tecnologia, que
é ironicamente construída com esse conhecimento básico deixado de
lado. Não é incomum encontrar programadores que não fazem idéia do que
é uma lista encadeada simples, uma fila ou uma tabela de hashing.

[on-topic]
Sugiro os exercícios do The Art of Computer Programming, de Donald Knuth.

2009/11/26 Blabos de Blebe <bla...@gmail.com>:

Bruno Buss

unread,
Nov 26, 2009, 1:51:00 PM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
Considero o Cormen, uma referência básica (no sentido de que seria uma das primeiras que eu lembraria) quando o assunto é algoritmos, porem não o considero um livro "básico", de fato alguns dos exercícios/problemas são bem avançados.

Blabos, de fato se você considera todas as estruturas de dados e algoritmos apresentados nele (incluindo exercícios) simples? Se você de fato acha isso, realmente está muito acima da média ;)

Além disso, o Cormen não tem xongas a ver com programação. Ele pode falar de tudo ali, menos de programação. =]


2009/11/26 Blabos de Blebe <bla...@gmail.com>

Murilo Adriano Vasconcelos

unread,
Nov 26, 2009, 1:59:38 PM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
Então algoritmos não tem nada a ver com programação?

2009/11/26 Bruno Buss <bruno...@gmail.com>



--
Murilo Adriano Vasconcelos
Ciência da Computação INF-UFG
Universidade Federal de Goiás
http://murilo.wordpress.com

Bruno Buss

unread,
Nov 26, 2009, 1:59:44 PM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
Então o programador comercial não deveria se preocupar com algoritmos, complexidade e afins e fazer os sistemas/aplicativos/whatever da forma mais burra possível?

De fato, um "programador comercial" (como definido por você, aka sem conhecimentos de algoritmos, aquele que faz o CRUD básico de cada dia ;), pode saber utilizar determinadas tecnologias do mesmo modo que um macaco pode ser treinado para usar um martelo (e quando se tem um martelo, tudo vira prego =). Porem emho, isso é uma visão errada e o "programador comercial" deveria sim ter noções nesta área.

Ou seja, não é porque ele é um "programador comercial" que ele ta desculpado por não saber isso :P


E uma última pergunta: Você sabe resolver metade dos exercícios/problemas do Cormen?
(Daqui a pouco eu vou começar a me sentir um idiota, vou ter que pegar o Cormen e resolver alguns exercícios pra me sentir melhor... parece que quase todo mundo dessa lista ja resolveu ele inteiro :P)

2009/11/26 Rafael Soares <rafae...@gmail.com>

Ronaldo Faria Lima

unread,
Nov 26, 2009, 2:01:26 PM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
Olá, Bruno.

Se estamos falando do mesmo livro - Introduction to Algorithms de
Cormem/Rivest et al - então estamos falando de um texto introdutório
ao assunto. E sou obrigado a discordar de você: algoritmos são a base
da programação de computadores. Na minha concepção é impossível falar
de programação de computadores sem falar de algoritmos. E é justamente
por não saber algoritmos que os programadores de hoje em dia escrevem
códigos de baixíssima qualidade.

Pense dessa maneira: o fato de uma pessoa saber português não
significa dizer que é um escritor. Da mesma forma, o fato de uma
pessoa saber uma linguagem de programação não significa dizer que é um
programador.

Abraços,

Ronaldo

2009/11/26 Bruno Buss <bruno...@gmail.com>:

P.

unread,
Nov 26, 2009, 2:05:30 PM11/26/09
to ccppbrasil
On 26 nov, 11:33, "Rafael Soares" <rafael....@gmail.com> wrote:

> Porque não existe. Quis dizer que uma coisa é um programador comercial que
> ganham dinheiro fazendo Telas e selects, outra coisa é programadores que
> participam de campeonatos como Google Jam.
>
> Claro que todos podemos ser os 2, depende de o quanto você quer estudar. Eu
> conheço muitos analistas/programadores que ganham bem e não sabem resolver
> metade dos problemas do Cormen.

Essa moralidade que separa os "programadores de verdade" dos
"programadores de telas e selects" é nojenta, mesmo quando
compreensível.

É certo que estudar a ciência da computação é um bem pra quem é um
programador.
Não é necessário contrapor esse fato a nenhuma atividade profissional
para torná-lo verdade.

É uma ilusão juvenil acreditar que escrever programas sem "telas" e
sem "selects" faz do indivíduo um programador de verdade.
Pelo contrário, há sabedoria sobre a interação entre homens e
computadores que só a experiência com "telas" e "selects" pode
ensinar.

--
P.

Bruno Buss

unread,
Nov 26, 2009, 2:06:37 PM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
Exatamente foi isso que eu disse (ou tentei :P), o Cormen vai te ensinar a criar estruturas de dados e algoritmos que para tratar o seu problema de maneira mais eficiente possível. Ele não vai te ensinar a programar.

Até onde entendi, todos aqui estão se referindo a programação como a parte de implementação de um projeto, ou estou totalmente enganado? Se for, então sim, não tem nada a ver com implementação.

Agora se todos estão se referindo a programação como desde a parte de criação do conceito, conceito das estruturas de dados, algoritmos que irão rodar em cima destes, etc, etc, etc... ai concordo com você =]


2009/11/26 Ronaldo Faria Lima <ronaldo.f...@gmail.com>

Bruno Buss

unread,
Nov 26, 2009, 2:09:00 PM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
Apenas uma correção:

Até onde entendi, todos aqui estão se referindo a programação como a parte de implementação de um projeto, ou estou totalmente enganado? Se for, então sim, não tem nada a ver com *algoritmos*.


2009/11/26 Bruno Buss <bruno...@gmail.com>

gabriel

unread,
Nov 26, 2009, 2:15:02 PM11/26/09
to ccppbrasil
Mas vejo alguns programadores sem uma base sólida, quando aparece um
problema de verdade
que exige algo que não se encontra pronto no google ou algo singular
travão.

ai vão pentelhar quem da equipe?

isso é fato.


On 26 nov, 17:09, Bruno Buss <bruno.b...@gmail.com> wrote:
> Apenas uma correção:
>
> Até onde entendi, todos aqui estão se referindo a programação como a parte
> de implementação de um projeto, ou estou totalmente enganado? Se for, então
> sim, não tem nada a ver com *algoritmos*.
>
> 2009/11/26 Bruno Buss <bruno.b...@gmail.com>
>
>
>
> > Exatamente foi isso que eu disse (ou tentei :P), o Cormen vai te ensinar a
> > criar estruturas de dados e algoritmos que para tratar o seu problema de
> > maneira mais eficiente possível. Ele não vai te ensinar a programar.
>
> > Até onde entendi, todos aqui estão se referindo a programação como a parte
> > de implementação de um projeto, ou estou totalmente enganado? Se for, então
> > sim, não tem nada a ver com implementação.
>
> > Agora se todos estão se referindo a programação como desde a parte de
> > criação do conceito, conceito das estruturas de dados, algoritmos que irão
> > rodar em cima destes, etc, etc, etc... ai concordo com você =]
>
> > 2009/11/26 Ronaldo Faria Lima <ronaldo.faria.l...@gmail.com>
>
> >> Olá, Bruno.
>
> >> Se estamos falando do mesmo livro - Introduction to Algorithms de
> >> Cormem/Rivest et al - então estamos falando de um texto introdutório
> >> ao assunto. E sou obrigado a discordar de você: algoritmos são a base
> >> da programação de computadores. Na minha concepção é impossível falar
> >> de programação de computadores sem falar de algoritmos. E é justamente
> >> por não saber algoritmos que os programadores de hoje em dia escrevem
> >> códigos de baixíssima qualidade.
>
> >> Pense dessa maneira: o fato de uma pessoa saber português não
> >> significa dizer que é um escritor. Da mesma forma, o fato de uma
> >> pessoa saber uma linguagem de programação não significa dizer que é um
> >> programador.
>
> >> Abraços,
>
> >> Ronaldo
>
> >> 2009/11/26 Bruno Buss <bruno.b...@gmail.com>:
> >> > Considero o Cormen, uma referência básica (no sentido de que seria uma
> >> das
> >> > primeiras que eu lembraria) quando o assunto é algoritmos, porem não o
> >> > considero um livro "básico", de fato alguns dos exercícios/problemas são
> >> bem
> >> > avançados.
> >> > Blabos, de fato se você considera todas as estruturas de dados e
> >> algoritmos
> >> > apresentados nele (incluindo exercícios) simples? Se você de fato acha
> >> isso,
> >> > realmente está muito acima da média ;)
> >> > Além disso, o Cormen não tem xongas a ver com programação. Ele pode
> >> falar de
> >> > tudo ali, menos de programação. =]
>
> >> > 2009/11/26 Blabos de Blebe <bla...@gmail.com>
>
> >> >> >        Livro do Cormen também é o guia pra quem quer ser programador
> >> >> > TOP,
> >> >> > claro que o foco não é comercial (BANCO DE DADOS).
>
> >> >> O livro do Cormen não é pra quem quer ser "TOP".
> >> >> É o mínimo que todo programador decente deveria conhecer.
>
> >> >> Não tem nada demais lá, senão estruturas de dados simples.
>
> >> >> O Cormen pra mim é um livro básico.
>
> >> >> Abraços
>
> >> >> 2009/11/25 Rafael Soares <rafael....@gmail.com>:

Bruno Buss

unread,
Nov 26, 2009, 2:34:01 PM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
Concordo, por isso também disse que "Ou seja, não é porque ele é um "programador comercial" que ele ta desculpado por não saber isso :P", onde "isso" é a parte teórica de algoritmos, etc... =]

2009/11/26 gabriel <newbi...@gmail.com>

Michel Henrique Aquino Santos

unread,
Nov 26, 2009, 4:18:32 PM11/26/09
to ccppb...@googlegroups.com
sugiro a Lista da maratona de programação da SBC. São fáceis para quem tem um conhecimento básico, ou seja, para aqueles que sabem algoritmos-base, e tem uma boa lógica...

http://br.spoj.pl/problems/regionais/


--
Michel Henrique Aquino Santos
Bacharelado em Ciência da Computação
Universidade Federal de Lavras - UFLA
Linux User # 496756

Blabos de Blebe

unread,
Nov 27, 2009, 5:10:32 AM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com
"Programador Comercial"

Essa pra mim é nova.

Seria o programador que faz comerciais de TV? Seria o que faz
programas para o comércio? Ou o que recebe dindin pra programar?

Desde quando um CRUD é inferior a uma rede neural? Ambos são aplicados
para resolver um problema específico.

No meu atual pobre vocabulário, programar significa enfiar num
computador instruções para que ele resolva um problema específico.

Na minha opinião, o que faz um programador diferente de outro não é o
domínio do problema que ele trata ou a ferramenta que ele usa, mas sim
sua capacidade de resolver problemas.

Ler o Cormen não torna ninguém super herói, bem como não ler, não
torna ninguém um vilão. É só uma referência básica que vai aumentar o
leque de ferramentas à disposição.

O que é vergonhoso é dizer que ele não ensina programação.

É por essas e outras que no Brasil ainda não se faz software de maior
complexidade. Nessas faculdadesbeira de estrada não se ensina nem o
que é programação, quanto mais como programar.

Aliás, acho que o pior é depender da faculdade pra isso. O cara chega
pra entrevista, vc pergunta o que é um grafo e ele responde que só
teve uma aula disso no fim do semestre e que por isso ele não sabe.

Em algumas listas que frequento conheço vários programadores decentes
que não passaram por faculdade e dão um banho em muito doutor por aí.
E aí?

Não que seja o caso aqui, mas essa mania nacional de fazer o mínimo
possível e querer se dar bem, me dá nojo. Depois ficam reclamando que
a culpa é do governo, seja ele qual for.

Vaga pra ferramenteiro tá complicado, mas vaga pra resolvedor de
problemas não falta.

Abraços



2009/11/26 Michel Henrique Aquino Santos <miche...@gmail.com>:

Bruno Buss

unread,
Nov 27, 2009, 5:30:57 AM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com
2009/11/27 Blabos de Blebe <bla...@gmail.com>
No meu atual pobre vocabulário, programar significa enfiar num
computador instruções para que ele resolva um problema específico.
(...)

O que é vergonhoso é dizer que ele não ensina programação.


O Cormen ensina a "enfiar num computador instruções"? Não, é exatamente isso que eu estou falando desde o início.

[ ]'s

E. Tadeu

unread,
Nov 27, 2009, 6:14:01 AM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com
Artigo interessante sobre diferença entre developers e programmers:

  http://www.ericsink.com/No_Programmers.html

Em resumo: Developer > Programmer

O que as pessoas aprendem na faculdade é programação: codificar instruções em uma linguagem, algumas sintaxes, alguma noção de algoritmos (esse livro aí que vocês estão falando), estruturas de dados, talvez algum paradigma como orientação a objeto, alguns tópicos específicos como bancos de dados, programação paralela, redes, arquitetura de computadores, cálculo numérico básico, etc... daí para desenvolvedor são necessários vários passos e desenvolvimento de novas skills (problem solving e algoritmos avançados são só algumas delas).

Dica: para quem ainda não leu, recomendo: "The Pragmatic Programmer".

My 2¢ ;)

Andre Fernandes

unread,
Nov 27, 2009, 6:36:22 AM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com
Implementar um projeto sem algorítmos? Como? Em geral, o que ocorre é que o programador que não conhece muito de algorítmos irá usar o primeiro algorítmo que encontrar, o que nem sempre será eficaz nem eficiente. Isso gerará código lento e às vezes, com os famosos
"bugs", pois o algorítimo implementado por ele pode ter uma falha em algum ponto, que ele não tenha percebido anteriormente.
Não tem como desenvolver sem um mínimo de algorítmos, o que pode ocorrer é do programador não saber que está usando algorítmos nem que existe toda uma teoria importante por detrás disso que poderia ajudá-lo a desenvolver melhor.

2009/11/26 Bruno Buss <bruno...@gmail.com>



--
André de Camargo Fernandes


Rodrigo Kumpera

unread,
Nov 27, 2009, 7:52:25 AM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com


2009/11/26 P. <pedro....@member.fsf.org>

 Por que todos nós sabemos que programadores de verdade comparam
o tamanho dos seus algorítmos no banheiro.

Muito bom ver alguém tomando coragem e indo contra essa baboseira.




Andre Fernandes

unread,
Nov 27, 2009, 11:20:23 AM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com

Muito bom ver alguém tomando coragem e indo contra essa baboseira.


Verdade.

Maylson Lívio

unread,
Nov 27, 2009, 11:18:45 AM11/27/09
to ccppbrasil
Eu pensei que o tópico era sobre uma lista de exercícios.


On 27 nov, 09:52, Rodrigo Kumpera <kump...@gmail.com> wrote:
> 2009/11/26 P. <pedro.lama...@member.fsf.org>

Rafael Soares

unread,
Nov 27, 2009, 11:48:41 AM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com

Que verdade e que baboseira?

 

O que vocês sabem? Aonde moram? No que trabalham?

 

Eu estudo com dois programadores VB que não sabem PORRA sobre Cormen e afins e fazem muito mais dinheiro do que muitos que estão cantando de galo aqui.

 

Em relação a mim, basta dizer que já tenho um Bacharelado em Eng e não sou nenhum sonhador de 20 anos.

 

Sinceramente posso ficar dando replys e mais replys, mas é uma grande perda de tempo, tem muito EGO envolvido nessa discussão. Cada um tem que saber o que é melhor pra si.

 

Só quero deixar claro que a minha ausência não é porque seus comentários são contundentes, pelo contrário, fugiram do e-mail do Ronaldo e do meu e-mail. São verdadeiros mulekes brincando de argumentar o que não sabem. Tragam FATOS.

 

Aos outros da lista minhas sinceras desculpas, se quiserem me quotar façam-no em relação ao meu e-mail com outro subject ou ao do Ronaldo. Flame Wars é coisa de menino!

 

Sinceramente,

 

Rafael Soares.

Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br

Versão: 9.0.709 / Banco de dados de vírus: 270.14.84/2530 - Data de Lançamento: 11/27/09 05:58:00

Virgilio Fornazin

unread,
Nov 27, 2009, 12:06:52 PM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com
Senti um certo preconceito contra o estereótipo 'Programador VB' nessa mensagem...

Ah, saber sobre Cormen não faz ninguem um megapower developer, nem é pré-requisito para nada, nunca foi
(em 1992 quando comecei não tinha nem livros disponíveis, computador então...)

Agora manter o nível sem caps e palavrões é essencial Rafael, ninguem o ofendeu em mensagem alguma.

meus R$ 0,02...

2009/11/27 Rafael Soares <rafae...@gmail.com>

Luis Santos

unread,
Nov 27, 2009, 12:56:25 PM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com
Estereótipos não surgem a toa. A discussão surge por causa de uma minoria, que não se enquadrando nos estereótipos, se sentem ofendidas pelas pessoas generalizarem.
A classificação "programadores de verdade" e "programadores de telas e selects" não é assim tão imoral...elas não são excludentes, é verdade, mas também é verdade que o o nicho de "programadores de verdade", dentre os "programadores de telas e selects", é minusculo. Se você faz parte desse nicho seleto, meus parabéns...

É fato que programadores "front end", não precisam ter um conhecimento muito vasto de estrutura de dados e algoritmos. Eles raramente vão precisar fazer analises de complexidade algoritmica, implementar uma btree e derivadas, precisar de uma solução especificamente gulosa ou dinamica, ou mecher com grafos. A programação pesada é feita no "back end".  A maior parte das pessoas que lida com os 2, trabalham em Pesquisa e Desenvolvimento, e não apenas em Desenvolvimento.

É visivel, para os bons observadores, que os alunos que geralmente não dominam disciplinas de Algoritmos, Estrutura de Dados e Analise de Algoritmos, costumam correr pra trabalhar como "programadores de telas e selects" ou em TI. São eles que sempre dizem "pra que eu tenho de aprender isso, se eu nunca vou usar na vida?". Existem exceções, mas são minoria, por isso existe o estereótipo.

Quanto a cormen, knuth e cia, serem o básico eu tenho de discordar completamente....passam pelo básico com certeza, mas vão até o avançado. Quem resolveu todos os exercicios do cormen, que atire a primeira pedra...Além deles você passa para livros "aplicacoes e/ou paradigmas especificos", e dai para o "estado da arte" nas publicações cientificas....

Luis Miranda.




2009/11/27 Virgilio Fornazin <virgilio...@gmail.com>

Virgilio Fornazin

unread,
Nov 27, 2009, 2:35:21 PM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com
Perfeito Luis, falou muito bem.

Agora só nao acho que deva-se dizer 'o cara sabe menos e ganha-se mais que a maioria de voces' numa lista que várias pessoas leem, pois salario como todos sabem
além de pessoal, possui 4 variaveis que regulam o seu valor:

1) quanto a empresa pode pagar
2) quanto a empresa necessita de voce
3) quanto voce é´capaz de negociar para ter o salario que voce quer
4) regiao em que a empresa se situa (sp e campinas sei que sao os lugares que paga-se mais na média, mas há excecoes por todo lugar)

Sim, trabalho com R&D ja fazem 8 anos... mas não menosprezo quem não deseja se aprofundar tanto, pois eles tem o nicho de mercado especifico (ninguem
precisa ser um master em excel para fazer uma planilha que calcule medias por exemplo), e fazem muito trabalho que muita gente nao gostaria de fazer (eu mesmo
nao sou muito fa de fazer telinhas CRUD, mas nao quer dizer que nao vou fazer, e se ficar mais barato mandar fazer do que fazer por conta, essa e´uma opcao, e se
o cara faz o trabalho dele direitinho, pra quer critica-lo?)

Julgar o intelecto dos outros é complicado, todo mundo sabe que existe apadrinhamento e talz... em todos os lugares que já trabalhei é assim, e imagino que isso
dificilmente mudará, pois acontece em todos os setores.

Também há a situação de satisfação pessoal, se o tal 'Programador VB' faz o serviço bem feito com as ferramentas que ele conhece, e ele está satisfeito com isso,
ele não ver porque se aprofundar mais, vai levando a vida do jeito que está.


2009/11/27 Luis Santos <ladraoz...@gmail.com>

P.

unread,
Nov 27, 2009, 3:48:32 PM11/27/09
to ccppbrasil
On 27 nov, 15:56, Luis Santos <ladraozinho....@gmail.com> wrote:

> É visivel, para os bons observadores, que os alunos que geralmente não
> dominam disciplinas de Algoritmos, Estrutura de Dados e Analise de
> Algoritmos, costumam correr pra trabalhar como "programadores de telas e
> selects" ou em TI. São eles que sempre dizem "pra que eu tenho de aprender
> isso, se eu nunca vou usar na vida?". Existem exceções, mas são minoria, por
> isso existe o estereótipo.

Nada como uma estatística anônima, e um grupo não especificado de
especialistas, pra confirmar uma falácia.

Olha a imagem do "programador de telas e selects"; um ignorante,
fugindo da majestade da Ciência, correndo desesperado em direção ao
cortiço onde vive a plebe, desdenhando o tesouro secreto de sabedoria
que existe no coração do "programador de verdade".

É lindo.

Vou te contar um segredo: esse esterótipo existe porque ele agrada aos
indivíduos que, ao usá-lo em discurso junto com os amigos, sugere que
o próprio falante é um "programador de verdade" -- e que portanto as
outras pessoas deveriam gostar dele.

--
P.

Luis Santos

unread,
Nov 27, 2009, 4:10:07 PM11/27/09
to ccppb...@googlegroups.com
Estereótipos não surgem pra agradar ninguém, e sim de constatação empírica, em nossas experiências no dia a dia.
É natural do ser humano classificar as coisas e pessoas dessa forma. Errado é deixar de enxergar as exceções dentro das regras. E repito, não são classificações excludentes.


Vou te contar um segredo: esse esterótipo existe porque ele agrada aos
indivíduos que, ao usá-lo em discurso junto com os amigos, sugere que
o próprio falante é um "programador de verdade" -- e que portanto as
outras pessoas deveriam gostar dele.

E a propósito, ninguem gosta de "programadores de verdade", eles são chatos, nerd's e antisociais. E sim, esse é mais um estereótipo baseado em "estatisticas anonimas" e constatações empiricas :b

Luis Mirada.


2009/11/27 P. <pedro....@member.fsf.org>

zimbrao

unread,
Nov 27, 2009, 5:37:25 PM11/27/09
to ccppbrasil
Xiiii....

terei de pedir desculpas aos meus alunos de Computação 3 na UFRJ...
nunca li o livro desse tal de Cormen!!!
Pelo menos, usei bastante o Knuth... será que serve?

[]s

================================
Geraldo Zimbrão
Professor Adjunto - DCC/Coppe/UFRJ
www.zimbrao.com
www.cos.ufrj.br/~zimbrao

On 27 nov, 09:36, Andre Fernandes <fernandes.an...@gmail.com> wrote:
> Implementar um projeto sem algorítmos? Como? Em geral, o que ocorre é que o
> programador que não conhece muito de algorítmos irá usar o primeiro
> algorítmo que encontrar, o que nem sempre será eficaz nem eficiente. Isso
> gerará código lento e às vezes, com os famosos
> "bugs", pois o algorítimo implementado por ele pode ter uma falha em algum
> ponto, que ele não tenha percebido anteriormente.
> Não tem como desenvolver sem um mínimo de algorítmos, o que pode ocorrer é
> do programador não saber que está usando algorítmos nem que existe toda uma
> teoria importante por detrás disso que poderia ajudá-lo a desenvolver
> melhor.
>
> 2009/11/26 Bruno Buss <bruno.b...@gmail.com>
>
>
>
>
>
> > Apenas uma correção:
>
> > Até onde entendi, todos aqui estão se referindo a programação como a parte
> > de implementação de um projeto, ou estou totalmente enganado? Se for, então
> > sim, não tem nada a ver com *algoritmos*.
>
> > 2009/11/26 Bruno Buss <bruno.b...@gmail.com>
>
> >> Exatamente foi isso que eu disse (ou tentei :P), o Cormen vai te ensinar a
> >> criar estruturas de dados e algoritmos que para tratar o seu problema de
> >> maneira mais eficiente possível. Ele não vai te ensinar a programar.
>
> >> Até onde entendi, todos aqui estão se referindo a programação como a parte
> >> de implementação de um projeto, ou estou totalmente enganado? Se for, então
> >> sim, não tem nada a ver com implementação.
>
> >> Agora se todos estão se referindo a programação como desde a parte de
> >> criação do conceito, conceito das estruturas de dados, algoritmos que irão
> >> rodar em cima destes, etc, etc, etc... ai concordo com você =]
>
> >> 2009/11/26 Ronaldo Faria Lima <ronaldo.faria.l...@gmail.com>
>
> >>> Olá, Bruno.
>
> >>> Se estamos falando do mesmo livro - Introduction to Algorithms de
> >>> Cormem/Rivest et al - então estamos falando de um texto introdutório
> >>> ao assunto. E sou obrigado a discordar de você: algoritmos são a base
> >>> da programação de computadores. Na minha concepção é impossível falar
> >>> de programação de computadores sem falar de algoritmos. E é justamente
> >>> por não saber algoritmos que os programadores de hoje em dia escrevem
> >>> códigos de baixíssima qualidade.
>
> >>> Pense dessa maneira: o fato de uma pessoa saber português não
> >>> significa dizer que é um escritor. Da mesma forma, o fato de uma
> >>> pessoa saber uma linguagem de programação não significa dizer que é um
> >>> programador.
>
> >>> Abraços,
>
> >>> Ronaldo
>
> >>> 2009/11/26 Bruno Buss <bruno.b...@gmail.com>:
> >>> > Considero o Cormen, uma referência básica (no sentido de que seria uma
> >>> das
> >>> > primeiras que eu lembraria) quando o assunto é algoritmos, porem não o
> >>> > considero um livro "básico", de fato alguns dos exercícios/problemas
> >>> são bem
> >>> > avançados.
> >>> > Blabos, de fato se você considera todas as estruturas de dados e
> >>> algoritmos
> >>> > apresentados nele (incluindo exercícios) simples? Se você de fato acha
> >>> isso,
> >>> > realmente está muito acima da média ;)
> >>> > Além disso, o Cormen não tem xongas a ver com programação. Ele pode
> >>> falar de
> >>> > tudo ali, menos de programação. =]
>
> >>> > 2009/11/26 Blabos de Blebe <bla...@gmail.com>
>
> >>> >> >        Livro do Cormen também é o guia pra quem quer ser programador
> >>> >> > TOP,
> >>> >> > claro que o foco não é comercial (BANCO DE DADOS).
>
> >>> >> O livro do Cormen não é pra quem quer ser "TOP".
> >>> >> É o mínimo que todo programador decente deveria conhecer.
>
> >>> >> Não tem nada demais lá, senão estruturas de dados simples.
>
> >>> >> O Cormen pra mim é um livro básico.
>
> >>> >> Abraços
>
> >>> >> 2009/11/25 Rafael Soares <rafael....@gmail.com>:
> >>> >http://www.dcc.ufrj.br/~brunobuss/<http://www.dcc.ufrj.br/%7Ebrunobuss/>
>
> >> --
> >> Bruno C. Buss
> >>http://magoobr.blogspot.com/
> >>http://www.dcc.ufrj.br/~brunobuss/<http://www.dcc.ufrj.br/%7Ebrunobuss/>
>
> > --
> > Bruno C. Buss
> >http://magoobr.blogspot.com/
> >http://www.dcc.ufrj.br/~brunobuss/<http://www.dcc.ufrj.br/%7Ebrunobuss/>

Ronaldo Faria Lima

unread,
Nov 28, 2009, 7:02:19 PM11/28/09
to ccppb...@googlegroups.com
Acho que essa thread já deu, senhores. Estamos nos desviando do
assunto original e a discussão está ganhando uma direção que já não
traz mais nenhum benefício aos participantes.

2009/11/27 zimbrao <zim...@gmail.com>:
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages