Car@s companheir@s,
Estou encaminhando este e-mail, com grande preocupação da atual situação do Povo Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios, AL. Depois, de receberem a portaria declaratória reconhecendo uma área de 7.033 hectares, o movimento contra os povos indígenas tem crescido bastante na cidade de Palmeira dos Índios. No ultimo dia 30/07 , foi publicada a decisão do juiz da TR5, que decidiu pela reintegração de posse da fazenda Salgado, onde os Xukuru-Kariri encontram-se em retomada, visto que esta área já constando dentro dos limites definidos pela portaria declaratório, mesmo assim o juiz deu razão para os posseiros. E, para esquentar mais os ânimos na cidade, algumas lideranças politicas juntamente com outras figuras locais, para demostrar como eles estão agindo segue algumas noticias que relatam suas armações, artimanhas.
Precisamos de todo o apoio possível, para defendermos o Povo Xukuru Kariri, pois sabemos que a história não deve ser contada dessa forma. Só para ficarmos cientes na área de retomada na fazenda Salgado, eles tem 50 hectares de plantação de milho, feijão, batata, e verduras tudo sem o uso de agrotóxico, que atenderá o PAA. Além, de uma escola que atende a crianças das Fazenda Canto e da Fazenda Salgado.
Por isso, precisamos unir forças com o Xukuru-Kariri, reivindicando o direito a Terra, onde possam produzir e criar suas crianças seguindo a tradição. Somos um País plural, devemos respeitar ao cidadão.
Rena Pede solução para a questão de terras indígenas em Palmeira dos Indios
Demarcação de Terras: entidades preparam grande ato em defesa de Palmeira dos indios.
http://cadaminuto.com.br/noticia/imprimir/2013/08/09/demarcacao-de-terras-entidades-preparam-grande-ato-em-defesa-de-palmeira-dos-indios
Atenciosamente,
Daniela Oliveira - CIMI\NE, AL.