Casa de Cultura Digital - local confirmado :-D

Felipe Sanches

to hacker...@googlegroups.com, canto-provisorio-...@googlegroups.com
Pessoal,

Ontem eu fui na Casa de Cultura Digital e hoje eu fui lá de novo, por
causa de umas discussões sobre a reforma da lei de direitos autorais.
Aproveitei para falar com o pessoal de lá e dar uma olhadinha no
espaço que eles têm pra nos oferecer. Eles estáo super-empolgados com
a nossa idéia e estão confirmaram que o espaço está disponível para
nós. Já temos autorização para começarmos a fazer nossos encontros lá.

A sala que eles ofereceram pra gente é um porão. É pequeno, mas tem
boa iluminação - tanto natural, por meio de uma janela que dá para o
quintal (quando eu abri a janela dei de cara com uma linda borboleta
amarela batendo asas sobre uma florzinha do quintal) quanto por meio
de iluminação elétrica. Temos algumas mesas no quintal que náo estão
sendo mais usadas e que me disseram que a gente pode usar. Cadeiras
parece que tem também, mas ainda não me confirmaram isso. Eu só vi
duas tomadas e náo sei qual é o estado atual da rede elétrica. A
internet na CCD é bem ruinzinha, e eles nos disseram que provavelmente
teremos que contratar internet nossa.

Disseram que não vão cobrar aluguel (pelo menos no começo) mas que
acreditam que seria uma boa a gente dar ajudinhas técnicas de vez
enquando pra eles, por exemplo ajudando a consertar a rede wireless
deles. Outra coisa que me pediram nessa linha, seria um curso de
"programação para jornalistas". Ou seja, algo bem introdutório, mas
que os ajudem a entender melhor o básico de programação, por exemplo
para entender/fazer o tipo de coisa que o pessoal do Transparência
Hack Day faz. Acho que essas coisas que eles estão pedindo estão
bastante de acordo com as idéias de divulgação de conhecimento e tem
tudo a ver com a ética hacker.

Sugiro que façamos um mutirão de organização e limpeza do local. Não
tem muita coisa pra fazer não. É só limpar a sala (vi que a janela tá
com bastante pó) e carregar uma ou duas mesas pra dentro da sala.
Seria bom também comprar prateleiras para instalar em uma das paredes
para colocarmos nossa mini-biblioteca. Mas acho que parte desse
primeiro dia seria mesmo pra o pessoal ver o lugar e dar idéias,
esboçar o layout. Na verdade não tem muito o que esboçar tmb, pq o
lugar é pequeno, então não tem espaço pra muita coisa, não.

Seria interessante termos pelo menos o essensial para estarmos prontos
para num segundo encontro rolar um hands-on pra valer. O que náo
significa que esse primeiro dia não seja um hands-on de certo modo...

até logo,
Felipe "Juca" Sanches

Rodrigo Rodrigues da Silva

to canto-provisorio-...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com
Ótima notícia! Mas nao entendi ainda onde é... é o porao que eles
chamam de inferninho, onde costumam fazer festas (interrogacao,
maldito teclado hungaro!!!)

abcs!

2010/8/25 Felipe Sanches <ju...@members.fsf.org>:

--
Rodrigo Rodrigues da Silva
PoliGNU - Grupo de Estudos de Software Livre da Poli/USP

Radamés Ajna

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
Olá Felipe,

E quanto ao acesso 24horas? desculpe se essa pergunta for redundante.

Podemos inaugurar o espaço fazendo um hackday, sei lá um dia todo sendo que de manha colocamos tudo em cima e depois partimos para desenvolvimento livre, seria legal para dar um impulso inicial!

Já sabe quando vai ser esta visita? como varias pessoas?

Até

Radamés

Felipe Sanches

2010/8/24 Rodrigo Rodrigues da Silva <pit...@members.fsf.org>:

> Ótima notícia! Mas nao entendi ainda onde é... é o porao que eles
> chamam de inferninho, onde costumam fazer festas (interrogacao,
> maldito teclado hungaro!!!)

sim, exatamente!

Felipe Sanches

2010/8/24 Radamés Ajna <rada...@gmail.com>:

> Olá Felipe,
> E quanto ao acesso 24horas? desculpe se essa pergunta for redundante.

Quanto ao acesso 24h acho que não tem problema, mas isso ainda não
está muito claro. Eu ainda não tenho chave e não sei como vai ser pra
ter mais de uma pessoa com chave, já que pra chegar nessa sala
precisariamos ter chave da porta principal ou da cozinha da casa e
talvez eles achem ruim dar muito acesso de uma vez só. Talvez a gente
tenha que ir conquistanto a confiança aos poucos. Eu não quis falar
sobre isso hoje com eles, mas teremos que perguntar cedo ou tarde.

> Podemos inaugurar o espaço fazendo um hackday, sei lá um dia todo sendo que
> de manha colocamos tudo em cima e depois partimos para desenvolvimento
> livre, seria legal para dar um impulso inicial!

com certeza!

> Já sabe quando vai ser esta visita? como varias pessoas?

Acho que pode ser nessa quinta agora, 26, o que acham? Quinta que vem
eu não posso.

Arthur Basbaum

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
Concordo, vamos devagar. A chegada desse espaço já é um ótimo começo para o HSP.

Contem comigo para o "multirão"

[]'s
Arthur

2010/8/24 Felipe Sanches <ju...@members.fsf.org>

--
Arthur Luiz.
@basbaum

Luciano Ramalho

to canto-provisorio-...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com
Excelente notícia, Juca!

Onde fica a CCD (perdão mas eu peguei o bonde andando)?

[ ]s
Luciano

2010/8/24 Felipe Sanches <ju...@members.fsf.org>:

--
Luciano Ramalho
programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Felipe Sanches

to hacker...@googlegroups.com, canto-provisorio-...@googlegroups.com
fica próximo à estação Marechal Deodoro do Metrô, linha vermelha.

http://www.casadaculturadigital.com.br/

Felipe Sanches

to hacker...@googlegroups.com, canto-provisorio-...@googlegroups.com
Fotos da Casa:
http://www.flickr.com/photos/pontodeak/sets/72157621003539620/detail/

Aliás.. a janela do nosso hackerspace se não me engano é essa que vc
vê aqui nessa foto:
http://www.flickr.com/photos/pontodeak/3691506046/in/set-72157621003539620/
É a janela junto ao chão (pq nossa sala é o porão).

Radamés Ajna

> [...]

tenha que ir conquistanto a confiança aos poucos. Eu não quis falar
sobre isso hoje com eles, mas teremos que perguntar cedo ou tarde.

Bom, vamos conquistando aos poucos então!

> [...]
> de manha colocamos tudo em cima e depois partimos para desenvolvimento
> livre, seria legal para dar um impulso inicial!

Acho que para isso só precisamos de energia elétrica e uma boa internet! o resto vai se arranjando!

> Já sabe quando vai ser esta visita? como varias pessoas?

Acho que pode ser nessa quinta agora, 26, o que acham? Quinta que vem
eu não posso.

Nas quintas eu não posso :(, poderia ser na quarta ou sexta!
Mas caso não tem para todos irem, seria legal tirar uma fotos e postar em algum lugar!

Felipe Sanches

to hacker...@googlegroups.com, canto-provisorio-...@googlegroups.com
Ah! e eu náo sei se já contaram isso aqui na lista, mas como vcs podem
ver nos comentários das fotos no flickr:

"Casa da Cultura Digital. Fica no Parque Savóia - onde gravavam o
Castelo Rá-Tim-Bum, aliás. Uma vila italiana construída na década de
20, na Barra Funda, na rua Vitorino Carmilo. Atualmente abriga um
punhado de utópicos da cultura digital. Também aparece por aí como
House of Digital Culture. Julho, 2009."

Radamés Ajna

[...]

Incrível! esse lugar vai ser demais!!
A questão é se vai aguentar todas os possíveis experimentos!

Felipe Sanches

to canto-provisorio-...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com
que tal sábado, 28, o dia inteiro?

Radamés Ajna

to hacker...@googlegroups.com, canto-provisorio-...@googlegroups.com
Bom, esse sábado esta bom!
Mas o encontro seria para dar uma arrumada no espaço? ou só para visitar?

até

Radamés

2010/8/24 Felipe Sanches <ju...@members.fsf.org>
que tal sábado, 28, o dia inteiro?

Felipe Sanches

to canto-provisorio-...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com
pra começar a limpar/arrumar

Marcio Toshio Ide

to canto-provisorio-...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com
Lista de materiais para limpeza/arrumação

vassoura, martelo, tinta, rolos para pintura, pregos, candida, alvejante...

qual o estado e o que precisa ser feito?
--
Marcio Toshio Ide
Cel: +5511 9807 8948

Microsoft Certified Professional Developer

Jonnes Tahara

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
Que ótima notícia pra fechar a noite!!!
Eu tô "dentro" do multirão! Vamos marcar o hack-dia e o hack-horário, já que já temos o hack-local.  =P
Hehehe...

Outra coisa: recentemente eu reformei minha casa e sobraram alguns materiais que poderíamos usar nessa arrumação/reforma do lugar. Tenho um pouco de tinta branca (pouco mesmo) e um pouco mais de meia lata (18 litros) de tinta palha. Fora isso tenho dois rolos de pintura e pincel. Se vocês quiserem, podemos utilizar esse material.

Márcio: desculpe pela mensagem privada. Eu ia responder ai grupo e acabei respondendo para você. ;c)

Valeu pessoal!!!

[]'s

Jonnes

Aleph

to canto-provisorio-...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com
Excelente notícia!

Segundo o @Lameiro, o Hackerspace de Bruxelas é algo mais ou menos neste estilo.

Aproveitando, em minha apresentação na trilha Arduino no TDC neste último domingo, comentei sobre a idéia do Hackerspace muito rapidamente e isto já rendeu o questionamento de muitos interessados.

Sem contar que no Happy Hour, que já tinha virado momento boêmio pois ficamos até uma e pouco, conversando sobre o assunto com o Lucas de Brasília que faz parte da organização do "Montly Hack Day", conversei com uns caras de BH e outros do Rio que estão pensando em fazer o mesmo.  Apesar que no Rio tem a galera do eLua que já se encontra quase que mensalmente e faz o seus MHD na garagem do Dado Sutter, mas que também estão pensando em evoluir para um hackerspace.

Se bobear os três vão surgir meio que simultaneamente!

[]s

2010/8/24 Marcio Toshio Ide <con...@marciotoshio.com.br>
Lista de materiais para limpeza/arrumação

Marcio Toshio Ide

Marcelo Rodrigues

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
Show de bola!!! Que horas começa a arrumação no sábado? To dentro!

Abraços,

Marcelo Rodrigues

agaelebe

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
Muito bom.
E aí, pessoal, como ficou o próximo encontro/reuniáo:
Amanhã na CCD a partir de que horas? Ou sábado (dia 28) a partir de que horas? Ou os dois dias?
--
Hugo L. Borges - www.agaelebe.com.br

Felipe Sanches

to canto-provisorio-...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com
façamos os dois! Amanhã reunião, sábado arrumação.

Radamés Ajna

to hacker...@googlegroups.com, canto-provisorio-...@googlegroups.com
Legal,
Estou dentro do encontro de sábado.

Amanha estou trabalhando anoite, alias vou divulgar as novidades para o pessoal lá, estou dando um curso extensivo no sesc pompéia durante esse semestre sobre computação física, e o grupo é bem grande e diverso!

até

Radamés

Marcelo Rodrigues

to canto-provisorio-...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com
Amanhã no mesmo horário? 19h30?
Vamos estreiar a casa nova! Não seria legal levar só um Veja para as
mesas e cadeiras? Hehehe...

Abraços,

Marcelo Rodrigues
www.labdegaragem.com

Laércio Kleber

to canto-provisorio-...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com
Opa, amanhã vou tentar participar da reunião na CCD, fica próximo do
metrô Marechal Deodoro ne? Fica fácil acesso daqui do trampo até lá.

Alguem tem o endereço completo para eu me localizar no Google Maps?
Vou tentar chegar as 19:30!

Laércio

Em 25 de agosto de 2010 14:14, Marcelo Rodrigues

Felipe Sanches

to canto-provisorio-...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com

Rafael "Shinnok"

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
nao poderei ir amanha, a reuniao na CCD no sabado esta confirmada? q horas?

--
_____________________
Rafael Muto Nagahama

Felipe Sanches

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
acho que podemos fazer o dia todo na CCD no sábado, não?
Que tal marcar a partir das 10 da manhã no sábado?

agaelebe

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
ok.. Cada pessoa aparece no horário que puder no sábado, a partir das 10. Amanhã combinamos o que levar no sábado. Não vamos esquecer de atualizar o wiki.

Don Raposón dela Luna

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
Então. Eu tenho umas 4 prateleiras para doar mas não tenho como levar
de casa até a CCD. Alguém com uma caminhonete se dispões?
Na verdade estou de mudança e provavel que sobre uma estante bem
interessante, mas essa precisaria de um carreto mais sério

Gustavo Bruno

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
Bem, não sei direito ainda o que posso doar nessa fase. Tenho uma dremel a pilha separada para o GHC, mas não sei se será útil neste momento.

Sábado estarei lá para doar, no mínimo, força de trabalho.

agaelebe

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
será bastante útil!

Radamés Ajna

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
Podemos fazer uma distribuição de ferramentas para cada um comprar, assim equipamos o laboratório em pouco tempo.

Vou aparecer no sábado

Radamés

Maurício Júnior

to Canto provisório do Hackerspace SP
Infelizmente ainda estou me recuperando de um acidente e não estou
andando, portanto não poderei ajudar por enquanto, mas daqui um tempo
podem contar comigo, moro bem próximo ao CCD.
Um abraço pra vocês e boa sorte pra gente.

On 25 ago, 14:45, Laércio Kleber <laercio....@gmail.com> wrote:
> [...]
> metrô Marechal Deodoro ne? Fica fácil acesso daqui do trampo até lá.
>
> Alguem tem o endereço completo para eu me localizar no Google Maps?

DQ

to Canto provisório do Hackerspace SP
Não vai dar para ir hoje, mas vou fazer força para ir conhecer no
sábado!

DQ

On Aug 25, 8:27 pm, agaelebe <hugo.bor...@gmail.com> wrote:
> [...]
> Amanhã combinamos o que levar no sábado. Não vamos esquecer de atualizar o

Aleph

to Canto provisório do Hackerspace SP
Bom, estou indo para lá!

Eu queria aproveitar para comentar pessoalmente com o pessoal uma
oferta interessante para um Hack Day ou OSHW Day se for o caso,
comentarei com quem estiver lá então.

Mas ele está vinculado ao EletronLivre e ao Open4Education.

Abraços!

On Aug 25, 2:45 pm, Laércio Kleber <laercio....@gmail.com> wrote:
> [...]
> metrô Marechal Deodoro ne? Fica fácil acesso daqui do trampo até lá.
>
> Alguem tem o endereço completo para eu me localizar no Google Maps?

Rodrigo Rodrigues da Silva

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
contem ae como foi a reuniao

amanha escrevo sobre o hackerspace budapest

abcs'

2010/8/26 Aleph <vo...@techberto.com>:

--
Rodrigo Rodrigues da Silva
PoliGNU - Grupo de Estudos de Software Livre da Poli/USP
FSF Associate Member #7788

Radamés Ajna

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
Bom,
Também não deu para eu ir,
Mas vocês fizeram a reunião hoje lá no CCD ?
como foi?

Até

Radamés

2010/8/26 Rodrigo Rodrigues da Silva <pit...@members.fsf.org>

--
Radamés Ajna
11-7173-9495

Rafael "Shinnok"

to canto-provisorio-...@googlegroups.com

pretendo ir lah sabado, amanha no caso, q horas o HSSP estara "aberto" (com alguem para me receber)????

Felipe Sanches

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
A partir das 10 da manhã.
Eu sou a pessoa que tem a chave.

Marcio Toshio Ide

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
 Amanhã esta parecendo que vai ser o maior encontro do nosso hs. Legal!!!

Só pra saber se for de carro tem estacionamento o local ou algum perto?

Res: +5511 5666 4645

Microsoft Certified Professional Developer

Ricardo S Yasuda

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
Nunca fui lá, mas como é uma vila, é fácil deixar a bicicleta lá, certo?

Bruno Gola

to canto-provisorio-...@googlegroups.com
sim shadow, da pra deixar bici la de boa.

2010/8/28 Ricardo S Yasuda <shad...@gmail.com>:

--
Bruno Fialho Marques Gola <brun...@gmail.com>
http://www.brunogola.com.br