Sugestões para minha visita ao time do Visual C++ em Redmond

2 views
Skip to first unread message

Rodrigo Strauss

unread,
Nov 7, 2008, 8:55:51 PM11/7/08
to ccppb...@googlegroups.com
Senhoras e Senhores,

Estou indo para os Estados Unidos daqui uma semana, e entre as
diversões programadas, agendei uma visita ao time do Visual C++, na
sede da Microsoft em Redmond. Eu farei essa visita como representante
do grupo, e o ideal é que usemos essa visita e pretenso apoio
declarado por eles para divulgar mais o grupo e o C++ no Brasil. Para
quem não engoliu meu discurso bonito, eu vou lá dar um passeio na
Microsoft e vou usar o nome do grupo para comer e beber de graça na
Microsoft junto com os caras que fazem o compilador que eu uso todo
dias. :-)

Aceito sugestões de perguntas a fazer aos membros da equipe
(sugestões, não vou levar um lista interminável de perguntas) e
sugestões do que fazer para não gastar 2 horas de reunião sem assunto
olhando para os caras falando "ãããããã", "I would like to ããããããã". Aos
que pquerem fazer perguntas sobre a nova versão do Visual C++, vejam
os slides do PDC sobre o Visual C++ 10. Sobre material do grupo,
mandei para eles os links das fotos e vídeos dos nossos eventos.

Rodrigo Strauss

Hélder Gomes

unread,
Nov 7, 2008, 9:39:26 PM11/7/08
to ccppb...@googlegroups.com
Huh.. Eu uso Code Blocks, então não tem o que perguntar UHAHUAhu

2008/11/7 Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br>

FG

unread,
Nov 7, 2008, 9:48:58 PM11/7/08
to ccppb...@googlegroups.com
2008/11/7 Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br>:
Que tal perguntar:

1) Quando é que o GCC será suportado pelo Visual Studio?
2) Quando é que teremos o Visual C++ para o Novell Linux, OpenSuse ou Suse?
3) Quando o Visual Studio suportará nativamente building distribuído?
4) Já que a Micro está cada vez mais aderindo ao open-source, quando é
que eles vão dar uma mão para o GCC?
5) Quando teremos debugging interativo do PPL?
6) Quando Visual Studio suportará Obj-C?
7) Teremos um PPL Profiling?

> Rodrigo Strauss
>
> >
>

Virgilio Alexandre Fornazin

unread,
Nov 7, 2008, 11:12:50 PM11/7/08
to ccppb...@googlegroups.com
Uma coisa legal seria 'sugerir' pra eles suportarem inline assembly not
compilador AMD64
assim como o compilador i386 suporta.

Criar arquivos .ASM separados e ajustar os projetos 'is a big pain' como
diriam por lá...

:-)

Alan Silva

unread,
Nov 8, 2008, 5:14:02 AM11/8/08
to ccppb...@googlegroups.com
VC++ suportando Obj-C??? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.. Desculpe, mas não pude aguentar!!!! :D

2008/11/8 FG <fer...@googlemail.com>

Hélder Gomes

unread,
Nov 8, 2008, 11:18:41 AM11/8/08
to ccppb...@googlegroups.com
Eu concordo! O VC++ Tinha que suportar Obj-C, Fortran, ADA, PHP, D e BCPL! Assim ele ganha go GCC >.<

Tah piada tosca :P (ou não foi uma piada?)

* retorna ao seu trabalho no code::blocks + gcc... *

2008/11/8 Alan Silva <alan....@gmail.com>

Marcelo Castellani

unread,
Nov 8, 2008, 4:34:30 PM11/8/08
to ccppb...@googlegroups.com
Vou ficar devendo.. uso o GCC, o arm-elf-gcc e vou começar a usar o
compilador da Keil...

Visual C++ nem a pau...

Amanda Cristina

unread,
Nov 8, 2008, 10:37:49 PM11/8/08
to ccppb...@googlegroups.com
2008/11/7 Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br>:
Strauss,

Faltou um "teco" de seridade no seu pedido, acho que por isto
tanta palhaçada, mas falando sério:

1) O que haverá de novidade para profiling de código no Visual C++10?
2) Será que eles poderiam melhorar o auto-complete deles e absolver o
Visual Assist X?
3) Há previsão deles ofereceram suporte a microcontroladores ou seria
isto total off-topic? Cá está um mercado potencial.
4) Como será a integração com o PPL, tudo bem que ela é uma library,
mas ela merece profiler e debugger específicos.
5) Como está o processo de tradução do ambiente anunciado a algum tempo?


[]s

AC

> >
>

Rodrigo Kumpera

unread,
Nov 9, 2008, 12:22:40 AM11/9/08
to ccppb...@googlegroups.com
Como eles sentem que C e C++ podem concorrer com linguagens
puramente funcionais que são trivialmente paralelizaveis no mundo many core
 que já está batendo na nossa porta.

Ou quantos aqui escrevem no dia-a-dia aplicações C/C++ que escalam linearmente até 8 threads?



2008/11/7 Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br>

Rodrigo Strauss

unread,
Nov 9, 2008, 11:55:33 AM11/9/08
to ccppb...@googlegroups.com
Sobre a primeira pergunta, slides do PDC. O VC10 vai suportar
configuração de diferentes toolkits para compilação. É só montar um
XML e o VC passa a usar o GCC ou qualquer outro compilador.

Sobre as perguntas Linux, já sabemos a resposta. Ou será "nunca" ou
algo evasivo ou não depende da equipe, vou falar com os programadores.

E sobre o build distribuído, boa pergunta, vai para minha lista.

Rodrigo Strauss

2008/11/8 FG <fer...@googlemail.com>:

Rodrigo Strauss

unread,
Nov 9, 2008, 11:59:36 AM11/9/08
to ccppb...@googlegroups.com
Boa pergunta. Eu não sei o motivo disso, só sei o motivo para o
Itanium (o assembly é humanamente impossível)

Strauss

2008/11/8 Virgilio Alexandre Fornazin <virgilio...@gmail.com>:

Rodrigo Strauss

unread,
Nov 9, 2008, 12:02:51 PM11/9/08
to ccppb...@googlegroups.com
Seriedade? Desculpa, eu não consigo...

Sobre as duas primeiras, os slides do PDC falam disso. Não vou entrar
em detalhes pq estou na casa da minha vó usando um Pentium III 300 Mhz
e essa lentidão está me irritando...

Duvido que eles saibam algo sobre tradução, mas posso ver. Talvez o
pessoal da Microsoft BR saiba mais disso que a equipe do VC.

Rodrigo Strauss

2008/11/9 Amanda Cristina <amaz...@gmail.com>:

Virgilio Alexandre Fornazin

unread,
Nov 9, 2008, 4:57:30 PM11/9/08
to ccppb...@googlegroups.com
Humanamente é ser gentil... aquilo é coisa de doido!!!
Mas o asm AMD64 é igual o x86, e eu particulamente uso
oara várias coisas que faço, em algumas otimizações
'insanas', e ai você tem que mexer nos XML para fazer o
MASM64 funcionar (o MASM 32-bit funciona facil, o MASM64
precisa mexer nos projetos...)

/* Alberto Fabiano */

unread,
Nov 9, 2008, 6:39:48 PM11/9/08
to ccppb...@googlegroups.com


2008/11/9 Rodrigo Kumpera <kum...@gmail.com>

Como eles sentem que C e C++ podem concorrer com linguagens
puramente funcionais que são trivialmente paralelizaveis no mundo many core
 que já está batendo na nossa porta.

Parte de sua resposta está nesta apresentação do PDC:

Parallel Programming For C++ Developers In Dev10 do Rick Molloy 
 


Ou quantos aqui escrevem no dia-a-dia aplicações C/C++ que escalam linearmente até 8 threads?


Presente.

P.

unread,
Nov 9, 2008, 9:11:04 PM11/9/08
to ccppbrasil
On 7 nov, 23:55, "Rodrigo Strauss" <rodr...@1bit.com.br> wrote:

>   Aceito sugestões de perguntas a fazer aos membros da equipe
> (sugestões, não vou levar um lista interminável de perguntas) e
> sugestões do que fazer para não gastar 2 horas de reunião sem assunto
> olhando para os caras falando "ãããããã", "I would like to ããããããã".

Temos alguma possibilidade de ver C++0x no próximo compilador da
Microsoft?
E OpenMP 3.0, terá suporte?

--
P.

/* Alberto Fabiano */

unread,
Nov 9, 2008, 9:36:33 PM11/9/08
to ccppb...@googlegroups.com


2008/11/10 P. <pedro....@member.fsf.org>
Segundo o Boris Jarbes, além de "Simplified deployment", "Native concurrency primitives" o VC++10 terá suporte ao "C++0x standard"



E OpenMP 3.0, terá suporte?

Sim, via o Intel Parallel Studio que terá integração com o  "Concurrency Runtime".

De qualquer forma, como o Strauss deve estar devorando as apresentações do track de VC++10 do PDC, o que ele conseguir de informações extras sobre estes assuntos a galera agradece.

--
 P.



/* Alberto Fabiano */

unread,
Nov 9, 2008, 9:51:41 PM11/9/08
to ccppb...@googlegroups.com


2008/11/10 /* Alberto Fabiano */ <alberto...@gmail.com>



2008/11/10 P. <pedro....@member.fsf.org>


On 7 nov, 23:55, "Rodrigo Strauss" <rodr...@1bit.com.br> wrote:

>   Aceito sugestões de perguntas a fazer aos membros da equipe
> (sugestões, não vou levar um lista interminável de perguntas) e
> sugestões do que fazer para não gastar 2 horas de reunião sem assunto
> olhando para os caras falando "ãããããã", "I would like to ããããããã".

Temos alguma possibilidade de ver C++0x no próximo compilador da
Microsoft?

Segundo o Boris Jarbes, além de "Simplified deployment", "Native concurrency primitives" o VC++10 terá suporte ao "C++0x standard"


E por falar no "Native concurrency primitives", vale a pena acompanhar este blog:


Diz a lenda que com o PPL, o OpenMP não será necessário... ao menos é isto que está no PPT :-)

E para quem não se aventurou ainda a testar o suporte ao TR1 no VC++9:

Visual C++ 2008 Feature Pack Release

Rodrigo Strauss

unread,
Nov 10, 2008, 7:39:54 AM11/10/08
to ccppb...@googlegroups.com
Já responderam essa no PDC. Terá auto, static_assert, lambda e as
libs. Nada de concepts no VC10.

Rodrigo Strauss

2008/11/10 P. <pedro....@member.fsf.org>:

/* Alberto Fabiano */

unread,
Nov 10, 2008, 8:01:18 AM11/10/08
to ccppb...@googlegroups.com


2008/11/10 Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br>


Já responderam essa no PDC. Terá auto, static_assert, lambda e as
libs. Nada de concepts no VC10.

Estou desconfiado que possivelmente haverá suporte a concepts, porém não no primeiro release, tanto que nem foi prometido no PDC, mas será oferecido posteriormente através de algum Feature Pack Release.

Rodrigo Strauss

unread,
Nov 10, 2008, 9:15:51 AM11/10/08
to ccppb...@googlegroups.com
No blog deles, um dos membros do time foi bem claro quanto a isso,
dizendo que isso fica para o VC11.

Rodrigo Strauss

2008/11/10 /* Alberto Fabiano */ <alberto...@gmail.com>:

/* Alberto Fabiano */

unread,
Nov 10, 2008, 7:24:18 PM11/10/08
to ccppb...@googlegroups.com


2008/11/10 Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br>


No blog deles, um dos membros do time foi bem claro quanto a isso,
dizendo que isso fica para o VC11.

Realmente, há comentaríos sobre isto em:

Posso ter confundido, mas tenho a impressão que li esta história dos concepts num possível  Feature Pack Release em algum lugar... derepente pincei isto nos bits jogados por pai Techberto de Oxum, enfim, não lembro!

Taí uma pergunta para eles então, qual a possibilidade disto que comentei aí (que derepente eu psicografei) realmente ocorrer.

Leandro T. C. Melo

unread,
Nov 10, 2008, 9:08:54 PM11/10/08
to ccppbrasil
On 10 nov, 10:39, "Rodrigo Strauss" <rodr...@1bit.com.br> wrote:
> Já responderam essa no PDC. Terá auto, static_assert, lambda e as
> libs. Nada de concepts no VC10.

Ah, que pena... :(

--
Leandro T. C. Melo
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages