Finaliza amanhã (05/06) o prazo para inscrições na Oficina de Crítica Cinematográfica, do Cineclube Coliseu, Sesc Casa Amarela. Já a programação do mês do cineclube, inicia essa quinta-feira (06/06), com francês A Esquiva
O Cineclube Coliseu, Sesc Casa Amarela recebe este mês a Mostra “Tati por Inteiro” (de 14 a 21 de junho) que será antecedida de uma Oficina de Crítica Cinematográfica e além dos filmes trará palestra e convidados para debates após os filmes.
Considerado um dos maiores comediantes da história do cinema, o francês Jacques Tati ainda é desconhecido por grande parte do público brasileiro. Tati por Inteiro traz ao todo seis longas-metragens, três curtas e um documentário, dirigido pela filha de Tati, Sophie Tatischeff, resultados de uma parceria do Sesc com a Embaixada da França e o Institut Français.
Inscrições para Oficina
As inscrições para a Oficina de Crítica Cinematográfica, com o crítico Rodrigo Almeida, seguem até amanhã, quarta-feira, 05 de junho. De 10 a 14 de junho (segunda à sexta), os participantes selecionados entrarão em contato com os princípios e conceitos da análise fílmica e características como gosto, juízo estético, forma, valor simbólico e ideologia. As inscrições somente são aceitas através do e-mail criticacinemato...@gmail.com, com envio de currículo resumido e carta de intenção.
Abaixo seguem os filmes que passarão no Cineclube Coliseu, nas duas primeiras quintas-feiras de junho. A programação completa da Mostra Tati por Inteiro está em panfleto anexo.
Quintas, às 19hs – Cineclube Coliseu
Dia 06 de junho,
A Esquiva (L’esquive), de Abdellatif Kechiche (2003)
Sinopse: Em conjunto habitacional no subúrbio parisiense, um anjo passa declamando apaixonadamente versos da peça "Le jeu de l'amour et du hasard". É Lydia (Sara Forestier), ensaiando o espetáculo montado por sua turma de sala de aula para as festividades da escola. Krimo (Osman Elkharraz), no auge de seus 15 anos, se apaixona por ela e corrompe seu amigo Rachid (Rachid Hami), parceiro de cena com Lydia, para obter o papel de Arlequim.
Dia 13 de junho:
De volta à Normandia (Retour en Normandie), de Nicolas Philibert (2006)
Sinopse: Em 1975, Nicolas Philibert foi assistente de direção de René Allio em Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão, baseado num crime local descrito em livro pelo teórico Michel Foucault. Filmado na Normandia, a alguns quilômetros de onde aconteceu o triplo assassinato, o traço mais especial do trabalho de Allio era o fato de que todos os personagens do filme foram interpretados por camponeses da região. Trinta anos depois, Philibert retorna à Normandia para reencontrar estes atores de ocasião, personagens da vida real.
Cineclube Coliseu I Cine Comunidade I Sesc Casa Amarela
(Av. Professor José dos Anjos, 1190 - Casa Amarela / Recife - PE)
Todas as quinta-feiras, às 19 horas, e sábados, às 15 horas
Entrada Franca
Contatos:
Natália Lopes
81 9792-3758 / 8324-5546
Sesc Casa Amarela I Setor de Cultura
3267-4410