Curso de atualização C++ moderno

Taciane Santos

to ccppbrasil
Boa tarde, gostaria de saber se vcs conhecem cursos (para empresa) de atualização C++.
Na verdade, o curso não precisa ser de C++ moderno, mas tem que explicar bem a questão da transição para para C++ 11, 14, 17 ...

Desde já agradeço a ajuda,
Taciane

Wander Lairson Costa

to ccppb...@googlegroups.com
On Mon, Apr 26, 2021 at 3:47 PM Taciane Santos
<taciane....@gmail.com> wrote:

> Boa tarde, gostaria de saber se vcs conhecem cursos (para empresa) de atualização C++.
> Na verdade, o curso não precisa ser de C++ moderno, mas tem que explicar bem a questão da transição para para C++ 11, 14, 17 ...

Provavelmente a Agit (https://www.agit.com.br) deve ser o que vc estah
procurando.

--
Best Regards,
Wander Lairson Costa

Vilmar Pedro Votre

to ccppb...@googlegroups.com
Olá Taciane

Aqui é o prof. Vilmar Pedro Votre. Tenho boa experiência em uso e ensino do C++.

Qual seria o formato de curso em que você está pensando?

Cordialmente
    Prof. Vilmar

--
http://ccppbrasil.github.io/
https://twitter.com/ccppbrasil

[&] C & C++ Brasil - http://www.ccppbrasil.org/
Para sair dessa lista, envie um e-mail para ccppbrasil-...@googlegroups.com
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ccppbrasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ccppbrasil+...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ccppbrasil/7f3318c2-ec16-4e21-a3be-582ce33afdb0n%40googlegroups.com.

Fabio A Mazzarino

to ccppb...@googlegroups.com
Puxa, Taciane:

Estou montando um curso online de atualização de C++ Moderno (C++ 11), mas ainda não está pronto. Tô meio enrolado com um monte de coisa aqui.

Na verdade eu estou tentando montar um conjunto de cursos de C++. Já tenho algumas metodologias prontas, me informei com alguns pedagogos e licenciados, mas preciso montar ainda. O formato que eu tinha imaginado no início não era pedagogicamente eficiente. Pena que estou atrasado com relação a sua necessidade.

Se vc puder me explicar que tipo de curso vc está esperando, e como vc acha que deveria ser o curso, acho que seria uma boa oportunidade pra eu poder melhorar o desenvolvimento do curso.

Qq coisa manda mensagem em pvt.

Obrigado.

Fabio A. Mazzarino
--
Lab C++ - Código, Dicas e Snippets

Virgilio Fornazin

to ccppb...@googlegroups.com
O pessoal da AGIT faz um curso, da uma conversada la.

Taciane Santos

to ccppbrasil
Bom dia! Eles estão na minha lista e pelo que parece, são bem recomendados mesmo.
Muito obrigado pela resposta.

Atte.
Taciane

Taciane Santos

to ccppbrasil
Pois é,

Muitos estão recomendando eles. Vou entrar em contato.

Obs.: Estou respondendo à todos, pois estou sem permissão para repontar à cada.

Muito obrigada por isso,
Taciane Santos

Taciane Santos

to ccppbrasil
Bom dia, professor. Tudo bem?

Assim, hoje utilizamos em nossas aplicações C e C++ 98, precisamos atualizar a equipe e passar utilizar o padrão 11 (no mínimo). Não tenho um formato de curso em mente.
A equipe é constituída por uma trainee e mais 5 sêniors. A trainee está aprendendo C++ agora e está gostando muito (sei dizer pq sou eu hahhaha).

Muito obrigada pelo seu retorno,
Taciane Santos

angelo

to ccppb...@googlegroups.com

Bom dia,

O mais recente padrão não seria o C++ 20 ? apesar, de recente, não sei se já está em prática
li alguma coisa anteontem a respeito e lembrei

Taciane Santos

to ccppbrasil
Bom dia, Angelo.

Sim o mais recente é o C++ 20, mas , pelo que sei, os compiladores ainda não aceitam tudo proposto por ele. Com isso, o mais indicado é utilizar 11 à 17.

Atte.
Taciane

Euripedes Rocha Filho

to ccppb...@googlegroups.com
Eu recomendaria saltar direto ao C++17.

Josue Andrade Gomes

to ccppb...@googlegroups.com
Infelizmente a maioria do material sobre C++17 assume familiaridade com C++11 e C++14, p.ex move semantics e lambda.

Euripedes Rocha Filho

to ccppb...@googlegroups.com
Move semantics e lambdas são parte da linguagem agora, portanto o conhecimento será necessário. Isso não impede de apontar o compilador ao C++17. Há diversas coisas interessantes que podem ser aproveitadas(if constexpr, if initialized, copy elision, std::variant, std::optional, CTAD...) enquanto o conhecimento dos assuntos desde o C++11 são aprendidos.

Fabio A Mazzarino

to ccppb...@googlegroups.com
Euripedes:

Realmente pra fazer uma atualização o ideal seria se atualizar para C++17. C++20 ainda está muito cru e todos os grandes compiladores disponíveis ainda não são compatíveis com todas as novidades do C++20, como a própria Ticiane notou bem.

Mas a grande mudança aconteceu no C++11, IMO a mudança mais significativa que houve na linguagem recentemente, o resto é são só pequenas alterações. Não é à toa que quando falam C++ moderno estão querendo dizer C++11 ou superior.

Ainda concordando com o Josue, que lembrou que a maioria do material sobre C++17 supõe familiaridade com C++11 e C++14.

Lab C++ - Código, Dicas e Snippets

Euripedes Rocha Filho

to ccppb...@googlegroups.com
O meu ponto na questão é simples:
- Move semantics é C++, não C++11, terá de estudar.  *A partir do C++11* está presente, mas também está no 17.
- Lambdas idem.

Seta o compilador pro C++17 e vai estudando o tópico. Acredito que o instrutor, afinal estamos falando de um curso estruturado, consiga apresentar os tópicos em uma sequência que faça sentido. O material exige conhecimento de lambda? Bem, explique-se a ideia e a sintaxe. Auto type deduction? O mesmo. Isso tudo já aproveitando do que há de mais recente, e útil. O "A tour of C++" encara dessa forma se a memória não me trai.

Leandro T. C. Melo

to ccppb...@googlegroups.com
Olá...

Atualmente, os principais padrões são o de C++11 e C++20. C++14 é um
padrão minor, sem grandes novidades; já C++17 tem bastante coisa mas
não chega a ser considerado major.

Minha opinião: se você conhece bem C++11, então é razoável dar um
"pulo" para C++20.

Há alguns anos montei um curso de C++ moderno, mas ela foca em
C++11/14; já foi ministrado como extensão na UFMG e em empresas.

http://ltcmelo.com/cursocpp.html

Além disso, o curso não aborda fundamentos como lógica de programação,
declaração de classes, exceções, etc. (esses itens são considerados
pré-requisitos), mas apenas tópicos avançados.

Leandro T. C. Melo
> Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ccppbrasil/CAG8tmvV%2BAFohqKszdFyt6otVb9t3FZWEVKV7OY6V9kwinJet1w%40mail.gmail.com.

christian vieira

to ccppbrasil
Olá pessoal!

No segundo semestre de 2017 tive à oportunidade de fazer o curso de C++ com o Prof. Leandro T C Melo e como aluno, posso dizer que o curso foi muito bom, dada à experiência, domínio do conteúdo, modo de lecionar, material didático e possibilidade dos alunos tirarem dúvidas ao longo das aulas. Lembro que as aulas ocorriam todos os sábados pela manhã (se não me engano era das 08:00 ~ 13:00h) e o interesse por oferecer um bom curso e passar o conhecimento era tamanho que o Prof. Leandro se disponibilizou a dar um curso paralelo de uma semana (durante o horário noturno) para "desenferrujar" os alunos em C/C++ e também responder perguntas das aulas ministrada aos sábados!

Então, como aluno do curso, recomendo muito o Prof. Leandro e espero que ele ainda se sinta motivado à lecionar C++ e disponibilizar o curso, mesmo que seja ao menos uma vez por ano.

Att.
Christian Vieira

Leandro T. C. Melo

to ccppb...@googlegroups.com, christian vieira
Oi Christian,

Muito obrigado pelos elogios! Fico lisonjeado e super feliz em ler sua
mensagem. Espero que (ainda) esteja fazendo bom proveito do conteúdo
do curso :-).

Obrigado mesmo!

Leandro T. C. Melo