A Central de Serviços de TIC informa que seu chamado de número 24706155 para a solicitação de Bloquear-Liberar Site @ Suporte a Redes e Internet:
Uso do aplicativo WHATSAPP WEB como ferramenta de comunicação institucional para suporte entre servidores, por meio dos grupos de trabalho criados na plataforma, nos termos da INSTRUÇÃO DE SERVIÇO TJPE Nº 02 DE 25/05/2017 (DJE 26/05/2017) Estabelece as diretrizes para regular o uso dos recursos de rede de computadores, Internet e VPN. Art. 28. No segmento externo, o acesso padrão à Internet será por meio do estabelecimento do mecanismo de lista branca, que deverá ser mantida em ferramenta de controle de acesso pela SETIC. § 1º No momento da publicação desta norma, constam na lista branca os seguintes sítios: Órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário, Legislativo, Ministério Público, OAB, serviço de busca Google e aplicativo de comunicação WhatsApp. www.tjpe.jus.br/cgi/om_isapi.dll?clientID=91574&infobase=normasinternas&record={1FE7E5}&softpage=ref_doc
Foi concluído em 11-11-2019 14:19. Segue o resultado deste atendimento:
"A presente justificativa para a liberação do recurso não condiz com o pedido, uma vez que a referida instrução normativa trata do uso do recurso no segmento "externo" à rede do TJPE.
Considerando o disposto na resolução 349/13, o uso do WhatsApp Web não é homologado pela Setic e, tendo em vista que não há como moderar, monitorar e controlar o serviço, sua liberação de uso pode trazer riscos de segurança da informação para a rede e os sistemas do PJPE. Portanto o NSI não recomenda a utilização desta solução. Além disso, apesar da justificativa de trabalho para solicitação do recurso, a eventual utilização de recursos pessoais dos servidores do TJPE para fins de trabalho pode ensejar conflitos jurídicos futuros.
Quanto ao cumprimento de decisões e despachos via Whatsapp, há conhecimento apenas de seu uso nos Juizados Especiais (Instrução Normativa TJPE nº 10, de 20 de abril de 2018).
Ademais, o NSI elaborou um parecer acerca deste assunto, com o objetivo de subsidiar as instâncias decisórias acerca da liberação ou não deste recurso. O parecer encontra-se disponível em anexo o diretamente no link http://www.tjpe.jus.br/documents/157157/672311/Parecer+WhatsApp+Web+na+Rede+do+TJPE/63e62349-455b-6584-db38-fd369e596e5f?version=1.0&download=true
Esta não é uma imposição ou decisão final, não cabendo ao Núcleo de Segurança da Informação aprovar ou não a liberação deste recurso."
Agradecemos por sua atenção.
Central de Serviços de TIC - TJPE