Nota de Apresentação Gestão "Integra EFLCH" - Cahis 2015

6 views
Skip to first unread message

CAHIS - UNIFESP Centro Acadêmico de História

unread,
Feb 2, 2015, 10:01:48 AM2/2/15
to cahisunifesp
Pessoas,

A pedido da nova gestão do Centro Acadêmico de História - "Integra EFLCH" - segue abaixo a apresentação da chapa. Em breve divulgaremos a data da assembleia de posse.

NOTA DE APRESENTAÇÃO

_____O ensino superior brasileiro passou por transformações bastante significativas nos últimos anos, sobretudo no que se refere às mudanças no perfil de estudantes. Em decorrência disso, as universidades se depararam com novas demandas e alguns desafios, entre os quais podemos citar o de acolher um público bastante diverso, com necessidades que muitas vezes não são atendidas devido à ausência de diálogos mais efetivos entre instituições, órgãos representativos discentes e estudantes de um modo mais geral. Entre os problemas relacionados à atual conjuntura universitária, nos chamou a atenção a dificuldade de muitos estudantes da EFLCH em participar dos eventos e atividades acadêmicas. Considerando essa realidade e cientes da importância de um diálogo constante entre o Centro Acadêmico e o corpo estudantil do curso de História para o enfrentamento das dificuldades discentes, nós, da chapa INTEGRA EFLCH, apresentamos como uma de nossas propostas o comprometimento na tentativa de maior adaptação dos eventos e atividades acadêmicas às demandas dos estudantes.

______ Acreditamos que as experiências adquiridas nas atividades fora do âmbito das salas de aula são imprescindíveis a uma vivência acadêmica mais plena. No entanto, sabemos que hoje muitos estudantes possuem dificuldades em conciliar as aulas com outras atividades acadêmicas, sobretudo os que trabalham e não conseguem desfrutar dos espaços da universidade para além dos restritos horários de aulas. Acreditando na importância dos estudantes participarem de eventos e atividades que extrapolem os limites da sala de aula, vislumbramos algumas alternativas possíveis a serem debatidas com os estudantes de História e direcionadas aos espaços e instâncias apropriados, tais como a criação de eventos e atividades dirigidas pelo Centro Acadêmico com horários que possam atender democraticamente as demandas dos estudantes.

_____Nós, da chapa INTEGRA EFLCH, consideramos que a apropriação dos espaços estudantis é de suma importância no processo formativo, político e cultural, no âmbito acadêmico. Acreditamos que o esvaziamento destes espaços, bem como a carência de articulação para preenchê-los, apresenta raízes diversas que resultam na falta de mobilização discente. Aqui, elencamos duas: 01) o desconhecimento das entidades existentes no campus e de suas respectivas funções; 02) a dificuldade de engajamento nos espaços ofertados pela universidade, principalmente para os alunos do noturno cujo perfil se configura, majoritariamente, por pessoas que trabalham durante o dia e se deslocam para o campus restritamente no horário das aulas. Diante dessa conjuntura, procuraremos implementar duas propostas: explicar aos alunos as funções dos espaços e entidades estudantis no campus e, segundo, utilizar as redes sociais enquanto fórum de discussão discente e divulgação de informações.

_____De acordo com o Art. 6º, da Política de Espaços Estudantis da Universidade Federal de São Paulo, “Os Espaços Estudantis são espaços de gestão e de ação educativas. Devem, portanto, estar pautados em compromissos e regras construídos coletivamente, de forma transparente e pública”. Assim, considerando imprescindível uma política mais ampla e democrática que norteie as entidades da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, convidamos toda a comunidade acadêmica para que, juntos, possamos construir o Centro Acadêmico de História de forma a suprir estas e outras demandas e nos aproximarmos, cada vez mais, daquilo que esperamos de um percurso formativo em sua totalidade. Devemos, enquanto alunos, nos responsabilizarmos por estes espaços e nos apropriarmos deles enquanto uma ferramenta política ao nosso dispor. São os nossos lugares de autonomia dentro da instituição!

SOBRE O PROCESSO ELEITORAL

_____Por conta de o processo eleitoral ter ocorrido no fim do ano letivo, somando-se a isso a iminência de em 2015 os estudantes do curso de História ficarem sem representação estudantil, as eleições ocorreram com apenas uma chapa inscrita. Foram-se articulando diversos alunos que tinham interesse em manter ativo o Centro Acadêmico de História (o que se apresenta fundamental se considerarmos a série de adversidades com as quais o corpo discente irá se confrontar nesse ano que se inicia), o que culminou na formação dessa chapa. Reconhecemos que a pluralidade de ideias e a formação de debates que a variedade de chapas proporciona é algo positivo para a comunidade acadêmica em geral e aos estudantes de História em particular, e lamentamos que o processo eleitoral tenha sido tão alvoroçado, e a campanha eleitoral pouco ativa. Lamentamos que tenha sido prejudicado o direito de os estudantes questionarem, debaterem e construírem com a chapa candidata seus princípios e diretrizes.

_____Porém deve-se reconhecer o esforço da comissão eleitoral para que as eleições ocorressem e que não ficasse vago esse espaço de representatividade estudantil. Reconhecemos que o período do ano em que as eleições ocorreram não foi o mais adequado, porém houve outras tentativas da atual gestão do CaHis (que a chapa INTEGRA EFLCH irá suceder), de reunir os estudantes para pensar sobre o processo eleitoral e o futuro do Centro Acadêmico, reuniões que sempre terminavam prejudicadas ou canceladas em virtude da pouca quantidade de alunos presentes. A chapa INTEGRA EFLCH compreende que principalmente para os estudantes trabalhadores, que não despendem de tempo para participar de atividades fora da sala de aula, esse tipo de articulação se torna impossibilitada. Por isso o principal objetivo da chapa INTEGRA EFLCH é utilizar-se de todas e quaisquer ferramentas possíveis (as redes sociais ocupam aqui um lugar de destaque) para integrar às discussões do CaHis todo e qualquer estudante que queira trabalhar na construção de um Centro Acadêmico para todos.

QUEM SOMOS:

Airton Felix (5º termo)
Brunno Moura (3º termo)
Evelyn A. Lauro (8º termo)
Karina Morais (8º termo)
Laura M. Pastore (5º termo)
Lídia Ananda (8º termo)
Lucas Alves (8º termo)
Samuel R. Ferreira (8º termo)
Lucas Florêncio (8º termo)


Coordenação de Comunicação
CAHIS
Universidade Federal de São Paulo campus Guarulhos

Acesse: http://cahisunifesp.wordpress.com


Para dúvidas, reclamações, comentários, ou para cadastrar ou descadastrar algum endereço de nossa lista, por favor entre em contato conosco.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages