-----Mensagem original-----
De: Anabela Mota <
anabela...@gmail.com>
Enviada: 30 de maio de 2026 17:55
Para: destinatários não revelados : <=?UTF-8?Q?destinat=C3=A1rios_n=C3=A3o_revelados?= :>
Assunto: Estudo traz boas notícias para quem prefere beber descafeinado
Um novo estudo, publicado pela revista Nature Communications, descobriu que beber café com regularidade pode melhorar o microbioma e influenciar o humor, a função imunológica e mesmo os níveis de inflamação.
Conforme noticia o Real Simple, o estudo contou com 62 participantes, entre consumidores regulares e não consumidores de café, analisando amostras de sangue e fezes para verificar os níveis de substâncias químicas e microorganismos.
Os consumidores de café abstiveram-se da bebida durante duas semanas e, posteriormente, voltaram a consumi-la, com ou sem cafeína, num total de quatro chávenas por dia. Entretanto, os níveis no sangue e fezes foram reavaliados três semanas depois, assim como o comportamento e humor.
Os resultados revelaram diferenças distintas nos microbiomas de quem bebe café em comparação com quem não bebe , diferenças que se tornaram evidentes durante a fase de "elimimação", quando o café, o chocolate amargo e outros itens com cafeína foram retirados da dieta dos consumidores de café.
Os consumidores de café (tanto com cafeína quanto descafeinado) apresentaram maior quantidade de alguns tipos específicos de bactérias , incluindo Cryptobacterium curtum, Eggertella sp. e Firmicutes, que podem contribuir para a melhoria da saúde oral e do humor (especialmente em
mulheres) . Os mesmos também apresentaram níveis mais elevados de compostos anti-inflamatórios, como a citocina IL-10 e ácidos fenólicos.
Em relação ao humor, os pesquisadores descobriram que o consumo de café reduziu os sentimentos de stress e depressão entre os participantes do estudo, quer estes tenham consumido a bebida com ou sem cafeína.
Os que beberam café com cafeína também registaram uma redução da ansiedade.
Consumidores de café descafeinado também apresentaram melhorias na aprendizagem e memória, enquanto a cafeína melhorou o foco.
Os consumidores de café com ou sem cafeína registaram uma redução da inflamação (graças ao aumento dos ácidos fenólicos benéficos), sendo que estes ácidos fenólicos também foram associados, em alguns estudos, à melhora da saúde cardiometabólica.
"O café é mais do que apenas cafeína - é um fator alimentar complexo que interage com a nossa microbiota intestinal, metabolismo e mesmo o nosso bem-estar emocional", realçou o professor John Cryan, investigador principal do APC Microbiome Ireland na University College Cork e um dos autores do estudo.
"Os nossos resultados sugerem que o café, com ou sem cafeína, pode influenciar a saúde de formas distintas, porém complementares".
Especialistas alertam que o café pode interferir na absorção de vários suplementos e minerais. Cálcio, ferro, zinco, magnésio, vitamina D e vitaminas do complexo B estão entre os nutrientes que deve evitar tomar juntamente com café, devido aos efeitos da cafeína e dos polifenóis presentes na bebida.